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Otimização das campanhas pagas: que ferramentas utilizar nos seus anúncios

As campanhas online mudaram a maneira como divulgar uma empresa, seus serviços e produtos. Entenda como os investimentos na internet passaram da propaganda tradicional para o inbound marketing e como aumentar os retornos de investimento.

Publicado em:5/29/2020

Com o uso de incrementos para bloquear anúncios em seus sites, as empresas descobriram que grande parte dos usuários achavam as propagandas, banners e vídeos muito mais irritantes do que engajantes. 


Esse problema abriu espaço para a inovação e assim surgiram as campanhas de inbound marketing, que trabalham para entregar conteúdos que são verdadeiramente capazes de atrair a atenção de usuários e, possivelmente, convertê-los em clientes. 


Entenda como aplicar essa estratégia com sucesso. 

1 - Relatórios personalizados para acompanhar métricas e objetivos do negócio

Os clientes em potencial estão navegando pela internet. No entanto, não estão necessariamente na mesma plataforma ou preparados para engajar-se com todos os tipos de mídia. Para otimizar uma campanha online, a empresa deve ampliar ao máximo a sua estratégia de marketing, trabalhando tópicos que funcionam em diversos canais, adaptando seu conteúdo para outras linguagens, utilizando estratégias flexíveis e direcionadas aos resultados reais. 


Nesse processo, é preciso definir objetivos precisos e métricas para manter uma verificação contínua dos resultados da campanha. Adquirir uma ferramenta capaz de atualizar os dados de acesso em todas as plataformas é a opção ideal para garantir que os objetivos sejam alcançados. Uma ótima opção é Salesforce Marketing Cloud, que automatiza a criação de relatórios personalizados para acompanhamento de seus anúncios. 

2 - Otimize o conteúdo  

Nas campanhas de inbound marketing, o conteúdo de qualidade vai agir como a propaganda que atrai o(a) cliente. Isso significa entregar conteúdos que adicionam valor real para a vida de usuários que procuram informação ou opinião qualificada a respeito do nicho de sua empresa. A pesquisa aprofundada é indispensável, bem como a comunicação omnichannel


Uma estratégia para garantir a melhora contínua do conteúdo é utilizar testes A/B, comparando títulos e abordagens distintas, para verificar quais estão gerando efeitos mais positivos no público. Existem ferramentas tecnológicas que ajudam a colocar essa tática em prática, como o pardot da Salesforce, que possibilita criar testes A/B (e multivariados) em diversos canais diferentes, tanto em email marketing quanto nas landing pages.

3 - Segmentando o público e trabalhando com as informações do CRM

Uma empresa deve sempre buscar resolver os problemas de seus clientes. Isso deve ser feito tanto por meio dos serviços e produtos de qualidade que são oferecidos, quanto por meio dos conteúdos criados para a campanha online. Qualquer ação tomada a partir desses conteúdos - incluindo cliques, comentários e conversões - deve ser quantificado para fundamentar uma compreensão mais aprofundada das dores e desejos dos(as) clientes.


Além disso, dados provenientes de interações em atendimentos, consultas e compras podem ser utilizados para que novos insights alimentem estratégias online. No mundo da transformação digital todos os setores da empresa contribuem entre si, especialmente a partir da adoção de uma plataforma de gestão de relacionamento com o cliente que pode integrar-se à setores de marketing e vendas.


Os benefícios serão maiores caso a plataforma CRM seja integrada com o sistema de marketing, possibilitando o amplo compartilhamento de informações vitais, como e-mails, jornada de marketing e SMS. O Salesforce Marketing Cloud é um desses sistemas integrados que permite, entre outras facilidades, que todos os canais contenham comunicação personalizada, utilizando, por exemplo, o nome do cliente. 

4 - Analise os canais que geram os melhores leads

Para melhorar as conversões, uma empresa pode dinamizar o uso de plataformas em que ainda não é presente, realocando um mesmo conteúdo. Um ad com poucas conversões, por exemplo, pode ser transformado em mensagens automatizadas por SMS ou por aplicativos no messenger. 


Uma empresa que trabalha no relacionamento B2B (comunicação entre empresas) pode obter um sucesso inesperado ao adaptar uma campanha para o Instagram - uma rede social normalmente deixada de lado por esse tipo de empresa. 


A pensamento-chave aqui é diminuir os gastos com marketing ao usar canais não convencionais e de alto alcance, ao mesmo tempo em que conversões de qualidade são mais valorizadas. 


Além disso, o sucesso de campanhas de marketing depende da análise contínua dos resultados das campanhas. É indispensável que uma ferramenta seja usada para monitorar os dados de acessos e conversões de todos os canais. Esse tipo de função, disponível no Pardot da Salesforce, permite que a análise comparativa entre os canais seja feita de maneira prática e funcional. 

5 - Inteligência artificial e remarketing

O remarketing acontece quando a Inteligência Artificial personalizar os conteúdos mostrados para um(a) usuário a partir de seu histórico de navegação. É o que acontece quando você busca por um tênis online e depois começa a ver promoções desse tipo de produto em sua navegação. 


Esse mecanismo é muito importante para aumentar o número de conversões, considerando que um grande número de usuários abandona a intenção de comprar em uma primeira visita. 


É por isso que toda campanha com busca alcançar novos leads - seja campanha paga ou marketing de conteúdo - precisa de uma boa estratégia de remarketing para ser bem sucedida. Uma ferramenta como a Salesforce Marketing Cloud utiliza a inteligência artificial para gerar recomendações personalizadas a partir da identificação dos padrões de comportamento dos leads, gerando um material formidável para que novas ações sejam tomadas com velocidade e consciência. 


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