6 benefícios de ter inteligência artificial no atendimento ao cliente

Você sabia que 75% dos consumidores esperam que as empresas utilizem novas tecnologias para criar uma experiência do cliente aprimorada? Nesse artigo você entende porque a Inteligência Artificial é parte essencial desse processo.

Publicado em:  5/18/2020


Podemos dizer que a Inteligência Artificial já é uma parte indispensável do mundo digital. Ela é a força motriz que proporciona o avanço de diversas tecnologias emergentes que estão moldando o mercado do séc. XXI. 


Ela age por meio dos algoritmos, em anúncios personalizados, na automação, na análise de dados e também contribui para o setor de relacionamento com os clientes. 


Soluções como o Salesforce CRM demonstram grandes resultados no uso da inteligência artificial para aprimorar tanto o trabalho de agentes quanto os níveis de satisfação de clientes. Confira abaixo como a inteligência artificial ajuda a melhorar o atendimento. 


beneficions da ai.png


A inteligência artificial ajuda no autoatendimento 


O autoatendimento é uma peça fundamental da experiência do cliente. Mais do que diminuir o fluxo de casos para os agentes e dinamizar a agenda da empresa, essa opção gera a sensação de independência e liberdade em usuários que apreciam o fato de resolverem suas questões por conta própria. 


A inteligência artificial pode ser aplicada para guiar o usuário em portais de atendimento, com chatbots que afunilam o problema e agem entregando respostas comuns, artigos ou sugerindo FAQs.


A Inteligência Artificial contribui para a eficiência dos agentes


A inteligência artificial no atendimento ao cliente não busca substituir a presença de um(a) agente. Na verdade, a tecnologia age na direção de aprimorar o atendimento humano, evitando esperas desnecessárias em triagens e cadastros, por exemplo. 


Os dados de histórico de compras e interações do cliente com a empresa são acessados prontamente e a inteligência artificial é capaz de canalizar essas informações para localizar o(a) cliente e encaminhá-lo para o atendimento devido. 


Análise de dados e relatórios para tomada de ação


Com o uso da Inteligência Artificial, dados de uma enorme quantidade de atendimentos são registrados, organizados e compilados para uso estratégico na resolução de problemas e tomadas de ação para melhorar a experiência do cliente. 


Chatbots com voz


O uso de atendentes virtuais com voz é cada vez mais comum, na medida que muitos(as) clientes apreciam a possibilidade de fazer buscas e compras sem precisar digitar. Essa é uma tendência crescente na aplicação de inteligência artificial em soluções CRM.


Velocidade e precisão aumentam a satisfação dos clientes


O uso da inteligência artificial diminui tempo de espera, agiliza compras e atendimentos e contribui para mitigar erros comuns no setor de relacionamento ao cliente. O resultado é um aumento considerável nos índices de satisfação dos clientes


Experiência do usuário aprimorada e personalizada


Na era da Transformação Digital todas as áreas da empresa formam um todo coeso. Nesse sentido, os dados dos atendimentos com o cliente são uma base fértil para o aprimoramento de todas as áreas da empresa. 


Setores como vendas, design de produtos, marketing e gestão financeira são integrados em um mesmo foco: inovação e personalização da experiência do usuário. 


Saiba mais! Conheça as soluções omnichannel que melhoram a experiência do cliente no atendimento.


Fale com nossos Consultores

Quer saber como sua empresa pode se transformar, aumentar as vendas, atender melhor a seus clientes e ainda reduzir custos operacionais?