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Relacionamento com o cliente: estratégias para o período de quarentena

A opção de trabalho home-office demonstrou que as empresas podem continuar atuando durante a pandemia de Coronavírus. Mas, para tirar o melhor deste período de baixa atividade é preciso concentrar esforços. Conheça as sugestões da Atile para esse período!

Publicado em:20/04/2020

A quarentena por conta do Coronavírus muda o ritmo das demandas. Isso significa que as empresas acabam atuando em um ritmo diferente e mais centrado. 


Com menos movimento de clientes e pedidos, é uma boa hora para “arrumar a casa” e planejar ações futuras. Além disso, com tanta gente em casa e usando a internet, todo mundo está super atento à maneira como as empresas estão se comunicando. Por isso, qualquer ação exige foco e autenticidade nas equipes de marketing e comunicação.


Confira abaixo algumas dicas da Atile para dinamizar trabalho utilizando um CRM no período de isolamento social. 

Adaptando a comunicação da empresa com os clientes

É muito importante que todas as campanhas de comunicação e marketing da empresa sejam avaliadas nesse momento específico e delicado. Essa é uma pauta imprescindível nas reuniões por videoconferência, em que certos pontos merecem atenção, como:


Propagandas ou conteúdos visuais que trazem aglomerações, grupos de pessoas ou, por exemplo, imagens de pessoas se cumprimentando com as mãos para fechar um negócio. Conteúdos com esse teor devem ser tirados de circulação durante o período da pandemia. Isso não significa que devem ser descartados, mas guardados para um período mais propício. 


O mesmo cuidado pode ser tomado na escrita. Frases como “queremos nossos clientes por perto” podem ser transformadas em “queremos dar suporte aos nossos clientes”.


Se sua empresa oferece atividades para fazer em casa ou contribui de alguma forma nesse momento, comunique os benefícios aos clientes. Porém, evite exagerar no tom e correr o risco de parecer insensível, capitalizando o problema. 


Ainda que a sua empresa não ofereça um serviço ou produto diretamente relacionado à quarentena, produza conteúdo informativo ou educativo. 


Se sua empresa está trabalhando em regime home-office, encoraje os funcionários a compartilharem seus cotidianos e planeje postagens a respeito dessas ações nos canais da empresa nas redes, como LinkedIn, Facebook e Instagram. 


As dicas relacionadas à curadoria de conteúdo visual ou escrito são especialmente importantes para conteúdos lançados agora, em redes sociais ou campanhas de email. Conteúdos perenes, como logos e postagens antigas não precisam ser alterados.

Planejando ações futuras

Graças a mecanismos de gestão inteligentes de CRM, como a plataforma Salesforce, o setor de relacionamento de clientes pode contar com dados aprofundados, capazes de gerar insights para ações futuras. 


Ainda que análises desse tipo sejam frequentes na dinâmica normal da empresa, o momento de baixa atividade nas demandas pode ser ideal para uma observação mais atenta e detalhada dos resultados dos últimos meses.


Quais linguagens empregadas obtiveram maior aceitação do público? Quais tecnologias geraram mais interação? O que é possível melhorar?


Essas perguntas são ótimos pontos para guiar reuniões realizadas por videoconferência. Ademais, os funcionários que estão com poucas atividades podem concentrar-se em aprofundar-se em gráficos e relatórios. 


Além disso, é possível usar o momento para preparar campanhas específicas para quando o período da quarentena acabar. Elas podem expressar um clima de reencontro e otimismo. 

Implantado o Salesforce em sua empresa

Todas os aspectos do relacionamento com o cliente são melhorados com a solução Salesforce.

O período de quarentena pode ser um momento ideal para investir na transformação digital de sua empresa. A Atile está trabalhando em regime home-office para atender às suas demandas nesse momento delicado. Converse com um(a) de nossos(as) consultores(as)!


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