Inovação Digital A Inovação pode ser compreendida pela introdução de uma nova perspectiva em um ambiente que já existe, uma mudança disruptiva, capaz de alterar o que antes era compreendido como a forma tradicional de agir. Ao unirmos “inovação” com o termo “digital”, sinalizamos um processo que passa pela tecnologia. O aparecimento das redes sociais, por exemplo, pode ser definido como o maior caso de inovação digital das últimas décadas. Elas mudaram completamente a nossa forma de nos comunicarmos e também o modo como as empresas fazem negócios e entram em contato com clientes e leads. A criação das redes sociais é um exemplo de uma grande inovação digital, mas a inovação pode ser de grande ou pequena escala, desde que signifiquem um progresso em determinada área. No mundo dos negócios, inovação digital significa reimaginar e levar processos que já existem para lugares inesperados. Podemos identificar diversas “ondas” de inovação que são capazes de alterar a paisagem dos negócios. Quando a internet de alta velocidade foi popularizada uma enorme quantidade de processos foi extinto e outros foram criados. Pense nas locadoras e lojas de CDs, por exemplo. Em seu lugar outras soluções foram criadas, exigindo que um processo de transformação digital fosse iniciado em empresas, como gravadoras e estúdios de filmes. Grandes inovações tecnológicas significam grandes oportunidades para empresas de todos os nichos. O setor de vendas, por exemplo, foi totalmente modificado com a emergência da internet. Se antes a interação comum entre cliente e marca tinha que passar por um ponto de vendas ou loja, hoje 47% das vendas no mundo são feitas totalmente por e-commerces. No entanto, para que as inovações digitais possam ser aproveitadas, uma estratégia de transformação digital é essencial Transformação digital A inovação digital e a transformação digital são diferentes. No entanto, quando elas colocadas em prática juntas, o resultado é um grande melhoramento da empresa. A transformação digital é um processo de reestruturação do modo de fazer negócios para a nova realidade gerada pela inovação digital. Isso significa que uma acaba gerando a outra, sendo que na medida que uma inovação permite uma série de possibilidades, elas só serão aproveitadas quando uma transformação ocorrer de uma única vez ou de forma gradual na empresa. O mundo das vendas digitais, por exemplo, foi uma grande inovação digital. Para usufruir dessa tecnologia, as empresas incluíram novas ferramentas para vender online. Porém, a transformação digital completa só é feita com a adoção de uma série de outras mudanças no modelo de negócio, como: ➡ Estratégias para analisar quantidade de dados ➡ Campanhas de marketing digital ➡ Trabalhar em uma nova forma de relacionamento com o cliente, mais rápida e ágil. ➡ Mudar a metodologia do trabalho na empresa para uma cultura ágil ➡ Investir na segurança digital. Essas são apenas algumas ações que fazem a transformação digital ganhar força real, renovando o modelo de negócios. A transformação digital pode incluir a inovação digital como um meio de otimizar os processos internos da empresa. É o caso do Salesforce, uma plataforma CRM que lidera a transformação digital para empresas no mundo todo. A Salesforce traz inovações tecnológicas, como a automação e a inteligência artificial, que podem gerar insights valiosos baseados nos seus clientes, ajudando assim a aprofundar a transformação digital na sua empresa. Além disso, o Salesforce CRM pode ser aperfeiçoado e personalizado para a sua operação. Converse com um(a) dos(as) consultores(as) da Atile e entenda como! |