Como a transformação digital pode fazer a diferença em um Mundo VUCA? - Blog | atile.digital
  • Home
  • Blog
  • Como a transformação digital pode fazer a diferença em um Mundo VUCA?
Como a transformação digital pode fazer a diferença em um Mundo VUCA? - Blog | atile.digital

Como a transformação digital pode fazer a diferença em um Mundo VUCA?

Mundo VUCA é um conceito que explica a sensação de mudança constante e instabilidade em nosso mundo. A tendência da transformação digital pode ser a peça que faltava para lidar com esse fenômeno. Entenda como!

Publicado em:4/21/2020

Entre as expressões comuns no mundo empresarial, Mundo VUCA é uma dessas que alcançaram uma propulsão maior e se tornaram uma forma de enxergar a realidade. 


Trata-se de um acrônimo das palavras Volatility (volatilidade), Uncertainty (Incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Fatores que agem em consonância por meio de mudanças drásticas no mercado e nas demandas dos clientes. 


Fruto da globalização e da velocidade nos processos e marcada por uma expansão do mundo virtual, o Mundo VUCA é uma realidade que as empresas precisam enfrentar. 


Isso significa aprender a navegar de maneira consciente as ondas de um Mundo VUCA. A boa notícia é que a transformação digital pode ser a melhor resposta para o momento. 

O mundo virtual mudou o mercado

Praticamente todos os setores empresariais foram diretamente afetados pela onda tecnológica que mudou nossa forma de se comunicar e interagir.  


Sabemos que antes de fazer uma compra hoje, 84% dos consumidores pesquisam a respeito do produto em mídias sociais e consultam sites de resenhas ou blogs. 


Assim, para continuar interagindo e vendendo em um mundo VUCA, é preciso estar totalmente ciente de processos globais que levam centenas de consumidores à busca de informações. Adotar um sistema como a Salesforce, que integra o relacionamento de clientes à coleta e uma robusta análise de dados, pode ser o divisor de águas na adaptação de sua empresa.


Entenda como manter as vendas em um Mundo VUCA em nosso artigo sobre o tema.

Criando um relacionamento verdadeiro na era digital

Com a ascensão da internet as pessoas começaram a ficar muito mais atentas aos modos em que as empresas se comunicam. Até mesmo a inteligência artificial compreende a diferença entre uma comunicação genuína e um spam, levando em consideração os milhares de emails enviados todos os dias para essa pasta. 


Com isso, tecnologias de relacionamento com o cliente tornaram-se inevitáveis para que uma comunicação mais personalizada possa tomar forma. 


Para falar diretamente com o cliente é preciso conhecê-lo, entender seus gostos e seus padrões de comportamento. 


É por isso que a transformação digital passa por um processo de adaptação do marketing de conteúdo e da análise dos resultados das campanhas. Além disso, utilizar um sistema CRM integrado, permite que o histórico de relacionamento com os clientes seja utilizado para ações direcionadas.

Maturidade digital e empresarial

Uma empresa madura e preparada para o Mundo VUCA entende qual é o próximo passo na escala evolutiva antes de ser obrigada a tomá-lo!


Alguns pontos muito importantes nesse processo incluem a adoção de tecnologias para compreensão de grandes conjuntos de dados, resiliência e firmeza para lidar com desafios inesperados e, finalmente, um compromisso em transformar a empresa em um centro de inovação. 


Não quer ficar para trás nesse processo? A Atile pode te ajudar. Converse com um(a) de nossos(as) consultores e avance rumo à transformação digital.