Conheça os 5 desafios da transformação digital para as empresas

Quando uma empresa decide começar a trabalhar com a transformação digital, ela vai acabar enfrentando alguns desafios ao longo do caminho. Por isso nesse post citamos os 5 principais desafios e como conseguir superar eles e obter sucesso nessa estratégia!

Publicado em:  3/6/2020


banner post 01.png


A transformação digital já está impactando na rotina de muitas empresas que resolveram inovar nos seus processos com a tecnologia. Termos como inteligência artificial, internet das coisas e big data já se mostraram muito importantes para as grandes organizações que estão investindo mais nessas tecnologias.


Mas as empresas que querem implantar novas tecnologias agora precisam ter um objetivo claro e uma boa estratégia para fazer isso funcionar. E o que ajuda na hora de planejar é conhecer os principais desafios da transformação digital que outras organizações já enfrentaram.


Pensando nisso, a atile resolveu criar esse post contando para você os 5 principais desafios enfrentados pelas empresas quando vão implantar novas tecnologias. Confira mais abaixo!

Mentalidade fechada

Implantar a transformação digital na empresa é uma estratégia que precisa ser decidida entre os diretores pois vai causar uma mudança radical na rotina e resultados da empresa. Mas infelizmente as pessoas deste cargo têm uma mentalidade mais fechada para mudanças e acabam não aceitando muito bem.


Seja por medo de não conseguir se adaptar ou simplesmente porque quer continuar colocando em prática estratégias antigas, a transformação digital acaba não acontecendo naquela empresa.


Por isso é muito importante ter uma mentalidade mais aberta e focar nos resultados positivos que uma boa estratégia digital pode trazer para sua empresa, seja reduzindo custos ou aumentando os lucros.


Flexibilidade nas mudanças regionais

Se a sua empresa for grande e tiver filiais em várias regiões, é muito importante ter uma estratégia mais flexível. O que funciona bem em uma região pode não fazer sentido na outra, o que pode prejudicar a estratégia.


Outra coisa bem comum que as empresas pensam em fazer é criar um setor destinado às inovações tecnológicas. A transformação digital não é uma estratégia a ser administrada somente por um setor, ela tem que ser compartilhada entre todos os setores da empresa para que assim não haja uma sobrecarga em uma área.


Nessas horas é muito importante lembrar que a transformação digital é uma grande mudança que vai acontecer na empresa, então é mais interessante ter uma estratégia mais flexível e acessível a todos para poder promover essa troca.


Big Data e segurança

Quando uma empresa está inserida no meio digital ela consegue obter uma grande quantidade informações sobre seu público alvo, o que vai ajudá-la a decidir melhor os caminhos que suas estratégias vão seguir. Na transformação digital essa grande quantidade de dados é chamada de Big Data, e é um assunto que as empresas mais evoluídas na transformação levam muito a sério.


Mas para quem está começando agora, pode ser um pouco confuso lidar com uma grande quantidade de informações, o que pode acabar fazendo com que todo o esforço da empresa em adquirir dados valiosos seja mal aproveitada por falta de organização e também de segurança.


Para contornar essa situação é fundamental que a empresa possua um software potente que tenha capacidade de armazenar e organizar todos os dados. E mais importante que ter uma ferramenta poderosa é ter uma equipe qualificada para organizar e aplicar medidas de segurança para que esses dados não sejam perdidos ou desperdiçados.


Pensar na tecnologia antes das pessoas

Para quem tem a mente aberta, a transformação digital é um assunto que deixa elas com um brilho nos olhos e a vontade de investir em mais tecnologias para melhorar os processos! Só que mesmo vivendo em um mundo que está deixando tudo mais digital e conectado é muito importante se lembrar das pessoas.


A tecnologia surgiu para ajudar as pessoas no seu dia a dia e não para substituí-las.  Por isso é bom pensar duas vezes antes de trocar todo um time operacional por máquinas. A transformação digital não está aqui para pegar o lugar das pessoas, e sim para ajudá-las no dia-a-dia do trabalho.


Por isso nesse caso é importante investir em treinamentos para preparar seu pessoal a lidar com as diversas tecnologias que vão ser implantadas.


Falta de objetivo

A transformação digital é uma grande estratégia que vai ser implantada na sua empresa, e como toda estratégia ela precisa tem um foco bem definido e que possa ser mensurável.


Para alcançar isso é muito importante pensar primeiro onde a transformação digital vai ajudar a sua empresa, seus colaboradores e seus clientes. É necessário pensar em todo o ecossistema da organização para poder definir metas claras e que façam sentido com o que a empresa almeja.


Mas não basta apenas definir as metas, também é necessário ser transparente e comunicá-las a toda organização, para que todos fiquem alinhados e trabalhem a favor de atingir esse objetivo.


Agora que você já conhece os principais desafios da transformação digital vai ficar melhor e mais claro para sua empresa se organizar e se planejar estrategicamente para implantar tecnologias inovadoras nos seus setores!


Se você gostou deste conteúdo então siga a gente nas redes sociais também para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas a transformação digital!









Fale com nossos Consultores

Quer saber como sua empresa pode se transformar, aumentar as vendas, atender melhor a seus clientes e ainda reduzir custos operacionais?