Empresas em um mundo VUCA: descubra como lidar com o inesperado - Blog | atile.digital
  • Home
  • Blog
  • Empresas em um mundo VUCA: descubra como lidar com o inesperado
Empresas em um mundo VUCA: descubra como lidar com o inesperado - Blog | atile.digital

Empresas em um mundo VUCA: descubra como lidar com o inesperado

Vivemos em um mundo em constante mudança e as empresas encaram o desafio de se adaptarem a cada movimento do mercado global. Entenda o que significa mundo VUCA e como preparar sua empresa para qualquer acontecimento.

Publicado em:15/04/2020

Existem algumas expressões que tornam-se clichés mas que guardam verdades capazes de alterar a maneira como atuamos no mundo. Uma delas é a ideia de que “tudo muda”, uma constante que tomou força no mundo empresarial nas últimas décadas.


As mudanças, além de drásticas, adquirem cada vez mais velocidade, graças aos avanços da era da informação que acabou gerando uma nova paisagem social e tecnológica em nosso mundo. 


O termo VUCA ficou famoso como uma forma de entender como o mercado contemporâneo opera e, principalmente, como atuar de maneira eficaz nesse contexto vertiginoso.

O que é o mundo VUCA?

VUCA é uma sigla, composta por quatro palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). 

O termo se origina em outra área das ações humanas que valoriza planejamento, conhecimento de campo e estratégias: a militar.

O termo VUCA começa a ser usado em 1987, pelo exército estadunidense. A ideia era entender o que estava acontecendo no mundo do pós-guerra para agirem com precisão. 


Hoje, VUCA é a forma como o mundo negócios vê o mundo: imprevisível, acelerado e complexo. Não é a toa que o termo militar foi adotado na busca de formas para lidar com esses quatro fatores chave.


O chamado “mercado global” é constantemente afetado por eventos imprevisíveis, que acontecem fora da alçada da empresa. Mesmo grandes corporações enfrentam desafios geopolíticos que abalam as suas cadeias de fornecimento ou o valor de seus produtos.  


Fica muito claro que estudar o mapa das relações da empresa, observar e analisar movimentos e desenvolver táticas é essencial quem busca sobressair mudanças drásticas. Nesse sentido, o senso de estratégia, tomado de empréstimo do meio militar, vem a calhar.


Navegar num mundo VUCA significa conseguir reverter situações aparentemente negativas e transformá-las em um solo fértil para o desenvolvimento.


Boas notícias também podem chegar de repente! Da mesma forma que gera confusão e dificuldades, a imprevisibilidade do mundo VUCA pode ser vista em fenômenos como um produto que se torna viral ou uma demanda expressiva ocasionada por um evento aleatório. 


A terminologia VUCA transforma-se em uma lente conceitual que permite enxergar desafios e estabelecer respostas inteligentes. Deste modo, é preciso “surfar” nas ondas dos acontecimentos para conseguir agir com sabedoria em cada situação. 

Aprofundando no mundo VUCA

Para entendermos os efeitos do mundo VUCA nas empresas, devemos olhar atentamente o que significam cada uma das palavras que formam esse acrônimo. 

Volatilidade

Uma substância volátil é aquela que evapora rapidamente, mudando de estágio de matéria diante de nossos olhos. É difícil capturá-la e compreendê-la a fundo. No caso do mundo VUCA, a volatilidade refere-se à velocidade em que mudanças ocorrem na indústria, no mercado e no mundo de maneira mais geral. 


Por conta de situações inesperadas, as empresas têm de enfrentar mudanças drásticas nas demandas, alterações nas políticas econômicas dos países e fenômenos de hiper-competitividade que surgem de um dia para o outro. Essa volatilidade gera a sensação de instabilidade, um dos elementos que motivam a adaptação rápida de empresas que desejam manterem-se atuais. 

Incerteza

Prever o futuro nunca foi uma especialidade 100% confiável do ser humano. No entanto, o padrão de funcionamento das atividades faz com que seja possível preparar uma empresa para o dia de amanhã, criando expectativas, objetivos e planos de ação. Em um mundo VUCA, a volatilidade faz com que seja mais difícil conciliar as expectativas com a realidade, já que mudanças inesperadas acontecem a todo momento. Assim, a incerteza do mundo VUCA pode ser definida como a dificuldade de prever os acontecimentos de um mundo a cada dia mais instável. Um dos problemas importantes da incerteza no ambiente empresarial é a ansiedade e o stress relacionado às flutuações do mercado. 

Complexidade

A complexidade refere-se a quantidade de fatores simultâneos que compõem um problema. Sabemos que as últimas décadas do desenvolvimento de nossa sociedade foram marcadas por um crescimento exponencial da globalização, gerando um mercado mundial Isso significa que uma variedade muito maior de fatores interconectam-se em um ambiente a cada dia mais complexo. 


Com o aumento de variáveis envolvidas em cada situação, fica mais difícil analisar o que está realmente acontecendo. O problema é até mesmo de escala. Um evento pode afetar tanto o contexto de uma cidade, como um país ou até envolver questões de política internacional. Dentro da empresa, áreas distintas e até clientes podem sentir as reverberações de uma turbulência ocasionada por um evento inesperado na liderança da empresa.


No mundo Vuca, cada parte afeta a dinâmica de um todo muito mais amplo. A dificuldade em analisar a causa e o efeito das circunstâncias dificulta que ações precisas sejam tomadas rapidamente. Afinal, tudo está conectado. 

Ambiguidade

Ainda que uma grande quantidade de dados sejam disponíveis para análise - especialmente no contexto da Big Data - isso não significa que decifrá-los e usá-los para gerir a empresa é uma atividade fácil. Uma situação é ambígua quando não conseguimos entender os seus efeitos, pois as informações que recebemos a seu respeito são incompletas ou mal formuladas. Com a complexidade dos eventos globais, é muito comum que os conjuntos de dados sejam ambíguos.


Esse contexto dificulta que planos de ação sejam tomados com segurança, atrapalhando a tomada de decisões. O resultado de um ambiente com muita ambiguidade é a sensação de confusão e atordoamento. 

Mundo VUCA

Os quatro termos que formam a expressão do mundo VUCA são interconectados, expressando a sensação de um ambiente de dos negócios a cada dia mais acelerado, imprevisível, complexo e volátil. 


A ideia de separar esses fatores, no entanto, é encontrar estratégias para lidar com cada uma dessas questões de maneira construtiva. Isso é válido especialmente para os gestores e líderes.

Como gestores e líderes devem atuar em um ambiente VUCA?

Ainda que o significado do mundo VUCA possa ser considerado dramático para o mundo empresarial, o conhecimento dessas condições pode servir para que uma gestão mais equilibrada seja posta em prática. 


O papel do gestor é decisivo nesse processo, ainda que a capilarização das responsabilidades para outros cargos seja parte do processo de adaptação da empresa ao mundo VUCA.

Trabalhando a mentalidade da equipe

Mudanças frequentes e incerteza podem atrapalhar a mentalidade da equipe, especialmente se alterações internas na estrutura da empresa forem essenciais. O estresse atrapalha a produtividade e gerar transtornos nos funcionários. Nesse sentido, o(a) líder ou gestor(a) deve trabalhar a capacidade de criar um clima de segurança psicológica e calma no trabalho. A equipe deve ser encorajada a se adaptar e trabalhar e a tomar decisões estratégicas. Esse senso comum ajuda a desenvolver uma empresa mais resiliente, uma qualidade essencial para que a operação mantenha-se firme em períodos difíceis.

Entendendo o impacto da empresa

É muito importante que a empresa tenha dimensão de sua função na vida de seus clientes. Assumir o compromisso de responder a questão “porque essa empresa existe?” pode gerar insights estratégicos. Entenda melhor abaixo como utilizar o relacionamento com os(as) clientes(as) em um mundo VUCA.

Observação da realidade e pensamento crítico

Um dos critérios essenciais para a inovação é saber pensar fora da caixa. Isso significa conseguir observar os acontecimentos com clareza e apontar possibilidades onde ninguém mais vê. Ainda que o modo de avançar não seja claro, a mentalidade experimental deverá guiar para que novos caminhos sejam abertos em meio às mudanças. Esteja atento diariamente a movimentação de áreas que tangenciam ou que não sejam diretamente relacionadas à sua empresa. Em um mundo VUCA, a visão total é mais eficaz do que uma visão parcial. 

Ambiente de colaboração e decisões coletivas 

No mundo VUCA o desenvolvimento de ação coletiva e a auto-gestão é essencial. Especialmente em tempos de incerteza, os membros das equipes devem trabalhar de maneira engajada. Além disso, devem estar preparados(as) para tomar decisões importantes rapidamente, sem necessidade de um aval hierárquico. Dinâmicas multidisciplinares e que diminuem as hierarquias entre os cargos têm demonstrado bons efeitos em uma série de empresas que buscam mais dinamismo. Lembre-se que o(a) verdadeiro(a) líder é como um(a) maestro(a), cuidando que todas as partes hajam em harmonia em todas as funções.


Em suma, podemos dizer que a gestão empresarial em um mundo VUCA pode se transformar em uma atividade imaginativa e inovadora. Muitos empresários têm dificuldades para navegar nesse contexto por estarem apegados aos conceitos administrativos de épocas mais estabilizadas. 


Evite a postura de chefão e entenda que o líder contemporâneo é responsável por um olhar visionário e por uma gestão cuidadosa do poder de decisão de equipes independentes. 

Veja abaixo algumas tendências empresariais que fazem a diferença em um mundo VUCA.

Tendências empresariais em um mundo VUCA

Nas últimas décadas vimos surgir algumas tendências empresariais que são causas e efeitos de um mundo VUCA.


Inovação disruptiva

É quando uma empresa oferece uma solução inovadora de baixo custo como forma de entrar e modificar um mercado preexistente. Empresas como Uber, Netflix ou NuBank são exemplos de inovação disruptiva. Elas utilizaram soluções tecnológicas para alterar completamente os mercados oferecendo produtos mais baratos e adaptados às nossas tecnologias, ultrapassando os meios consolidados (taxistas, locadoras e bancos físicos, respectivamente). 


A inovação disruptiva é um fenômeno associado à flexibilidade exigida por empresas que pretendem sobreviver às mudanças vertiginosas do mercado. Ao mesmo tempo que sinalizam uma opção de ação para empreendedores, são parte de um processo de aceleramento e mudança no ritmo dos negócios. 

Startups

A inovação disruptiva é um dos elementos que compõem o fenômeno das startups. São empresas que surgem com um propósito definido, custos operativos reduzidos e altos riscos de implementação. Empreendedores interessados no mundo das Startups abraçam os riscos e buscam transformar ideias em realidade, muitas vezes criando empresas de grande sucesso. As Startups são uma resposta à volatilidade e à incerteza do mercado, já que baseiam-se especialmente em inovação e experimentação. Especialmente as empresas de fundo tecnológico são beneficiadas por esse modelo, já que muitas vezes baseiam-se em operações totalmente digitais. 

Funcionários representam a empresa

Empresas que desejam avançar em um mundo VUCA costumam dar mais atenção e poderes de decisões para áreas como call centers, caixas, linhas de produção e representantes de vendas. Esses setores estão em contato direito com os clientes e a velocidade no atendimento é ampliada com a maior liberdade para que tomem decisões precisas. 


Inteligência empresarial 2.0 

O papel da tecnologia no mundo dos negócios cresceu exponencialmente nos últimos anos, especialmente por conta da análise de dados de usuários e clientes. No entanto, a quantidade gigantesca de dados de acesso, vendas e dinâmicas digitais pode contribuir para o ambiente de complexidade vertiginosa de um mundo VUCA. 


Por isso, soluções que aliam automação, inteligência artificial e interfaces convidativas são essenciais para a gestão empresarial do século XXI. Sistemas digitais, capazes de gerar estatísticas e relatórios automáticos, como é o caso do Salesforce, ajudam a acelerar os processos sem fricção e lentidão.

Foco no CRM para o relacionamento com o cliente 

A maneira como as empresas se comunicam com leads e clientes mudou muito nos últimos anos e a tendência é que as mudanças continuem ocorrendo no mesmo ritmo. O CRM de uma empresa em um mundo VUCA leva em consideração tanto a velocidade quanto a aplicação de uma comunicação personalizada para o público. 


No mesmo sentido, a colaboratividade e a implementação de tecnologias está fazendo a diferença em empresas que buscam discernir o joio do trigo na hora de analisar os dados advindos do comportamento dos clientes. O sistema CRM Salesforce é uma tecnologia que faz a diferença na gestão e análise de dados na área de vendas e atendimento aos clientes. Ferramentas de automação capazes de gerar gráficos e relatórios, histórico de interações facilmente acessível e interface focada em agilidade são algumas das vantagens oferecidas por essa solução de transformação digital


Quer dar um passo à frente na transformação digital de sua empresa e fazer a diferença em um mundo VUCA? A Atile implementa o Salesforce CRM em sua empresa com a agilidade e personalização necessárias! Converse com um(a) de nossos(as) consultores(as)!