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Os desafios da transformação digital para pequenas e médias empresas (SMB)

Vivemos em um mundo tecnológico que se torna mais rápido e complexo. Nesse ambiente, as empresas precisam adaptar seus modelos de funcionamento, implementando soluções tecnológicas que melhoram processos e ajudam a criar estratégias totalmente novas.

Publicado em:4/23/2020

O termo Transformação Digital descreve bem o seu significado. Vivemos em um mundo tecnológico que a cada dia se torna mais rápido e complexo. Nesse ambiente, as empresas precisam adaptar seus modelos de funcionamento, implementando soluções tecnológicas que melhoram processos e ajudam a criar estratégias totalmente novas. 


Pequenas e médias empresas (SMB), são parte da espinha dorsal da economia de muitos países. São responsáveis por grande parte da manufatura e do comércio e, no contraponto, podem trazer na bagagem modos antiquados de lidar com áreas cruciais, como vendas e relacionamento com os clientes. 


Enquanto isso, empresas grandes continuam na liderança quando o assunto é transformação digital, sendo que a maioria delas já atuam com grande parte da operação no mundo virtual.


Pensando no caso das SMBs, a Atile resolveu compilar alguns dos desafios mais comuns que essas empresas encontram na aplicação da transformação digital. Além disso, pontuamos algumas ações que permitem que essa transformação seja mais eficiente. 

Entender os impactos da Transformação Digital na empresa

Existem várias formas pelas quais a Transformação Digital pode ser implementada em uma empresa. É muito importante, em qualquer um dos casos, que a gestão esteja ciente dos efeitos disruptivos que as mudanças podem gerar na maneira tradicional de operacionalizar áreas importantes da empresa. 


A Transformação Digital exige da empresa a habilidade de adaptar o modelo de negócios por meio de ferramentas e inovações tecnológicas, capazes de inseri-la em um ambiente técnico e social mais amplo. Toda essa transformação irá impactar a operação e também a experiência dos usuários, que são o foco principal dela.


A Transformação Digital pode ser feita de uma vez, em uma espécie de “boom” em que o potencial digital da empresa é ampliado com a criação de uma rede digital e uma plataforma virtual com foco no relacionamento com clientes ou usuários. Em outros casos, um planejamento gradual pode ser previamente definido, para que a tecnologia possa infiltrar aos poucos nos processos. É importante salientar que nos dois casos a Transformação Digital altera as dinâmicas da empresa como um todo.


O desafio, nessa primeira etapa do processo, é compreender que a Transformação Digital não é simplesmente uma corrida para alcançar o status quo por meio de novas ferramentas, mas um processo de mudança do modelo de negócios, que passa pela tecnologia para inovar, qualificar, melhorar e atingir objetivos pré-definidos. 


É a maturidade com que a empresa irá encarar esse desafio que definirá o nível de sucesso no final da jornada. A Transformação Digital não significa simplesmente adotar soluções tecnológicas, mas transformar as estratégias de ação na comunicação e na construção da experiência do cliente.


Algumas ações como treinar pessoal (ou contratar consultorias capazes de prover conhecimento técnico e estratégico), lidar com grandes quantidades de dados e adaptar os serviços e produtos de acordo com tendências mercadológicas, fazem parte do processo de transformação digital. 


Isso acontece pois a tecnologia, em si mesma, não é algo que traz valor para a empresa. É seu uso estratégico e inteligente que sinaliza uma verdadeira transformação digital.

Mentalidade de transformação digital 

Implementar a Transformação Digital em uma empresa não significa simplesmente começar a armazenar dados na nuvem e obter uma plataforma CRM virtual. É claro que esses dois elementos são essenciais para trabalhar a experiência do usuário. No entanto, a mentalidade específica do empreendedorismo contemporâneo deve acompanhar o processo.


Uma SMB que busca implementar a Transformação Digital deve projetar uma estratégia de negócios moldada ao redor do processo de transformação digital. Veja alguns dos desafios na aplicação dessa mentalidade em pequenas e médias empresas:

Encontrar a liderança ideal 

A transformação Digital é uma mudança de amplo espectro que irá modificar o modo como as equipes trabalham, isso significa que a liderança deve estar alinhada com o jeito de pensar da transformação digital. Confira as habilidades ideais para quem quer promover essa transformação. 

Compreendendo os clientes e a velocidade das demandas

Vivemos na “era do consumidor” no mundo dos negócios. Os clientes nunca tiveram tanta capacidade para comprar e conhecimento a respeito dos produtos e das empresas com quem se relacionam. A transformação digital inclui a tarefa de compreender quem são os clientes e trabalhar com inteligência para atender as flutuações típicas do consumo digital. Isso significa, por exemplo, entender a necessidade de colaborar e participar de diferentes ecossistemas digitais, minando possíveis fraturas graves na oferta ao cliente. As SMBs enfrentam desafios específicos para competir com empresas gigantes do varejo digital e com as rápidas mudanças do mercado no séc. XXI, por isso o diferencial da qualidade do atendimento e da personalização da comunicação com o(a) cliente é essencial.

Utilizando os dados dos consumidores para ações diretas

Os dados de cliente são o tesouro guardado no centro da Transformação Digital. É por meio do uso inteligente de gráficos, relatórios e estatísticas em tempo real que uma empresa pode fazer a diferença em seu ramo. No entanto, o desafio de aplicar os dados de maneira eficaz é justamente adquirir a expertise e a confiança necessária para arriscar mudanças e desafiar o mercado. 

Novas metodologias para novas tecnologias

Muitas SMBs ainda estão no século passado em termos de metodologias de trabalho e organização da equipe. Incorporar a mentalidade ágil será um facilitador tremendo no processo de implementar a transformação digital com eficiência.


Como as pequenas e médias empresas são menores do que os grandes conglomerados, elas contam com algumas vantagens para aplicar princípios ágeis de digitalização e automação. Além disso, elas podem implementar rapidamente sistemas de cibersegurança e ampliar a escalabilidade da empresa, desde que seus produtos e serviços evoluam no compasso da transformação digital. 

A importância de parcerias e consultorias

O processo de Transformação Digital em pequenas e médias empresas pode gerar frutos incríveis, como aumento da competitividade da empresa, resiliência da operação e insights amplos a respeito dos efeitos das ações de marketing, vendas e relacionamento com os clientes. 


No entanto, SMBs devem trabalhar com consultorias e com a implementação de plataformas robustas consolidadas no mercado. É muito comum que empresas adotem algumas ferramentas tecnológicas por conta própria ou migrem parte de sua operação para a nuvem acreditando que estão fazendo Transformação Digital.


A verdade é que o processo é mais amplo e seus resultados podem ser muito maiores quando a expertise de uma empresa como a Atile, é utilizada em prol de sua empresa. A Salesforce CRM, que implementamos em modo personalizado para o seu negócio, é a líder mundial na transformação digital e uma opção especial para projetar a sua empresa no futuro do empreendedorismo. Conheça nosso trabalho!


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