A transformação digital é definida pela aplicação de tecnologias inovadoras para acelerar, melhorar ou aumentar a performance de empresas. Esse é um tópico que apenas cresce no mundo dos negócios e a tendência é que continue deste modo. Neste artigo você entende quais as habilidades necessárias para promover a transformação digital em sua empresa. Levar adiante uma transformação digital de sucesso em uma empresa requer habilidades diferentes, que abrangem conhecimento técnico, talento para a liderança e uma mentalidade direcionada à inovação e à criatividade. Essas habilidades estão relacionadas com a própria natureza dos negócios no séc. XXI, reconhecidamente rápido, imprevisível e complexo. Isso significa que mudanças drásticas e imprevisíveis podem alterar o mercado e desafiar empresas que querem manter-se ativas e relevantes. A transformação digital pode oferecer a solução para o abalo de crises, além de ajudar a empresa a alcançar maior competitividade. No entanto, para aproveitar as qualidades dessa tendência, as equipes e os(as) líderes devem estar preparados(as) para lidar com o escopo de cada situação, unindo práticas, técnicas e habilidades interpessoais. A Atile separou abaixo algumas das habilidades mais importantes para quem quer promover a transformação digital. Dividimos elas em duas partes, a primeira relacionada aos conhecimentos tecnológicos envolvidos e a segunda para as habilidades interpessoais. No entanto, a leitura irá demonstrar que os dois conjuntos são interdependentes. A transformação digital, quando bem realizada, é capaz de atingir a empresa como um todo! Confira. 1 - Conhecimentos tecnológicosParece óbvio dizer que é preciso de conhecimento tecnológico para levar a cabo um processo de transformação digital. No entanto, essa expressão é apenas um arcabouço de diversas áreas importantes, que devem ser foco de atenção em uma equipe que busca inovar e transformar a empresa por meio da tecnologia. Veja abaixo algumas das habilidades técnicas envolvidas no processo de transformação digital: Compreensão avançada das redes sociaisHoje em dia, a maior parte das pessoas usa as redes sociais diariamente. São capazes de reconhecer as dinâmicas e criarem conteúdos. No entanto, uma empresa preocupada com a transformação digital precisa de pessoal especializado no conhecimento avançado em atividades nesses canais. Isso inclui relacionamento com o cliente, uso de chats automáticos, análise de tendências, composição de hashtags, uso de postagens patrocinadas e outros fatores essenciais para a comunicação digital. Graças às ferramentas tecnológicas para lidar com o relacionamento com os clientes, como a Salesforce CRM, é possível reconhecer o padrão de resposta do público para um comunicado ou até mesmo a falta de impacto de um post pode ser sinal de que ações devem ser tomadas. A comunicação por meio das redes sociais exige algumas habilidades interpessoais que veremos detidamente na segunda parte deste artigo. Reconhecimento de tendências e novas tecnologiasMesmo funcionários e líderes com muito conhecimento tecnológico precisam ser continuamente atualizados. Todos os dias existem novas formas de uso de algoritmos, linguagens de programação, protocolos digitais e padrões de uso da internet. Em outras palavras, uma das habilidades para promover a transformação digital é manter-se em constante atualização com as tendências do mundo tecnológico. Além disso, problemas encontrados na operação da empresa podem ser solucionados por novas tendências tecnológicas. Em outro sentido, inovações tecnológicas podem alterar drasticamente o comportamento de consumidores e reverberar em sua empresa. Por isso, a atenção aos movimentos da indústria tecnológica é essencial para o bom funcionamento da empresa. Alterações como essa podem acontecer a qualquer momento e líderes e equipes devem estar preparados(as) para navegarem e entenderem as mudanças. Segurança digital e de dadosUma empresa comprometida com a segurança física instala câmeras, melhora fechaduras e contratar guardas. O mesmo tipo de cuidado deve ser tomando no mundo digital já que ações vitais como assinatura de contratos, trocas de documentos e transações financeiras são realizadas no mundo digital. Para trabalhar e fortalecer essa área, no entanto, é preciso de sistemas robustos, tecnologias de criptografia e pessoal especializado em criar uma verdadeira barreira contra hackers e ladrões de informações. Análise de dadosUm dos grandes trunfos da transformação digital para os negócios é a coleta de uma quantidade enorme de dados de clientes, vendas e transações. Esse movimento permite a criação de serviços, produtos e comunicações personalizadas voltadas aos interesses dos(as) clientes. Todo o conhecimento a respeito dos padrões de compra e do comportamento dos usuários é inestimável para uma empresa que deseja crescer e garantir a qualidade do serviço. No entanto, para que os dados sejam realmente úteis, é imprescindível que uma boa análise de dados seja praticada. Por meio de soluções com a Salesforce CRM, é possível compilar dados de clientes em tempo real. Meio caminho andado, o resto do trabalho está na habilidade de transformar essas informações em ações concretas, estimando a demografia do público alvo, compreendendo como gostam de comprar, seus dispositivos favoritos, etc. Assim, uma empresa que busca a transformação digital precisa de funcionários(as) capazes de entender, analisar e retirar insights de dados cruciais para o avanço da operação. A tendência das AutomaçõesDesde que a tecnologia começou a tomar força no mundo empresarial dois fatores foram essenciais: a velocidade e o conhecimento. O Machine Learning (aprendizado da máquina), por exemplo, é uma das tecnologias que possibilita que chatbots possam atender os(as) clientes de uma empresa com eficiência. A tecnologia do Machine Learning é definida pelo processo em que a máquina aprende com os comportamentos das pessoas, alimentando uma inteligência artificial cada vez mais avançada. Uma empresa que busca desenvolver a transformação digital pode se beneficiar muito no cultivo de habilidades capazes de ajudar o desenvolvimento de ferramentas que utilizam o Machine Learning. Nesse processo, a parceria com pessoal especializado nessa tendência tecnológica fará a diferença na hora criar simulações de cenários futuros, alimentar a inteligência de chatbots ou até mesmo melhorar as rotinas de atividades internas. Marketing digitalFerramentas analíticas super complexas, formas inovadoras de gerar interesse e se comunicar com os(as) clientes) e sistemas robustos de gestão de relacionamento com o cliente, como a Salesforce CRM. O marketing digital é uma total evolução da comunicação que vemos em propagandas na TV ou nos jornais e revistas. É importante dizer: essas são apenas algumas peças que fazem parte do intrincado mundo do marketing digital. Seja nas redes sociais, em sites, e mails ou diretamente em campanhas publicitárias, o marketing digital é uma peça essencial para que uma empresa consiga conseguir atrair novas pessoas e cativar novos clientes. Design UXNovas tendências, como o UX Design, que concentra-se no comportamento e funcionamento de produtos digitais, devem ser incorporadas para que a satisfação dos clientes seja garantida. Assim, sites, apps, produtos e serviços são construídos de uma forma completamente personalizada para o público alvo. Um(a) designer UX é capaz de desenvolver soluções inesperadas para problemas complexos e preocupando-se com fatores importantes, como a acessibilidade, enfatizando a responsabilidade da empresa com seus usuários. O UX Design é muito importante para a adesão dos usuários a novos sistemas implantados durante o processo de transformação digital, tornando a navegação mais simples, intuitiva e rápida. 2- Habilidades interpessoaisA transformação digital utiliza de técnicas e ferramentas modernas para fazer a empresa avançar e adaptar-se aos movimentos do mercado. No entanto, é o fator humano, por trás de decisões precisas e estratégias bem formuladas, o que faz mais diferença no sucesso deste processo. A transformação digital será particularmente testada em momentos críticos, que colocam a operação da empresa “em cheque”. Nesses momentos, quais são as qualidades necessárias para um(a) líder ou funcionário(a) ideal? Veja abaixo. Pensamento críticoO pensamento crítico pode ser definido como a capacidade de desenvolver soluções para problemas. Em determinado momento da história da humanidade, esse mesmo impulso levou à criação de ferramentas básicas, como uma alavanca para tirar uma pedra do caminho Nesse percursos de séculos, chegamos ao estado atual, em que a tecnologia avançou imensamente, tornando as empresas e os negócios cada vez mais complexos. Da mesma forma, existem problemas que precisam ser enfrentados com as “alavancas” criadas por pessoas capazes de enxergar um passo à frente da situação atual. Muito da transformação digital depende disso: reinventar. Pessoas com pensamento crítico são capazes de conceitualizar, sintetizar e analisar dados, dotadas de uma visão do todo, que não se apega às particularidades. Essas qualidades analíticas são aplicadas em todos os passos do desenvolvimento de um projeto: pesquisa, consideração, colaboração e execução. Habilidades de comunicaçãoA comunicação é parte essencial de qualquer movimento da empresa. Isso significa tanto a criação de uma relacionamento de qualidade com os(as) clientes quanto a manutenção de uma colaboração eficaz nas equipes. A comunicação com os clientes, por exemplo, passa por um processo de estratégia baseada na análise e interpretação dos dados retirados do histórico de interações. Uma ferramenta como a Salesforce CRM ajuda na visualização desses dados, criando uma plataforma que permite gerar insights a respeito da linguagem ou abordagem utilizada com o público. A partir daí, cada funcionário da empresa deverá incorporar esses saberes a respeito de como se comunicar com os usuários ou clientes. Além disso, as comunicações se tornam mais complexas em um ambiente de transformação digital. O trabalho remoto, por exemplo, uma tendência cada vez maior, exige que a comunicação seja clara e isenta de distrações, para que reuniões em videoconferência sejam organizadas e realmente eficazes. Um dos maiores efeitos da transformação digital é justamente a possibilidade de diminuir as distâncias e aproximar as pessoas. No entanto, todos os efeitos dessa possibilidade ocorrem a partir de uma boa comunicação. CriatividadeA criatividade é, normalmente, vista como uma qualidade ligada às artes ou à literatura. No entanto, existe um fator importante nas pessoas criativas que é essencial na transformação digital: elas buscam “pensar fora da caixa” para inovar, seja na estética ou no modo de atingir seu público, de serem autênticas ou impactantes. Tudo isso é importante no desenvolvimento de uma empresa. Pessoas criativas, além disso, são capazes de aceitar riscos e enfrentar desafios com soluções inesperadas. Muitas vezes, um(a) líder preocupado(a) em promover a transformação digital irá traçar um objetivo que ele(a) não tem a mínima ideia de como alcançar! Essa atitude ajuda a encontrar novos ângulos para observar um mesmo problema, trazendo saídas originais e proporcionando um diferencial à empresa. Pioneirismo e resiliênciaTransformação digital é um um desafio. Isso significa que líderes interessados em modificarem os padrões e a cultura de trabalho de uma empresa precisam fortalecer a capacidade de transpor suas ideias e de gerar uma identificação positiva entre os(as) membros da equipe. Será preciso lidar com grandes barreiras internas, sejam burocráticas ou até mesmo com o apego dos funcionários pela forma tradicional de trabalhar. O pioneirismo vem às custas de muito trabalho e disposição para guiar o time rumo à uma nova forma de trabalhar. Resiliência, nesse caso, significa mente forte e convicta de seus objetivos mas nunca rígida ao ponto de não conseguir integrar ideias ou adaptar planos de acordo com novas rotas apontadas pelas circunstâncias externas. Colaboração e integraçãoNos últimos anos as empresas mais eficientes tem trabalhado com uma nova filosofia, que combina desenvolvimento e operacionalidade em uma dinâmica mais aberta e colaborativa. Tradicionalmente, as empresas trabalhavam com uma divisão de áreas na qual equipes ou funcionários(a) especializados(as) lidavam isoladamente com cada parte de um projeto. Hoje em dia, no entanto, a colaboração e integração entre as áreas é um imperativo da transformação digital. Um programador pode ter ideias incríveis a respeito da comunicação com clientes e uma pessoa que lida com o setor de comunicação pode entregar um insight preciso para uma nova funcionalidade no aplicativo da empresa. Na transformação digital, tudo está conectado! Procurando ajuda especializadaNo mundo da transformação digital nenhuma empresa cresce isolada. A Atile oferece consultoria e implantação do Salesforce CRM para empresas de todas as áreas. A solução Salesforce é a líder mundial quando o assunto é transformação digital para vendas e relacionamento com os clientes. Conheça nosso trabalho! . |