Gestão de trabalho: como melhorar os processos de sua empresa - Blog | atile.digital
  • Home
  • Blog
  • Gestão de trabalho: como melhorar os processos de sua empresa
Gestão de trabalho: como melhorar os processos de sua empresa - Blog | atile.digital

Gestão de trabalho: como melhorar os processos de sua empresa

Entenda o que é gestão de trabalho, seus benefícios e saiba como ela pode ajudar uma organização a lucrar mais. Confira também dicas de como aplicá-la.

Publicado em:11/30/2023

Problemas com metas, lucratividade ou com dificuldades de atingir objetivos de forma eficiente e sustentável? O erro pode estar na gestão de trabalho e na organização dos processos de sua empresa.  

A gestão de trabalho refere-se ao conjunto de práticas e processos utilizados por uma empresa para organizar, coordenar e otimizar as atividades de seus colaboradores. 

Organizações que adotam práticas para gerenciar tarefas e trabalhos ganham mais agilidade, produtividade, engajam funcionários de forma mais efetiva e tornam-se mais lucrativas. Isso porque, melhorar os processos ajuda sua empresa a produzir mais e melhor, tornando-a mais competitiva. 

Neste artigo, abordaremos o que é gestão de trabalho e os benefícios que ela oferece às empresas. Entenda como ela pode ajudar uma organização a lucrar mais e confira também dicas práticas para gestores e líderes que desejam implantar novos processos em suas áreas. Boa leitura!

O que é gestão de trabalho?

A gestão de trabalho é uma prática que organiza as atividades profissionais, com o intuito de garantir mais eficiência aos processos.

Ela envolve o planejamento, acompanhamento, controle e aprimoramento contínuo das tarefas realizadas pelos membros da equipe, visando a maximização da eficiência operacional e a consecução dos objetivos estratégicos.

Para empresas que buscam soluções para melhorar questões como aumento de produtividade e lucratividade, a gestão de trabalho é uma das estratégias mais eficazes para atingir esses objetivos de forma eficiente e sustentável. 

6 benefícios da gestão de trabalho

Entenda como a gestão de trabalho pode trazer ganhos para seu negócio. Listamos os 06 principais benefícios:

01. Eficiência operacional

A criação de sistemas eficientes de gestão de trabalho organiza tarefas e processos. Com a prática, fica fácil também supervisionar e coordenar tarefas, cronogramas e resultados, ajudando a reduzir o desperdício de tempo e recursos. 

02. Alinhamento estratégico

Com uma gestão de trabalho bem feita, dificilmente ocorrerão problemas de comunicação entre a equipe, “desencontros” de informações ou falta de transparência. A prática alinha as atividades diárias com os objetivos estratégicos da empresa, garantindo que cada ação contribua para o sucesso a longo prazo

03. Engajamento da equipe

A atribuição clara de tarefas e a comunicação eficiente contribuem para a colaboração da equipe, melhorando os fluxos de trabalho e promovendo um ambiente de trabalho positivo. 

04. Tomada de decisões

O monitoramento constante permite uma tomada de decisão mais informada, baseada em dados reais e no progresso tangível. Além disso, ajuda a identificar gargalos e possíveis atrasos, permitindo resoluções mais rápidas e inteligentes, evitando problemas ou insatisfação de clientes. 

05. Melhoria contínua

A gestão de trabalho facilita a adaptação a mudanças, pois fornece uma visão clara do que está funcionando bem e do que precisa ser ajustado.

06. Melhores entregáveis

Uma pesquisa da Salesforce identificou que empresas que investem em ações para melhorar a qualidade da rotina de trabalho de seus funcionários, chegam a obter um aumento de 39% na satisfação dos membros da equipe

E por que isso é importante? Quanto mais engajada sua equipe estiver e quanto melhor for o fluxo de trabalho, melhor será o atendimento oferecido ao seu cliente (o que também garante mais lucratividade e crescimento de mercado). 

Softwares de gestão de trabalho: poderosos aliados

A adoção de softwares para melhorar os processos de trabalho tornou-se uma prática comum e essencial para empresas de diversos setores. Mas, você faz ideia de como as ferramentas podem efetivamente ajudar seu negócio a ter um fluxo de trabalho de melhor qualidade?


Listamos algumas das principais funções e recursos de um software de gestão do trabalho:

- Gerenciamento de tarefas, com definição de prazos, prioridades e responsáveis;

- Integração de e-mails;

- Alinhamento de comunicação;

- Agenda e calendário para evitar conflitos de programação ou atrasos;

- Acompanhamento de status e progresso dos projetos;

- Armazenamento e compartilhamento de documentos;

- Alocação eficiente de recursos;

- Automatização de processo;

- Relatórios e análises;

 - Integração com outras ferramentas e aplicativos;

- Segurança e controle de acesso.

Líderes e gestores: dicas práticas para uma gestão de trabalho exemplar

Você é líder ou gestor? Então, você conhece bem os desafios para implantar soluções tecnológicas ou aplicar práticas de gestão inovadoras. Porém, não tem mais como fugir da realidade - em um mundo empresarial dinâmico e competitivo, a busca pela excelência na gestão de trabalho e negócios é crucial para o sucesso a longo prazo. 

Para ajudar você a liderar uma transformação digital e de negócios em sua empresa, listamos dicas práticas que podem ajudar você a elevar sua gestão a níveis de excelência. Acompanhe:

1. Compreenda a gestão de negócios e processos

Antes de aplicar qualquer estratégia ou implantar uma ferramenta de gestão, é essencial entender o que constitui uma gestão de tarefas e de processos de excelência. A gestão de trabalho envolve a coordenação e supervisão das atividades diárias, enquanto a gestão de processos abrange a otimização das operações para alcançar eficiência e qualidade.

Entenda quais setores, tarefas e funções necessitam de gerenciamento e tente identificar quais soluções seriam as mais indicadas para atender as demandas de seu negócio. 

2. Trace objetivos claros e alinhados

Os líderes e gestores eficazes são aqueles que conseguem definir metas claras e alinhadas com a visão da empresa. Esses objetivos devem ser mensuráveis, alcançáveis e relevantes. Lembre-se de envolver a equipe durante os processos de decisão de metas e crie um senso de propósito compartilhado.

3. Promova a comunicação e efetiva

Comunique-se abertamente com a equipe, incentivando a troca de ideias e feedback construtivo. A comunicação é um dos pilares de qualquer equipe bem-sucedida. 

4. Não esqueça da tecnologia

Esteja atualizado com as últimas tecnologias relevantes para o seu setor. Ferramentas modernas como, softwares para gestão de projetos ou um CRM, por exemplo, podem aumentar a eficiência e melhorar a tomada de decisões. Além disso, elas proporcionam visibilidade e controle das tarefas realizadas. 

5. Foque na cultura organizacional

Crie uma cultura de inovação, incentivando a criatividade e a inovação dentro da equipe. Isso pode resultar em soluções arrojadas e uma vantagem competitiva. Muito importante também é concentrar-se na busca por resultados sustentáveis, a longo prazo.  

Conclusão 

Como você pode perceber, a excelência na gestão de trabalho é uma vantagem competitiva indispensável para as empresas. 

Ao adotar uma abordagem estratégica, investir em tecnologia e em ferramentas de gestão, desenvolver habilidades de liderança e promover uma cultura de inovação, os líderes podem orientar suas equipes e negócios em direção ao sucesso duradouro. 

Se você está em busca de soluções que tragam melhorias na eficiência e lucratividade de seu negócio, é fundamental compreender melhor como funcionam as ferramentas de gestão e como elas podem ajudar sua equipe. 

Independente do porte ou segmento, as ferramentas de gestão são uma poderosa aliada para a escalada de sucesso da sua empresa e basta encontrar a mais adequada para o perfil de seu negócio.

Para mais informações sobre esse assunto, fale com a equipe da atile.digital ou continue acompanhando nosso blog e redes sociais para se manter atualizado sobre as novidades dos softwares de gestão para as empresas. 

Gostou desse conteúdo? Confira também:

Vendas e tecnologia: como transformar sua aquisição de clientes

6 motivos para as empresas investirem em Transformação Digital

Software de gestão: como escolher o ideal para seu negócio