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Software de gestão: conheça a sua dor e escolha a opção ideal

Saiba a importância de conhecer as principais dores de uma empresa para não errar na hora de escolher o software de gestão mais adequado para o negócio.

Publicado em:14/09/2023

No mundo empresarial moderno, a eficiência é a chave para o sucesso. Empresas de todos os tamanhos e setores estão adotando softwares de gestão para melhorar processos, aumentar a produtividade, aprimorar o relacionamento com o cliente e tomar decisões mais estratégicas. 

No entanto, com uma variedade de opções disponíveis, escolher o software de gestão ideal pode se tornar uma tarefa desafiadora. Principalmente, se ao buscar pela ferramenta, você focar apenas na solução desejada e não nas principais dores do seu negócio. 

Pensando nisso, produzimos esse artigo para ajudar você a identificar qual é o software de gestão empresarial mais adequado para suas necessidades, a partir de uma análise detalhada dos principais problemas do seu negócio.

Vamos abordar as dores mais comuns enfrentadas pelas empresas, explicaremos como escolher um software de gestão e oferecemos insights sobre como ter sucesso com o uso da ferramenta. Acompanhe!

Identifique a real dor da sua empresa

Não é incomum encontrar gestores que já testaram softwares de gestão e não obtiveram sucesso. Existem também casos de empresas que já utilizam ferramentas mais modernas, mas sabem que não estão explorando todos os recursos disponíveis. 

Mas, por que isso acontece? Sabe a história de você se automedicar, mesmo sem ter certeza de qual é o seu problema de saúde? No caso das empresas, a premissa é a mesma. 

Não adianta se preocupar em entender quais benefícios o software de gestão empresarial irá trazer, sem ao menos ter a certeza de quais são os reais problemas de seu negócio. 

E quando falamos em identificar as maiores dores de sua empresa, é preciso deixar claro que estamos falando daquele problema latente e profundo, que tira o seu sono - e não daqueles costumeiros empecilhos do dia a dia, superficiais e fáceis de resolver. 

O objetivo é encontrar problemas crônicos e grandes barreiras que impedem o crescimento do negócio e geram altos custos, sem qualquer resultado. 

Listamos as principais dores de uma empresa. Confira:

  • Desorganização: informações e documentos descentralizados e dispersos levam a erros e falta de visibilidade geral.
  • Ineficiência: processos ineficientes e que não trazem resultado.
  • Falta de produtividade: excesso de trabalhos manuais que consomem tempo e recursos valiosos, evitando que sua equipe se dedique ao que realmente importa. 
  • Tomada de decisão limitada: sem acesso a insights em tempo real, as decisões são frequentemente baseadas em suposições, não em dados concretos.
  • Dificuldades financeiras: a gestão limitada das finanças pode levar a problemas de fluxo de caixa e dificuldades em pagar contas, além do excesso de despesas e dificuldade para cortar gastos. 
  • Comunicação ineficaz: a falta de uma plataforma centralizada pode prejudicar a comunicação interna e externa e impedir a troca de informações valiosas entre profissionais estratégicos da empresa. 
  • Atendimento ao cliente deficiente: erros na gestão de relacionamento com o cliente que impedem a fidelização dos consumidores e a análise de dados para melhorar as estratégias de atendimento. 

Como escolher o software de gestão certo para sua empresa?

Já ficou claro que entender quais são suas dores mais profundas e reais necessidades é um dos primeiros e principais pontos a serem avaliados antes de definir qual software de gestão certo para seu negócio. 

Porém, é fundamental também observar algumas características da ferramenta para garantir que ela ofereça os recursos necessários para atender as demandas de seu negócio. Listamos abaixo outros critérios que devem ser levados em consideração:

- Escalabilidade: certifique-se de que o software de gestão possa crescer com sua empresa. 

- Facilidade de uso: um sistema simples e intuitivo permite análises e tarefas executadas com mais rapidez, além de facilitar o aprendizado e a aceitação por parte da equipe. 

- Integrações: verifique se o software pode se integrar a outras ferramentas já usadas. É importante certificar quais processos precisam ser integrados. Portanto, antes de tomar uma decisão, pergunte à sua equipe de TI quais operações precisam ser incorporadas à ferramenta. Um exemplo para ficar mais claro: verifique se é possível, em um sistema único e integrado, unir gestão de estoque, finanças, relatórios de resultados e CRM. Informações unificadas garante mais rapidez e produtividade na rotina de trabalho. 

- Suporte ao cliente: para implantar o software de gestão será necessário contar com a expertise de uma empresa especializada no segmento. Antes de contratar o fornecedor, avalie a qualidade do suporte oferecido. Certifique-se de escolher uma empresa com uma estrutura de atendimento de suporte organizada e muito capacitada para evitar prejuízos e imprevistos. 

- Segurança dos dados: garanta que o software ofereça recursos robustos de segurança.

- Análises e relatórios: verifique se a ferramenta oferece a capacidade de gerar insights relevantes.

- Armazenamento em nuvem: a computação na nuvem é uma tecnologia que permite acesso remoto a softwares, armazenamento de arquivos e processamento de dados por meio da internet. É uma alternativa para o acesso de dados importantes, que pode ser feito de qualquer computador, em qualquer lugar. Esse tipo de tecnologia possui a poderosa vantagem - permitir o monitoramento das informações em tempo real -, fornecendo dados precisos sobre a gestão de processos do seu negócio. 

- Atualização: softwares de gestão não podem ficar obsoletos. Escolha uma ferramenta que tenha como característica a constante evolução de seus processos, recursos e interfaces. 

- Personalização: todo negócio tem suas peculiaridades. Portanto, em muitos casos, um dos recursos mais valiosos que um sistema pode oferecer é o da personalização. Com esse recurso, é possível configurar funcionalidades específicas para as necessidades de sua equipe como, por exemplo, dashboards personalizados. 

- Integração colaboradores: de nada adianta a tecnologia, sem o recurso humano para explorar ao máximo tudo que ela pode oferecer. Ao escolher uma empresa para a implantação do software de gestão, certifique-se de que ela ofereça treinamentos e workshops para que sua equipe não só aprenda a utilizar a ferramenta, mas como também possa se sentir parte integrante do projeto de mudanças e evolução da empresa. 

Dica prática: como ter sucesso com o uso da ferramenta?

As dores latentes do seu negócio foram identificadas, você escolheu uma consultoria especializada e qualificada para ajudar na implantação do software de gestão e, agora, basta utilizar a ferramenta, explorando ao máximo todos os recursos disponíveis. 

Porém, não é simples assim. Para obter sucesso no uso da ferramenta é preciso estar atento a alguns fatores críticos que precisam ser bem trabalhados dentro da organização. Confira!

Cultura Organizacional

Todos os membros da equipe devem abraçar e incorporar a tecnologia em sua forma de trabalhar, colaborar, inovar e se relacionar. 

Para isso, é essencial construir uma cultura organizacional forte baseada na inovação. Desenvolva uma mentalidade de trabalho centrada no cliente e incentive a experimentação, permitindo que seus colaboradores aprendam com erros e acertos de forma rápida, sem interferir nos resultados da empresa.

Governança

Governança refere-se ao conjunto de processos, práticas, políticas e estruturas que determinam como a empresa é dirigida e administrada. Seu objetivo é garantir a transparência, a prestação de contas, a responsabilidade e a criação de valor sustentável para todos os envolvidos.

Para que as novas tecnologias sejam implantadas e utilizadas com sucesso é fundamental que processos sejam criados e respeitados. Dessa forma é possível garantir que o planejamento estratégico seja seguido e sempre cumprido. Bons resultados são essenciais, mas eles só serão alcançados se as metas, estratégias e a governança forem prioridade nesse processo. 

Liderança comprometida

Como já citamos, não basta apenas instalar o software de gestão - é necessário escolher o correto e utilizá-lo da melhor forma. Mas, isso só ocorre se as iniciativas de uso e comprometimento partirem da alta administração. Gerentes, líderes e CEOs precisam estar alinhados e empenhados em garantir que as ferramentas sejam utilizadas e bem recebidas por seus colaboradores. 

Definição de metas

Softwares de gestão empresarial fornecem dados valiosos para o crescimento da empresa. Com ele, fica mais fácil desenvolver metas e objetivos, além de demonstrar de forma eficaz os resultados e benefícios trazidos pela ferramenta, o que é fundamental na hora de avaliar suas funcionalidades e pontos de melhoria. 

A evolução precisa ser constante

Como você pode perceber, escolher um software de gestão ideal para sua empresa e obter sucesso com o seu uso é um processo contínuo e que exige um planejamento bem estruturado. 

Adotar novas tecnologias não é apenas uma tendência. Uma estratégia bem estruturada de inovação que conte com o uso de um software de gestão permite identificar processos que podem ser melhorados, agregar valor ao produto ou serviço e ainda melhorar a experiência do cliente. 

Mas, você não precisa começar essa mudança sozinho. A atile.digital é uma das mais respeitadas consultorias CRM do Brasil, parceira de softwares de gestão mundialmente reconhecidas, como a Salesforce e a Zendesk, e conta com profissionais altamente capacitados para ajudar você a descobrir suas dores e pontos de melhoria em seu negócio. 

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