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E-commerce B2B: por que estruturar seu canal online

Saiba como estruturar uma plataforma de e-commerce B2B e entenda como as vendas online podem impulsionar seu negócio

Publicado em:7/19/2023

O e-commerce B2B (Business to Business) é um modelo de negócios em que as transações comerciais entre as empresas são feitas por meio de plataformas online. Ideal para indústrias e distribuidoras, o e-commerce B2B conecta empresas de forma fácil, para que elas possam vender, comprar e se relacionar de forma simples e virtual. 

Em plena expansão, o mercado tem se fortalecido e mostrado sinais de que veio para ficar. De acordo com o estudo realizado pelo Grand View Research, empresa especializada em pesquisa de mercado, o e-commerce B2B terá um crescimento anual de 19,7% até 2030. 

Outro dado relevante é que o mercado B2B movimentou, aproximadamente, 7 bilhões de dólares em todo o mundo em 2021. 

Portanto, empresas que não se adaptarem a este contexto e não se mostrarem fortes no ambiente online correm o risco de perder oportunidades de vendas. 

Além disso, estão deixando de aproveitar os benefícios que a automatização de processos oferece, como a coleta e integração de dados, por exemplo. 

Diante desse cenário, é essencial se aprofundar na importância de estruturar uma plataforma de e-commerce B2B eficiente para seu negócio. Neste artigo, você poderá saber mais sobre como adaptar sua empresa ao novo mercado e como alavancar seus resultados com a ajuda do comércio eletrônico. Acompanhe!

O comprador B2B e a importância do e-commerce

Segundo uma pesquisa realizada pela Forrester Research,  93% dos compradores de atacado disseram que, caso possível, prefeririam fazer suas compras B2B através de um canal digital.

Esse dado tem se mostrado real quando pensamos no crescimento do e-commerce B2B no Brasil. Em 2021, o setor registrou um crescimento de 62% em relação ao ano anterior. 

Isso ocorre porque, assim como no varejo, o comprador B2B está mais exigente e maduro no ambiente digital. Isso faz com que ele busque cada vez mais por soluções que o ajude a fazer as compras com mais agilidade e facilidade.

Entender esse novo comportamento de compra do cliente é fundamental para se manter competitivo e garantir escalabilidade de vendas para sua empresa. Afinal, nos dias de hoje, vence e se destaca no mercado, quem melhor se adapta às novas formas de fazer negócios. 

Diferença entre e-commerce B2B e B2C

Antes de prosseguirmos, é importante deixar claro as diferenças entre o e-commerce B2B e o B2C. Isso porque é muito comum acreditar que as mesmas ações podem ser utilizadas para os dois modelos de mercado. Mas, não é por aí!

Com características específicas e peculiares entre eles, as estratégias de vendas e relacionamento no ambiente online também devem seguir abordagens distintas. 

Em um e-commerce B2B, o número de clientes tende a ser menor e, em razão disso, faz-se necessário utilizar os recursos certos para proporcionar uma experiência de compra de longo prazo, com preços e recomendações de produtos mais personalizadas. 

Além disso, o e-commerce B2B normalmente atende pedidos grandes e orientados por fatores objetivos, como o custo-benefício para revenda, valor de investimento e a qualidade do produto. 

Já no B2C, venda realizada diretamente para o consumidor final, as decisões de compra são baseadas na emoção e, geralmente, as empresas desse setor têm uma base de clientes maior, com interações de curto prazo e mais focadas em recomendações mais impessoais e promoções. 

Por fim, o processo de compra no e-commerce B2B tende a ser mais complexo e, por isso, necessita de uma infraestrutura e uma plataforma mais robusta. 

Plataforma E-commerce B2B: como escolher a ideal

Como você pode perceber, a principal diferença entre o B2B e o B2C é o perfil de cliente, e essa característica vai influenciar diretamente no tipo de plataforma de e-commerce escolhida. 

Vendas entre empresas exige planejamento, previsão de demanda, conhecimento do público, ferramentas eficientes de atendimento, ótima integração com logística e soluções adequadas para pagamentos e análise de crédito. 

Portanto, uma plataforma de e-commerce B2B é mais complexa, se comparada a do B2C, e deve oferecer uma estrutura robusta, com soluções inteligentes e com capacidade para atender grandes volumes de pedidos. 

É importante também que a plataforma seja personalizável, ou seja, ela deve oferecer a possibilidade de ser configurada especificamente para seu negócio e suas características. Afinal, cada empresa possui necessidades próprias em seu processo de vendas e o seu e-commerce precisa estar alinhado a ele. 

Além disso um e-commerce B2B deve contar com um sistema eficiente para fazer segmentações e oferecer recursos que ajudem na gestão de vendas como: 

- Catálogo de produtos;

- Cálculo de impostos;

- Orçamentos;

- Módulo do representante de vendas;

- Tabela de fretes;

- Validação de cadastro e limitação de crédito;

- Venda de produtos em grade;

- Cupom de desconto;

- Acompanhamento de pedido;

- Vendas cruzadas.

E fique atento: muitas plataformas por aí se dizem próprias para B2B, mas são apenas adaptações de e-commerce B2C e tende a não conseguirem atender às demandas necessárias. 

A atile.digital oferece uma plataforma de e-commerce exclusiva para B2B, com a implantação mais rápida do mercado e diversas funcionalidades desenvolvidas especialmente para atender empresas do setor. Ela é também a única plataforma com CRM e canais de atendimento. 

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Benefícios do e-commerce B2B

O E-commerce B2B é uma ferramenta que se aplica a qualquer tipo de negócio, seja qual for o seu porte. Ela pode ajudar sua empresa na ampliação das margens de vendas, na redução de custos e no tempo gasto nas negociações.

Mas, as vantagens não param por aí. Confira outros benefícios que o e-commerce B2B podem oferecer para sua empresa:

01) Negociação acelerada

Um canal online permite vender 24 horas por dia, sete dias por semana, alcançando clientes antes intangíveis. 

Com isso, os compradores podem fazer pedidos de qualquer localidade, no horário e em períodos mais convenientes para eles, garantindo mais conforto e autonomia ao fazer as compras.

Um e-commerce B2B ajuda a acelerar negociações porque aproxima compradores  de sua marca e dá infinitas possibilidades de interações e estratégias de vendas.

02) Gestão de vendas

Acompanhe em tempo real suas vendas, monitore o comportamento de seus clientes e integre informações essenciais para a tomada de decisão. Uma gestão de vendas eficiente significa mais controle das operações e maiores chances de conquistar resultados expressivos e em escala. 

Além disso, quando as empresas estão conectadas via e-commerce, é possível reduzir estoques, acompanhar carrinhos abandonados, oferecer melhores preços, acompanhar contas em tempo real e ainda garantir compras recorrentes, facilitando o processo de aquisição do cliente. 

03) Automatização de processos

A automação de processos e os sistemas integrados ajudam a recolher e extrair informações valiosas sobre o seu negócio. Com esses dados, é possível minimizar erros, atrasos e ainda promover ações alinhadas entre setores como marketing, logística e financeiro, dando mais dinamismo às suas operações e aumentando a produtividade de sua equipe. 

04) Experiência do cliente

Assim como no B2C, o mercado está cada vez mais competitivo e a atenção dos clientes é bastante disputada. Para ter mais chances de se destacar em meio a multidão, uma opção é investir e valorizar a experiência do cliente

Aproveite os recursos de mapeamento do comportamento do cliente oferecidos pelas plataformas de e-commerce B2B e aprenda mais sobre suas preferências, ajude-o a otimizar seu processo de compra. 

Para isso, disponibilize ofertas personalizadas e produtos ou serviços que podem ser ajustados às necessidades específicas de cada cliente. Ações desse tipo geram uma conexão com seu consumidor, deixando-o mais satisfeito e aumentando as chances de recompra. 

05) Aumento da receita

Devido à praticidade que a automação oferece, os processos de negócios se tornam mais rápidos e facilitados. Isso permite uma redução do ciclo de vendas e garante ainda custos mais baixos, entregas rápidas e, consequentemente, o aumento da receita. 

Outra vantagem é que plataformas de e-commerce B2B eficientes possuem recursos que ajudam a incrementar o ticket médio através de campanhas, rebates e promoções personalizadas e direcionadas para cada perfil de cliente. 

E-commerce B2B e a agilidade baseada em dados

O e-commerce B2B é um poderoso aliado para a maximização de resultados e melhoria no relacionamento com o comprador. Por isso, ele tem se tornado vital para as empresas desse setor. 

Com um e-commerce bem estruturado, seu negócio proporciona aos clientes jornadas de qualidade e ainda conta com um apoio importante para resolver problemas na cadeia de suprimentos, conectando oferta à demanda.

Mas, um dos grandes triunfos de um e-commerce B2B é que ele prepara seu negócio para o futuro. Com a ajuda de dados e da tecnologias, sua empresa pode começar uma nova fase de expansão e manter-se estável, mesmo em cenários imprevisíveis. 

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