O e-commerce B2B (Business to Business) é um modelo de negócios em que as transações comerciais entre as empresas são feitas por meio de plataformas online. Ideal para indústrias e distribuidoras, o e-commerce B2B conecta empresas de forma fácil, para que elas possam vender, comprar e se relacionar de forma simples e virtual. Em plena expansão, o mercado tem se fortalecido e mostrado sinais de que veio para ficar. De acordo com o estudo realizado pelo Grand View Research, empresa especializada em pesquisa de mercado, o e-commerce B2B terá um crescimento anual de 19,7% até 2030. Outro dado relevante é que o mercado B2B movimentou, aproximadamente, 7 bilhões de dólares em todo o mundo em 2021. Portanto, empresas que não se adaptarem a este contexto e não se mostrarem fortes no ambiente online correm o risco de perder oportunidades de vendas. Além disso, estão deixando de aproveitar os benefícios que a automatização de processos oferece, como a coleta e integração de dados, por exemplo. Diante desse cenário, é essencial se aprofundar na importância de estruturar uma plataforma de e-commerce B2B eficiente para seu negócio. Neste artigo, você poderá saber mais sobre como adaptar sua empresa ao novo mercado e como alavancar seus resultados com a ajuda do comércio eletrônico. Acompanhe! O comprador B2B e a importância do e-commerceSegundo uma pesquisa realizada pela Forrester Research, 93% dos compradores de atacado disseram que, caso possível, prefeririam fazer suas compras B2B através de um canal digital. Esse dado tem se mostrado real quando pensamos no crescimento do e-commerce B2B no Brasil. Em 2021, o setor registrou um crescimento de 62% em relação ao ano anterior. Isso ocorre porque, assim como no varejo, o comprador B2B está mais exigente e maduro no ambiente digital. Isso faz com que ele busque cada vez mais por soluções que o ajude a fazer as compras com mais agilidade e facilidade. Entender esse novo comportamento de compra do cliente é fundamental para se manter competitivo e garantir escalabilidade de vendas para sua empresa. Afinal, nos dias de hoje, vence e se destaca no mercado, quem melhor se adapta às novas formas de fazer negócios. Diferença entre e-commerce B2B e B2CAntes de prosseguirmos, é importante deixar claro as diferenças entre o e-commerce B2B e o B2C. Isso porque é muito comum acreditar que as mesmas ações podem ser utilizadas para os dois modelos de mercado. Mas, não é por aí! Com características específicas e peculiares entre eles, as estratégias de vendas e relacionamento no ambiente online também devem seguir abordagens distintas. Em um e-commerce B2B, o número de clientes tende a ser menor e, em razão disso, faz-se necessário utilizar os recursos certos para proporcionar uma experiência de compra de longo prazo, com preços e recomendações de produtos mais personalizadas. Além disso, o e-commerce B2B normalmente atende pedidos grandes e orientados por fatores objetivos, como o custo-benefício para revenda, valor de investimento e a qualidade do produto. Já no B2C, venda realizada diretamente para o consumidor final, as decisões de compra são baseadas na emoção e, geralmente, as empresas desse setor têm uma base de clientes maior, com interações de curto prazo e mais focadas em recomendações mais impessoais e promoções. Por fim, o processo de compra no e-commerce B2B tende a ser mais complexo e, por isso, necessita de uma infraestrutura e uma plataforma mais robusta. Plataforma E-commerce B2B: como escolher a idealComo você pode perceber, a principal diferença entre o B2B e o B2C é o perfil de cliente, e essa característica vai influenciar diretamente no tipo de plataforma de e-commerce escolhida. Vendas entre empresas exige planejamento, previsão de demanda, conhecimento do público, ferramentas eficientes de atendimento, ótima integração com logística e soluções adequadas para pagamentos e análise de crédito. Portanto, uma plataforma de e-commerce B2B é mais complexa, se comparada a do B2C, e deve oferecer uma estrutura robusta, com soluções inteligentes e com capacidade para atender grandes volumes de pedidos. É importante também que a plataforma seja personalizável, ou seja, ela deve oferecer a possibilidade de ser configurada especificamente para seu negócio e suas características. Afinal, cada empresa possui necessidades próprias em seu processo de vendas e o seu e-commerce precisa estar alinhado a ele. Além disso um e-commerce B2B deve contar com um sistema eficiente para fazer segmentações e oferecer recursos que ajudem na gestão de vendas como: - Catálogo de produtos; - Cálculo de impostos; - Orçamentos; - Módulo do representante de vendas; - Tabela de fretes; - Validação de cadastro e limitação de crédito; - Venda de produtos em grade; - Cupom de desconto; - Acompanhamento de pedido; - Vendas cruzadas. E fique atento: muitas plataformas por aí se dizem próprias para B2B, mas são apenas adaptações de e-commerce B2C e tende a não conseguirem atender às demandas necessárias. A atile.digital oferece uma plataforma de e-commerce exclusiva para B2B, com a implantação mais rápida do mercado e diversas funcionalidades desenvolvidas especialmente para atender empresas do setor. Ela é também a única plataforma com CRM e canais de atendimento. Quer saber mais sobre o E-commerce B2B da atile.digital? Clique aqui e fale com nossos consultores. Benefícios do e-commerce B2BO E-commerce B2B é uma ferramenta que se aplica a qualquer tipo de negócio, seja qual for o seu porte. Ela pode ajudar sua empresa na ampliação das margens de vendas, na redução de custos e no tempo gasto nas negociações. Mas, as vantagens não param por aí. Confira outros benefícios que o e-commerce B2B podem oferecer para sua empresa: 01) Negociação aceleradaUm canal online permite vender 24 horas por dia, sete dias por semana, alcançando clientes antes intangíveis. Com isso, os compradores podem fazer pedidos de qualquer localidade, no horário e em períodos mais convenientes para eles, garantindo mais conforto e autonomia ao fazer as compras. Um e-commerce B2B ajuda a acelerar negociações porque aproxima compradores de sua marca e dá infinitas possibilidades de interações e estratégias de vendas. 02) Gestão de vendasAcompanhe em tempo real suas vendas, monitore o comportamento de seus clientes e integre informações essenciais para a tomada de decisão. Uma gestão de vendas eficiente significa mais controle das operações e maiores chances de conquistar resultados expressivos e em escala. Além disso, quando as empresas estão conectadas via e-commerce, é possível reduzir estoques, acompanhar carrinhos abandonados, oferecer melhores preços, acompanhar contas em tempo real e ainda garantir compras recorrentes, facilitando o processo de aquisição do cliente. 03) Automatização de processosA automação de processos e os sistemas integrados ajudam a recolher e extrair informações valiosas sobre o seu negócio. Com esses dados, é possível minimizar erros, atrasos e ainda promover ações alinhadas entre setores como marketing, logística e financeiro, dando mais dinamismo às suas operações e aumentando a produtividade de sua equipe. 04) Experiência do clienteAssim como no B2C, o mercado está cada vez mais competitivo e a atenção dos clientes é bastante disputada. Para ter mais chances de se destacar em meio a multidão, uma opção é investir e valorizar a experiência do cliente. Aproveite os recursos de mapeamento do comportamento do cliente oferecidos pelas plataformas de e-commerce B2B e aprenda mais sobre suas preferências, ajude-o a otimizar seu processo de compra. Para isso, disponibilize ofertas personalizadas e produtos ou serviços que podem ser ajustados às necessidades específicas de cada cliente. Ações desse tipo geram uma conexão com seu consumidor, deixando-o mais satisfeito e aumentando as chances de recompra. 05) Aumento da receitaDevido à praticidade que a automação oferece, os processos de negócios se tornam mais rápidos e facilitados. Isso permite uma redução do ciclo de vendas e garante ainda custos mais baixos, entregas rápidas e, consequentemente, o aumento da receita. Outra vantagem é que plataformas de e-commerce B2B eficientes possuem recursos que ajudam a incrementar o ticket médio através de campanhas, rebates e promoções personalizadas e direcionadas para cada perfil de cliente. E-commerce B2B e a agilidade baseada em dadosO e-commerce B2B é um poderoso aliado para a maximização de resultados e melhoria no relacionamento com o comprador. Por isso, ele tem se tornado vital para as empresas desse setor. Com um e-commerce bem estruturado, seu negócio proporciona aos clientes jornadas de qualidade e ainda conta com um apoio importante para resolver problemas na cadeia de suprimentos, conectando oferta à demanda. Mas, um dos grandes triunfos de um e-commerce B2B é que ele prepara seu negócio para o futuro. Com a ajuda de dados e da tecnologias, sua empresa pode começar uma nova fase de expansão e manter-se estável, mesmo em cenários imprevisíveis. Quer saber mais sobre como desenvolver um e-commerce B2B poderoso para seu negócio? 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