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Conheça melhor opção de E-commerce para fornecedores e distribuidoras - Blog | atile.digital

Conheça melhor opção de E-commerce para fornecedores e distribuidoras

No contato diário com empresas de todos os setores, a atile identificou uma lacuna no mercado B2B. Buscando oferecer a melhor opção para empresas que atuam nesse tipo de comércio, foi criado o atile.E-commerce B2B.

Publicado em:9/15/2020

Fornecedoras de produtos ou materiais muitas vezes encontram desafios para alcançar localidades remotas, como cidades de interior ou rurais. De fato, a quantidade pequena de compradores pode dificultar a ação de agentes de vendas e a instalação de filiais nessas localidades 


A atile criou uma plataforma voltada especialmente para auxiliar nas vendas online para esse tipo de cliente, automatizando e trazendo um mecanismo inteligente e eficiente de unir fornecedores e ajudar no relacionamento entre empresas. 

Tipos de empresas que se beneficiam pela implementação do atile.E-commerce B2B

Alguns tipos de estabelecimentos estão presentes em cidades de qualquer porte. Um bom exemplo são as borracharias, que precisam manter um estoque frequente de utensílios como pneus e câmaras de ar. 


No entanto, na hora de comprar esses produtos, os clientes de localidades remotas precisam buscar distribuidores longínquos e chegam a perder possibilidades de negócios. 


A solução de e-commerce para B2B da atile concentra-se nesse tipo de negócio, unindo tecnologia e inteligência para facilitar e expandir as vendas de agentes de empresas fornecedoras. 

Retornos esperados na implementação do atile.E-commerce B2B

O atile.E-commerce B2B é uma plataforma inteligente, voltada para agilizar a venda de produtos com flexibilidade e aprofundamento pelos agentes de venda em cada negociação. 


Sistemas automatizados no relacionamento com clientes no e-commerce B2C, mas pouco trabalhados nos negócios entre empresas. A otimização dos processos toma forma em uma série de automações personalizadas, capazes de direcionar cada cliente de acordo com seu perfil previamente estabelecido. 

 

O sistema envolve uma notificação automática de oportunidades de vendas, direcionadas para as carteiras de agentes que alcançam nichos de clientes dificilmente detectáveis sem ajuda da plataforma. 


Além de proporcionar a escalabilidade das vendas da empresa, esse procedimento evita a competição interna entre vendedores ou agentes, direcionando cada qual para uma região de vendas remota, alcançando clientes que seriam ignorados por conta do baixo volume de vendas. 


Outras vantagens como gestão de campanhas e ofertas, indicadores de desempenho e ferramentas de cupons exclusivos podem ser personalizados diretamente para as características da empresa contratante, de acordo com consultoria especializada da atile. 

Implementação do atile.E-commerce B2B

A atile é capaz de implementar a plataforma em poucos dias de colaboração com a equipe da empresa contratante. 

Um planejamento adequado é criado para que a integração com os sistemas legados ocorra de forma simples e pouco disruptiva. 

Nossa equipe inclui pessoal para cadastros de produtos, o que agiliza o processo. 

Funcionalidades do atile.E-commerce B2B

O atile.E-commece B2B é uma plataforma criada sob medida para vendas entre empresas e fornecedores com inteligência, angariando os melhores benefícios do Salesforce para ajudar os vendedores nessa empreitada. 


As funcionalidades que você encontra abaixo são voltadas para a automação de recursos e buscam desenvolver com os clientes uma comunidade ao redor das compras. 

Assistente virtual 

Uma das maiores vantagens do atile.E-commerce B2B é a facilidade com a qual vendedores(as) podem acessar possíveis clientes que seriam inatingíveis sem a ajuda de mecanismos automatizados. 


O assistente virtual da plataforma é capaz de adicionar oportunidades automaticamente na carteira de vendas, utilizando algoritmos inteligentes que identificam o padrão da frequência de compras do cliente. 


Produtos adequados para cada cliente também são adicionados na carteira, agilizando propostas e identificando até mesmo alterações de comportamento no histórico de compras. A plataforma também é capaz de buscar automaticamente as peças e acessórios compatíveis com determinado produto. 


Alguns dos fatores levados em conta pelos modelos matemáticos são periodicidade, sazonalidade e quantidades adquiridas anteriormente. 


O sistema recomenda itens de acordo com as estratégias de marketing da empresa, destacando produtos em lançamento ou que precisam movimentar seus estoques. 

Gestão de carteira

Ter uma visão completa do relacionamento B2B é um grande passo na inteligência empresarial. No entanto, o processo fica ainda mais ágil quando é possível prever as compras de clientes. 


O atile.E-commerce B2B é capaz de analisar automaticamente o comportamento da conta, identificando o tempo médio entre os contatos com o cliente e gerando avisos de que os estoques podem estar acabando. 


A gestão de carteira também inclui segmentação inteligente, dividindo clientes em grupos específicos e facilitando a avaliação do comportamento de acordo com produtos diversos. Clientes também podem ser classificados a partir do volume de vendas e da quantia envolvida nas transações. 


O vendedor consegue visualizar os itens mais comprados em sua carteira, com uma visão 360º dos clientes e conferir o tempo e o preço médio entre as compras. As mudanças de comportamento também aparecem automaticamente, abrindo portas para ações precisas cujo intuito é evitar a perda de clientes. 


Um exemplo é a análise de motivo de não compra que pode ser realizada automaticamente no cruzamento de itens sugeridos e itens comprados, de acordo com o registro dos vendedores dos motivos de não compra dos itens. 

Campanhas e ofertas

Independentemente do mercado, a personalização das comunicações é indispensável. No mercado B2B isso significa gerar campanhas e ofertas condizentes com o histórico e com contexto das transações anteriores.


Uma das ferramentas da plataforma ajuda na segmentação por cliente que implica na pré-definição de públicos para campanhas específicas.


As campanhas incluem ferramentas de cross sell e up sell


O cross sell acontece na exibição de itens relacionados aos itens adicionados ao pedido do cliente, ajudando o vendedor ou o comprador na oferta de acessórios ou acompanhamentos. 


Já o upsell consiste na oferta de itens recomendados para o cliente com base no seu histórico de compra, nas campanhas direcionadas para o seu segmento e no histórico de compra de empresas similares.

Bonificação de itens, Rebate, Desconto

A plataforma conta com uma ferramenta que disponibiliza itens bonificados em recompensa de uma campanha do cliente, incluindo opções de rebate (crédito) que pode ser abatido em compras futuras. 

Recursos envolvidos nas ofertas

A equipe de marketing poderá definir para qual grupo de clientes a oferta deve ser exibida. Uma das funcionalidades mais interessantes desse processo consiste no uso de filtros de exibição que facilitam o processo de adicionar produtos ou clientes em uma oferta. 


Abaixo, você confere alguns dos destaques dos recursos voltados para a ferramenta de ofertas na plataforma e-commerce B2B.


Validade da oferta: o início e o fim das ofertas podem ser pré-definidos e programados para ocorrer automaticamente.

Orçamento da oferta: pode ser definido um orçamento máximo para a oferta. Assim que este orçamento for atingido, a oferta é automaticamente desativada;

Valor mínimo de compra: pode ser definido um valor mínimo do pedido para que a oferta seja ativada;

Tipos de benefícios: para cada campanha é possível definir um tipo de benefício diferente aos compradores: Desconto no pedido, Rebate (Crédito para compra futura) ou bonificação em produto;

Avaliação da compra: na campanha poderá ser definido se a avaliação para determinação do valor mínimo de compra se aplica à todos os itens do pedido ou somente aos itens que fazem parte da campanha;

Requisitos da oferta: valores ou quantidades mínimas exigidas para validar uma oferta para o cliente.

Quantidade máxima de uso do número de vez que um cliente pode optar por uma mesma oferta.

Ferramenta para cupons de desconto

Cupons de desconto são ótimas opções para aumentar o engajamento de campanhas, especialmente se atrelado à demandas internas da empresa, como escoamento de estoque. 

Dentro da atile.E-commerce B2B é possível trabalhar com cupons de dois tipos, exclusivos e compartilhados. 


Os cupons exclusivos são emitidos em nome de um determinado cliente e só poderão ser utilizados por ele. Já os cupons compartilhados genéricos podem ser utilizados por qualquer cliente da empresa. Os cupons têm algumas configurações para ajudar no upsell do pedido e gestão. 

Catálogo de produtos

A composição dos produtos catalogados pode ser classificada entre peças e acessórios, kits e produtos de referência. O recurso de venda de peças e acessórios evitam erros na venda de produtos incompatíveis com o equipamento do cliente, mostrando apenas o que for relevante na hora da venda.

A área de marketing da empresa é capacitada para criar kits e impulsionar o upsell de produtos. 

Os produtos referência são aqueles que podem ter variação em algum dos seus atributos. Desta forma, o usuário seleciona o item referência na lista de produtos e em seguida, visualiza a variação dos atributos do produto como cor ou tamanho, por exemplo. 

Grade de produtos

Com a função de grade de produtos, o usuário poderá selecionar quais itens da mesma referência deseja vender, em apenas uma tela, gerando mais facilidade e produtividade para os usuários.

Recursos avançados de imagem

Ao efetuar o upload de uma nova imagem de produto, o usuário poderá redimensioná-la e cortá-la, sem a necessidade de editar a imagem em um aplicativo de edição. Além disso, no momento do upload o atile.E-commerce B2B já redimensiona e comprime as imagens de forma otimizada para aumentar a performance e reduzir o tempo de carregamento das páginas. 

Atributos dinâmicos para produtos

Cada produto pode ter um grupo de atributos utilizados como base para filtros de listas e para a formação das tabelas de especificação técnica do produto. Com o recurso de atributos dinâmicos, diversas categorias diferentes de produtos podem ser vendidas, os filtros e especificações técnicas serão respeitadas de acordo com sua classificação. 

Multi-classificação de produtos

Os produtos poderão ser classificados através de uma estrutura de hierarquia de categorias de produtos, que serve como base para busca e filtro de produtos de cada uma das categorias, além de determinar a similaridade de cada um deles.

Catálogo dinâmico de especificação

O catálogo dinâmico de produtos é gerado automaticamente, com base na descrição do produto, imagens, código do produto e seus atributos. Desta forma, qualquer alteração que aconteça nas características de um produto são automaticamente atualizadas na próxima geração do catálogo.

Funcionalidades personalizadas

A atile integra a plataforma de acordo as demandas específicas de cada empresa. Desta forma, muitos dos benefícios possíveis podem ser conhecidos em contato direto com sua a consultoria estratégica. Conheça a atile!