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Qual a importância da transformação digital no varejo e atacado?

Leia o artigo e entenda o que é a transformação digital no varejo e atacado. Conheça seus benefícios e as ferramentas que podem ser utilizadas em seu negócio.

Publicado em:27/10/2023

A transformação digital no varejo e atacado tem revolucionado os setores, tornando-os mais competitivos, eficientes e adaptáveis às constantes mudanças de mercado. 

Porém, devido a natureza conservadora desses segmentos, ainda existem muitas dúvidas sobre o quanto a transformação digital é importante e necessária para o desenvolvimento dos setores. 

Pensando nisso, preparamos esse artigo em que abordamos o que é a transformação digital no varejo e atacado, qual os seus benefícios e ainda apresentamos 5 ferramentas que podem ser utilizadas em seu negócio. Acompanhe!

O que é transformação digital no varejo e atacado?

A transformação digital no varejo e atacado é um processo de reestruturação e modernização desses setores por meio da integração de tecnologias digitais para melhorar a eficiência operacional, aprimorar a experiência do cliente e impulsionar o crescimento do negócio

Essa transformação envolve a adoção de diversas tecnologias como a computação em nuvem, análise de dados, inteligência artificial, internet das coisas (IoT), automação, comércio eletrônico, entre outros.

Com a transformação digital, as empresas do setor se tornam capazes de atender às demandas de um ambiente de mercado cada vez mais competitivo, digital e orientado pela tecnologia. 

Adaptar-se aos novos tempos é uma ação imprescindível para as empresas que querem se manter fortes no mercado e prontas para qualquer desafio. 

Quais os benefícios da transformação digital no varejo e atacado?

A adoção de tecnologias digitais no setor varejista e atacadista tem um papel fundamental na estratégia de crescimento das empresas do setor. Seus recursos garantem mais modernidade para os processos de gestão da organização. Mas, os ganhos não param por aí. 

Conheça alguns dos principais benefícios que a transformação digital oferece para os setores:

Digitalização

Durante a pandemia de Covid-19, as pessoas se viram obrigadas a buscar novas formas de vender e comprar. Com isso, as tecnologias passaram a ser mais usadas, passando a fazer parte do dia a dia das pessoas e gerando um novo hábito e comportamento de compra que veio para ficar. 

E as estatísticas provam isso. Em 2021, houve um aumento impressionante nas compras online e só o mercado B2B movimentou, aproximadamente, 7 bilhões de dólares em todo o mundo. Além disso, a expectativa é de um crescimento anual do segmento de 19,7% até 2030.

Diante disso, a digitalização surge como um dos efeitos mais marcantes da transformação digital no varejo e atacado

Ela permite que empresas aproveitem a tecnologia para otimizar a gestão, a logística, o marketing e outras áreas-chave de seus negócios. Ela é capaz de tornar as empresas mais eficientes e com mais chances de se manterem estáveis no mercado, mesmo em situações de crise. 

Aumento de receita

A automação de processos internos, a otimização da gestão de logística e a implantação de plataformas de comércio eletrônico voltadas para clientes B2B são apenas algumas ações promovidas com a ajuda da tecnologia que trazem mais eficiência operacional.

Para se ter uma ideia, pesquisas realizadas pela Salesforce apontam que a modernização dos processos pode trazer uma redução de até 30% nos custos operacionais nas empresas. 

E o principal resultado disso tudo é o aumento de receita. Isso é possível porque a automação permite que erros sejam reduzidos, os estoques mais bem gerenciados e, com a ajuda da análise de dados, decisões mais acertadas sejam tomadas. 


Mais produtividade 

Um dos principais benefícios oferecidos pela transformação digital é o aumento da produtividade das equipes. 

Ferramentas modernas possibilitam a substituição de trabalho manuais pela automação, economizando tempo dos colaboradores e ainda permitindo que eles possam concentrar seus esforços em demandas estratégicas. 

Além disso, as equipes conseguem tomar decisões mais rápidas e acertadas, graças à coleta e análise de grandes volumes de dados que geram insights valiosos, ajudando a melhorar o desempenho de toda a equipe. 

Melhoria na experiência do cliente

Imagine enviar promoções dos produtos preferidos ou mais comprados para seu cliente de forma fácil e personalizada. Já parou para analisar a experiência de qualidade que sua empresa pode criar para o consumidor diante de uma ação desse tipo? 

Oferecer experiências positivas para o cliente é fundamental para agregar valor à marca e torná-la mais valiosa na opinião dos consumidores. E com a transformação digital isso é possível, graças à coleta e análise de dados. 

Outro fator relevante trazido pela inovação e uma das principais tendências para o varejo e atacado no próximo ano é o atendimento omnichannel

Por oferecer diversos canais de atendimento, a inovação oferece conveniência e flexibilidade. Utilizada da forma correta, a ferramenta garante uma boa experiência de compra ao cliente, alcançando-o em todos os pontos de contato possíveis e ainda aumentando as chances de fidelização do consumidor. 

Aumento de competitividade

A concorrência no setor é alta, com várias empresas (nacionais e até internacionais) disputando a mesma base de clientes. Esse cenário leva muitos atacadistas e varejistas a procurarem maneiras de se diferenciar por meio de novos serviços, seleção de produtos, promoções e experiência de compra única. 

Com a transformação digital fica mais fácil atingir esses objetivos, uma vez que ela possibilita um acompanhamento constante das tendências do segmento. 

Isso é importante porque permite que as empresas possam reagir rápido às mudanças de mercado, mantendo-se competitivas. 

Melhor segurança de dados

A segurança de dados desempenha um papel fundamental no funcionamento seguro e eficaz das empresas varejistas e atacadistas, protegendo tanto os interesses da empresa quanto os direitos e a privacidade dos clientes. 

Investir em medidas de segurança de dados é essencial para manter a integridade e a confiança no setor de varejo e atacado.

5 ferramentas para seu negócio

Para a transformação digital no varejo e atacado ser bem-sucedida, é fundamental que as ferramentas adequadas para cada tipo de empresa sejam implantadas para otimizar os processos internos e externos. Conheça algumas delas: 

01) CRM

O CRM (Customer Relationship Management), ou gestão de relacionamento ao cliente, é um software que traz funcionalidades específicas para aprimorar o atendimento e a experiência do cliente.

A ferramenta facilita o contato entre a marca e seu público-alvo, permitindo o acompanhamento de toda a jornada do cliente, em tempo real. Esse é um importante recurso para auxiliar sua equipe a identificar preferências do consumidor e ainda possibilita a personalização da comunicação.

Além disso, o CRM automatiza processos e trabalhos manuais, melhorando a produtividade da equipe, ajudando a gerenciar e analisar os dados sobre o lead, otimizando custos e aumentando as vendas. 

Estatísticas coletadas pela Salesforce, plataforma de CRM número 1 no mundo,  mostram que empresas que utilizam o software obtém um aumento de 27% das vendas de up-sell e cross-sell e de 29% na produtividade das equipes de vendas, após a implantação da ferramenta.

Para o setor atacadista e varejista, o CRM pode desempenhar um papel fundamental. Com a ferramenta, é possível coletar dados ricos e centralizar informações que podem gerar insights valiosos, ajudando a melhorar processos de distribuição e a colaborar para a tomada de decisão mais eficientes. 

02) Automação de marketing

Outra ferramenta importante na transformação digital no varejo e atacado, a automação de marketing é responsável por automatizar tarefas e processos relacionados à área, a fim de otimizar o tempo e recursos, melhorar a eficiência e personalizar as interações com os consumidores. 

Ela é amplamente utilizada para melhorar o envolvimento com os clientes, gerar leads, nutri-los ao longo do ciclo de compra e, finalmente, aumentar as vendas.

03) Chatbot

Chatbot para sites são softwares que imitam o atendimento humano, dando respostas simples ao usuário. Essa é uma solução bastante indicada para resolver dificuldades de baixa complexidade e dar mais autonomia para o consumidor.  

04) Chat Online

Outra ferramenta que pode ser implantada na transformação digital da sua empresa é o chat online. Diferente do chatbot que são respostas automáticas, nesse caso, os consumidores conversam diretamente com os atendentes humanos de forma rápida e prática. 

05) Inteligência artificial

Segundo o relatório de tendências da Zendesk de 2023:

- 59% dos consumidores querem que as empresas usem os dados coletados sobre eles para criar experiências personalizadas;

- 74% acredita que a IA melhora o atendimento ao cliente

Esses dados mostram como cada vez mais a inteligência artificial tem se firmado como uma das principais aliadas e um importante recurso estratégico para as empresas. 

Isso porque muito mais do que melhorar o atendimento, ela pode ser aplicada para fornecer indicações mais precisas de produtos ou serviços, seguindo o perfil e interações anteriores dos consumidores com a marca, otimizar processos repetitivos e muito mais. 

Case de sucesso: transformação digital na prática 

Você já compreendeu a importância da transformação digital no varejo e no atacado. Mas, fica ainda mais fácil entender o impacto da inovação nos setores quando temos a oportunidade de conhecer uma história de sucesso. 

É o caso do Grupo Cantu, uma das 10 maiores redes atacadistas do país e cliente atile.digital. Com o objetivo de melhorar o atendimento ao cliente, a empresa contratou as soluções Sales Cloud e Service Cloud da Salesforce.

“Já ganhamos vários elogios de clientes sobre a mudança no atendimento”, diz Alexandre de Abreu Dekker, gerente de Operações da Cantu. 

Mas, os ganhos foram muito além disso. Após a transformação digital, foi percebido também uma melhora na produtividade da equipe de vendas e em diversos outros setores da empresa. 

E, graças aos bons resultados, o grupo já tem novos planos relacionados à inovação. Quer saber mais? Confira o case completo e inspire-se para transformar seu negócio também!

Pronto para transformar seu negócio?

O cenário atual do setor varejista e atacadista é altamente competitivo, com uma busca constante por encontrar a melhor margem de lucro sob seus produtos, e que ainda tem sofrido muitas alterações devido a mudança do perfil de compra do consumidor.

A transformação digital pode ajudar as organizações desses segmentos a vencer esses desafios. Com a novas tecnologias, é possível evitar tornar-se obsoletas e garantir seu espaço em um mercado cada vez mais volátil. 

Você atua no varejo ou atacado e gostaria de melhorar a eficiência de sua organização? Converse com os consultores da atile.digital, tire suas dúvidas e entenda melhor como implantar a transformação digital e suas ferramentas. 

Entre em contato conosco! 


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