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CRM em tempos de coronavírus: a importância do histórico de relacionamento

Com a expansão das restrições por conta do coronavírus, as empresas estão desenvolvendo e adquirindo competitividade na área de relacionamento com o cliente. Entenda como isso ocorre e a importância de ferramentas adequadas de gestão CRM.

Publicado em:16/04/2020

Em qualquer relacionamento a comunicação é uma peça essencial. O mesmo pode ser dito a respeito da relação das empresas com os seus clientes. 


A expansão do coronavírus está abalando todas as estruturas da normalidade como conhecemos. Esse movimento inclui serviços, entregas de produtos e eventos, que estão sendo sumariamente cancelados. Nesse contexto, a comunicação direta e personalizada com o(a) cliente é essencial para que uma relação transparente e honesta seja mantida. 


Sendo assim, ações como cancelamentos, atrasos, manutenção de compromissos previamente estabelecidos entre outros, devem ser comunicados e direcionadas aos clientes, com transparência e objetividade.


Em tempos de crise, as pessoas acabam por entender com clareza com quem podem verdadeiramente contar. Essa é a chance para a sua empresa mostrar que realmente conhece os seus clientes, amparando e direcionando soluções. 


Mas como colocar tudo isso em prática?

O histórico de relacionamento com o cliente é peça chave para uma boa comunicação. 

Quando um(a) cliente entra em contato com a sua empresa, é preciso que ele(a) encontre um atendimento preparado para atendê-lo. Isso significa que o(a) atendente precisa de acesso à todos os dados e informações de transações sobre o(a) cliente. Documentos a respeito de compras realizadas e contratos devem ser rapidamente alcançados por funcionários(as).


Do mesmo modo, essas informações irão amparar a comunicação que a empresa direciona aos clientes em seus canais oficiais e nas mensagens por email, SMS ou chat. 


Para organizar e operacionalizar tudo isso, a ferramenta de gestão de relacionamento com o cliente da Salesforce contribui para a fluidez de uma comunicação personalizada. 


Com a Salesforce toda a comunicação externa da empresa é amparada por uma base de dados acessível de qualquer ponto, já que ela é armazenada na nuvem. Assim,também é possível aprofundar o relacionamento com o cliente a partir de regime home-office com a precisão necessária.

O histórico de relacionamento com o cliente do Salesforce na prática

Veja abaixo como o histórico do relacionamento pode participar da comunicação da empresa com o(a) cliente. 

Ajuste da linguagem a depender do nicho

Por meio do histórico dos clientes você pode fragmentar a audiência. É possível, por exemplo, separar clientes que compraram produtos dos que ainda estão conhecendo a empresa. Essa tática pode ser especialmente útil em caso de eventos cancelados por conta do coronavírus. 

Comunicação 1:1

Para se comunicar diretamente com uma pessoa, é preciso conhecê-la. O histórico do relacionamento com o cliente permite entender as necessidades e especificidades de cada pessoa. Assim, a comunicação direta poder ser aplicada com segurança e presteza pela empresa. 

Compromisso 

Um histórico de relacionamento bem fundamentado ajuda a empresa a manter o compromisso com o cliente, mesmo em tempos de crise! A preocupação da empresa com a transparência irá manter-se na mente da clientela mesmo depois que a pandemia acabar. 


Deseja modernizar o relacionamento com os clientes em sua empresa? A Atile está trabalhando em regime home office para te ajudar nesse momento delicado. Conheça nosso trabalho e converse com nossos(as) consultores(as)!

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