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Tecnologia para Marketing Eleitoral: como engajar mais eleitores

Nesse artigo você entende como a tecnologia de uma ferramenta de relacionamento com o cliente, pode ajudar a alavancar a sua campanha eleitoral!

Publicado em:06/08/2020

A tecnologia é uma parceira das campanhas de marketing eleitoral há tempos, com ótimos resultados na organização das equipes e no conhecimento a respeito do eleitorado.


A atile preparou um pacote especialmente voltado para o Marketing Eleitoral, mas antes de aprofundarmos nas funcionalidades deste produto, vamos entender como a tecnologia impactou a campanha de Barack Obama e garantiu sua vitória nas eleições de 2012. 

Escalabilidade e integração em todas as escalas eleitorais

Não importa se você está concorrendo como vereador de sua cidade, prefeito ou para presidente, existem soluções tecnológicas capazes de fazer a diferença no monitoramento de dados e alavancar os resultados de suas campanhas. 


Ainda que pareça novidade, a tecnologia já faz parte das campanhas há pelo menos 10 anos, mas hoje as soluções estão mais sofisticadas e acessíveis. 


Um bom exemplo do crescimento da tecnologia nas eleições aconteceu em 2010, na campanha de reeleição do presidente Barack Obama, nos EUA. 


A alta capacidade da nuvem da Salesforce foi responsável por rodar uma série de aplicações exigentes sem a necessidade de um custo altíssimo de implementação. Com um enorme potencial de escalabilidade, a plataforma permitiu a comunicação ativa de centenas de agentes de campanha e voluntários, para trabalhar com os dados e registros de 1,5 milhões de eleitores. 


Essa acessibilidade facilitada e a inteligência tecnológica por trás desse processo está acessível para sua campanha eleitoral. Confira abaixo. 

Funcionalidades tecnológicas para o Marketing Eleitoral

Estes recursos tecnológicos estão disponíveis na solução para marketing eleitoral da Atile:

Visão do ambiente político 

Um painel com informações atualizadas em primeira mão a respeito da concorrência e dos humores políticos durante a campanha.

Comunicação entre equipes 

Uma equipe preparada e competente, aliada à tecnologia correta, torna-se imbatível. As ferramentas para comunicação e organização do fluxo de trabalho proporcionam a tomada de decisões em tempo recorde;

Pesquisa de opinião 

Por meio de um acesso seguro à questionários na plataforma, é possível identificar as opiniões dos eleitores a respeito dos planos de governo; 

Monitoramento de ações 

Ações em redes sociais e campanhas de marketing monitoradas em tempo real, abrindo espaço para incremento de estratégias com melhores resultados. 

Analytics  

Gráficos automáticos ajudaram a detectar alterações no humor dos eleitores em relação ao candidato.

Conheça mais sobre o plano da Atile

Uma campanha eleitoral exige, antes de mais nada, velocidade. É preciso aproveitar o momento, alterar o foco de campanhas a partir das alterações no padrão de comportamento dos eleitores, gerar comunicações personalizadas com milhões de pessoas e monitorar tudo isso para criar estratégias alinhadas com os acontecimentos.


A Atile oferece um plano de marketing eleitoral com todos os recursos apresentados na campanha de Obama, mas renovados para entregar performance independentemente da escala da candidatura, seja municipal, estadual ou federal. 


Você ainda conta com ferramentas para angariar fundos para a sua campanha, com QR codes e disparo automático de mensagens de email, sms ou notificações no celular do eleitor. A partir do monitoramento destas redes e canais, é possível personalizar o tom da campanha para cada nicho de eleitores, ampliando o engajamento.


Em 2020, a pandemia tende a deixar as eleições mais digitais ainda. Conheça o pacote de recursos eleitorais da Atile e aumente seus resultados.