Sua empresa irá se diferenciar amanhã pelos dados gerados hoje

18/12/2019 10:38 - Por Denis Augusto Valente
A American Express utiliza históricos de clientes para estudar casos e tomar decisões quando clientes solicitam o cancelamento de seus cartões, por exemplo. A definição dos preços nas lojas Macy's é feita pelo ERP, que utiliza informações históricas e dados de demanda e oferta. O autoatendimento para motoristas em redes de fast food (Drive thru) utiliza informações criadas com dados de comportamento a partir de imagens extraídas das câmeras de segurança dos clientes que estão chegando para definir os pratos a serem oferecidos, proporcionando assim o tempo de atendimento.

Se formos para a ficção, o filme "Moneyball - O homem que mudou o jogo" mostra como um gerenciador de tempo de base aposta em dados e informações históricas para criar um grupo de jogadores com as características possíveis para obter sucesso, mesmo sem muitos investimentos. Em breve, esta situação não será apenas vista no cinema ou nas grandes corporações, será uma necessidade de empresas de todos os tamanhos e dos mais variados setores de atuação.

Muitas empresas não possuem sistemas transacionais (OLTP) ou similares de todas as suas informações, de maneira consolidada e estruturada, com séries históricas para oferecer tomadas de decisões melhores. Quando, em alguns casos, nem sempre todas as informações geradas são armazenadas no Data Warehouse, pois nem todos os dados gerados pela empresa são suportados atualmente.

O histórico de dados de uma empresa é extremamente importante para cumprir as obrigações legais, reduzir riscos e aumentar a produtividade. Mas, além desses aspectos, precisamos considerar que, em breve, muitos aplicativos e soluções estarão disponíveis no mercado e serão capazes de trabalhar com os dados gerados atualmente para ajudar empresários a tomarem decisões estratégicas.

É possível verificar esta tendência no mercado de ERP, que já está realizando integrações com soluções de Big Data. A questão principal será entender como utilizar todas as informações geradas até o momento, para não perder dados preciosos e se diferenciar da concorrência o mais rápido possível.

Outro movimento que está ganhando força é a Internet das coisas, onde tudo e todos estarão conectados e se comunicando para gerar facilidades para viver e trabalhar, e para isto os dados históricos armazenados de maneira estruturada têm uma grande importância para a criação destas novas ofertas, tais elas como comunicações com clientes.

Por isso, é importante refletir agora sobre quais dados são produzidos pela empresa e como eles serão guardados. A definição da política de armazenamento é extremamente estratégica e uma preocupação que deve ser considerada o quanto antes. Armazenar dados em um local seguro, com um provedor de armazenamento em nuvem que tem um bom histórico de confiabilidade e gerenciamento, é a melhor maneira de garantir proteção contra desastres catastróficos e garantir a durabilidade destas informações.

Os dados gerados hoje serão extremamente úteis no futuro. Cuidar bem dessas informações agora pode ser uma ação que fará o negócio progredir e se diferenciar em alguns anos, possibilitando futuramente a migração para sistemas que possa receber, processar e disponibilizar estes dados de maneira que a resposta seja imediata para qualquer pergunta, oferecendo desta maneira um sistema inteligente de análise do seu negócio em tempo real.
.

Denis Augusto Valente