Integração é uma das palavras-chave para uma campanha de inbound com bons resultados. Além disso, é uma tendência indispensável para o processo de transformação digital.
Aliar o time de vendas e o time de marketing é uma fonte de benefícios para aumentar os resultados das duas áreas. A boa gestão da comunicação e o compartilhamento de informações entre as equipes traz leads mais qualificados e aumento de conversões.
Criar a harmonia necessária para o trabalho conjunto é uma tarefa que envolve adaptação e flexibilidade na cultura da empresa. Um software como o Salesforce pode ser a ferramenta ideal na automatização de tarefas que possibilitam às equipes concentrarem seus esforços no que realmente interessa: resultados.
Abaixo, você encontra algumas das tarefas que podem ser automatizadas para melhorar a performance das equipes.
Atividades de marketing que podem ser automatizadas
A automação pode ser aplicada em muitas áreas da estratégia de marketing. Configura algumas abaixo!
Conteúdo
Dinamizar o conteúdo fica muito mais fácil com o uso da automação. Com ela os textos e informações podem ser automaticamente ajustados de acordo com a localização, idade e outros fatores previamente estudados nas personas.
Uma Newsletter, por exemplo, pode automaticamente reunir notícias e informações direcionadas para determinada localidade, desde que o estado, cidade ou país sejam relevantes para a estratégia de marketing.
Engajamento
Captar a atenção dos clientes é uma das tarefas do marketing. A nutrição do funil de vendas pode ser feita por emails, SMS e outros mecanismos planejados cuidadosamente, mas enviados de maneira automática para agrupamentos de leads.
Uma estratégia comum, por exemplo, envolve o envio de um email específico para um lead que não abriu os emails anteriores.
Captação de dados
Ao invés de criar várias landing pages e formulários para arrecadar novas informações, o time de marketing pode programar formulários inteligentes, que apenas mostram ao leads os campos que faltam preencher. Tudo para criar uma experiência fluida para o cliente.
Atividades de vendas que podem ser automatizadas
A automação auxilia na velocidade e na fluidez do processo de vendas, fazendo com que a equipe trabalhe com mais produtividade.
Distribuição de leads
Muitas empresas possuem equipes de vendas especializadas em cada tipo de persona ou produto. É possível automatizar a distribuição de leads para às equipes a partir desses parâmetros iniciais. Assim, todos os times trabalham em suas metas de forma equilibrada.
Agendar compromissos
Uma atividade aparentemente intermediária, mas essencial. A automatização do agendamento de compromissos otimiza o fluxo de tarefas e agiliza o trabalho das equipes.
Automatização para as duas equipes
Lead scoring
Com uma ferramenta como o Pardot, é possível gerenciar as automações voltadas à pontuação e classificação de leads. Assim, o padrão de comportamento dos clientes pode ser facilmente incorporado em estratégias de marketing e vendas.
Segmentação dos leads
Segmentar os leads em categorias é indispensável para uma campanha inbound eficiente. Utilizando ferramentas adequadas, é possível automatizar a criação de listas baseadas nos padrões de comportamento de diferentes personas.
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