Há alguns anos a Inteligência Artificial (IA) foi alçada ao patamar de grande aliada das empresas. Na internet vemos seu uso todos os dias, com anúncios direcionados e algoritmos baseados em machine learning que são capazes de reconhecer os padrões de comportamento de clientes e leads, ajudando em campanha de vendas e de marketing.
Pesquisas informam que 93% dos líderes na área de TI acreditam que melhorar a tecnologia voltada ao relacionamento com o público é um elemento crítico para o sucesso das operações. Do outro lado, 84% dos consumidores dizem que a experiência de relacionamento com a empresa é tão importante quanto a qualidade de seus produtos e serviços.
Nesse jogo de expectativas, cabe aos gestores entender como incorporar a Inteligência Artificial de forma estratégica, otimizada e direcionada à resultados reais.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para que você entender melhor o que é a Inteligência Artificial e listamos 5 dicas para melhorar aplicação da IA em seu negócio.
O que é Inteligência Artificial?
Inteligência Artificial (IA) é a área de ciência da computação concentrada em criar programas e máquinas que podem exibir comportamentos considerados inteligentes. A tecnologia é programada para “pensar como um humano”, simulando a inteligência e a autonomia de um indivíduo para tomar decisões e resolver problemas lógicos.
Um sistema típico de IA possui a capacidade de processar vastos conjuntos de dados, reconhecer padrões e tendências, e, posteriormente, gerar orientação de forma automatizada, com rapidez e precisão.
5 dicas de como aplicar a Inteligência Artificial em seu negócio
1 - Entenda quais são os objetivos do uso da IA na sua empresa
Um grande erro das empresas ao utilizar a Inteligência Artificial é simplesmente tentar aplicá-la aos conjuntos de dados pré-existentes. Esse foco na função tecnológica no trato dos dados, apesar de intuitivo e correto, não deve sobrepor a importância da experiência do cliente na estratégia tecnológica da empresa.
Por isso, o primeiro passo para uma estratégia de uso de IA é analisar profundamente as personas, entender os desejos de seus clientes e buscar responder as perguntas deles através de mecanismos tecnológicos. Esse insight inicial servirá para responder uma questão essencial: o que você deseja prever com o a Inteligência Artificial?
Ainda que a IA seja composta pela palavra “inteligência”, os conjuntos de dados e as diretrizes para que previsões sejam realizadas dependem da clareza do objetivo original.
Veja um exemplo: suponhamos que a ideia seja diminuir a “perda” de clientes. Para isso é necessário conceituar o que realmente significa “perder” clientes e como mensurar esses dados a partir de novas métricas e conjuntos de dados. Para conhecer mais desse aspecto da IA, confira esse vídeo, que mostra como a Inteligência Artificial faz previsões que ajudam a empresa a evitar a perca clientes.
Inserir mecanismos de IA em sua empresa significa, nesse sentido, alterar a maneira de ver os conjuntos de dados e determinar objetivos, ao invés de simplesmente aplicá-la aos bancos de dados pré-existentes na busca experimental por insights.
2 - A qualidade de dados é indispensável para bons resultados
A IA trabalha com conjuntos de dados colhidos na interação cotidiana da empresa com leads e clientes. A tecnologia compõe análises e gera gráficos a partir de índices como abertura de e-mails, tempo de permanência no site da empresa, relação entre cliques e vendas efetuadas e histórico de compra.
Especialmente no que condiz aos itens relacionados às compras efetuadas e histórico de relacionamento do cliente, a qualidade dos dados é simplesmente essencial para bons resultados.
Fatores como dados duplicados, informações incompletas, confusão entre áreas da empresa e outras práticas mal fundamentadas podem gerar relatórios errados, previsões imprecisas e prejuízo no final da campanha.
Para garantir previsões e insights poderosos, é preciso estabelecer uma cultura de boas práticas na coleta, manejo e organização de dados. É possível, por exemplo, incluir formulários inteligentes para que clientes possam atualizar e redefinir seus cadastros no decorrer do tempo.
Para garantir boas práticas de dados, o preparo de agentes e funcionários é também indispensável.
3 - Quebrar silos e privilegiar a integração
Silos organizacionais ocorrem quando diferentes setores da empresa perdem a capacidade de se comunicar e organizar os dados. Esse problema operacional atrapalha a cooperação e prejudica a qualidade dos resultados da Inteligência Artificial, já que pode gerar dados duplicados e informações divergentes.
É para mitigar efeitos desse tipo que atransformação digital prioriza mudanças estruturais na cultura de trabalho, além de alimentar a empresa com tecnologias inovadoras.
O hábito mais importante para combater esse fenômeno consiste em integrar a base de dados e permitir que diferentes setores possam interagir sem a formação de nichos isolados, mas com foco contínuo nas demandas da empresa.
Ferramentas organizacionais, como o Salesforce CRM, podem ajudar muito nesse processo, angariando dados de setores distintos em uma mesma base propícia para que a Inteligência Artificial possa funcionar com qualidade.
4 - Tomando ações baseadas em previsões inteligentes
Desde que a IA possa trabalhar com conjuntos de dados de qualidade em um ponto de vista integrado, previsões e insights transformam-se em um solo fértil para a tomada de ações direcionadas.
Graças à predefinição clara dos objetivos da empresa, é possível melhorar serviços, estratégias de vendas, otimizar campanhas de marketing e até mesmo descobrir novos nichos de mercado que merecem atenção.
5 - Inovação contínua
Mesmo com uma base de dados definida e uma tecnologia robusta de Inteligência Artificial, o processo prossegue em movimento e evolução contínua.
De fato, a IA pode ser uma ferramenta maravilhosa justamente para empresas que precisam lidar com a mudança constante das demandas ocasionada por ocorrências internas ou simplesmente pela alta competitividade que caracteriza o mundo dos negócios no séc. XXI.
A tecnologia também tem um papel fundamental na expansão das empresas para uma nova forma de trabalhar. Em um índice impressionante, 100% dos líderes de TI dizem que os ambientes de trabalho do futuro serão altamente dispersos em diversas áreas geográficas. Isso significa mudança de mentalidade e necessidade cada vez maior de uma organização centralizada, e integrada e amparada por plataformas digitais.
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