Como o atile.E-commerce B2B ajuda as empresas do setor de Bens de Consumo?

22/12/2020 13:27 - Por Denis Augusto Valente

No universo das vendas B2B, conhecer profundamente as demandas e características da empresa compradora é essencial para garantir negociações bem-sucedidas. Por isso, a gestão de vendedores e vendedores precisa ser estratégica, eficiente e baseada em dados.


Além da complexidade operacional, o relacionamento entre fornecedores e vendedores exige modelos de precificação inteligentes , que analisam variações como localização geográfica, perfil do cliente, volume de compra e disponibilidade de estoque. A chave para escalar as operações nesse cenário é adotar soluções que aliem inteligência comercial, automação e visão estratégica sobre canais de venda regionais .


As empresas que atuam com vendedores no setor de bens de consumo sabem o que importa é posicionar seus produtos de forma eficaz em uma rede diversificada de compradores. E é justamente nesse ponto que o uso de tecnologia para vendas B2B se mostra decisivo: com o suporte de ferramentas inteligentes, é possível monitorar indicadores críticos, identificar oportunidades de mercado e expandir uma base de clientes com mais monitoramento.


O atile.Ecommerce B2B é uma plataforma de e-commerce B2B criada para enfrentar esses desafios com inovação. Desenvolvido a partir da experiência do Atile na implementação do Salesforce CRM, ele entrega aos tempos de vendas uma ferramenta robusta, flexível e totalmente adaptável a diferentes perfis de empresas e setores.


A seguir, entenda como essa solução pode transformar a gestão de vendas B2B em sua empresa, com foco especial no setor de Bens de Consumo.


O que é o atile.E-commerce B2B?

É uma plataforma de vendas B2B completa e inteligente, equipada para aumentar as vendas das indústrias e gerar mais dinamismo para os representantes comerciais. Graças a uma interface integrada ao Salesforce CRM e às configurações personalizadas promovidas pelo ágil, sua empresa pode acessar uma série de benefícios comerciais de ponta a ponta na interação com a distribuição e venda dos produtos.


A plataforma conta com mecanismos avançados de Inteligência Artificial, ferramentas de gestão com histórico e interações de vendas, ferramentas inteligentes para Cross-Sell e Up-Sell, além de um aplicativo específico ao suporte de representantes de vendas .


Ao projetar um sistema de e-commerce direcionado ao mercado B2B, a plataforma permite que os próprios revendedores façam suas compras e pedidos, transformando o trabalho de representação comercial em uma ação consultiva e focada na melhoria da presença da empresa junto às distribuidoras. 


Esses são apenas alguns destaques das funcionalidades de uma ferramenta que facilita a vida de representantes comerciais, dinamizando o relacionamento dos setores com vendedores e distribuidores, sem taxas de transações e nem limites de quantidade para o total de produtos cadastrados. 


Os efeitos da plataforma para os negócios são ainda mais amplos, quando consideramos o escopo das ações do mercado B2B. Com distribuições orquestradas em diversas áreas, entre centros e interiores, com suas especificidades, tabelas de preços regionais, custo logístico, etc. 


Quer entender melhor como o atile.B2Becommerce funciona na prática e de que forma ele pode gerar valor real para empresas dos principais setores de Bens de Consumo no Brasil? Assista à entrevista exclusiva com nosso diretor executivo, Denis Valente, que detalha as funcionalidades da plataforma, seus diferenciais e como ela impulsiona eficiência, escala e inteligência comercial nas vendas B2B.

Como o atile.E-commerce B2B ajuda o setor de bens de consumo?

O setor de bens de consumo é um dos mais beneficiados por uma política adequada de relacionamento com distribuidores e vendedores. Muitas vezes, são produtos que não podem faltar, independentemente da região ou do perfil do consumidor — e cuja ausência pode comprometer uma gestão de rede bem estruturada, com precificação estratégica. 


Diante da variedade de tipos de lojas e contextos comerciais, o comércio eletrônico B2B pode ser adaptado para gerar promoções, cupons, e predições automáticas externas ao Up-sell e ao Cross-sell. 

Fabricação de alimentos e bebidas

O setor de alimentação é mais do que indispensável para a vida humana. Graças ao atile.E-commerce B2B como empresas podem alcançar com facilidade públicos de regiões afastadas dos centros e das redes de distribuição. Esse é um processo importante de ampliação das capilaridades das empresas. 


Um dos benefícios do atile.E-commerce B2B consiste na análise automática do mercado, levando em detalhes e especificidades de cada comprador. É o caso, por exemplo, da venda de alimentos para supermercados. Com promoções de estoque diferenciado, esses distribuidores podem contar com promoções e preços especiais condicionados às qualificações permitidas para manter as gôndolas cheias e na medida certa. 


Ferramentas externas para nicho e estratégia de canais são ideais para gerenciar preços diferenciados para alimentos. A depender da quantidade e do público final, os valores podem ser dinamizados para atender mercados diferenciados como lojas de conveniência em postos de gasolina ou redes de mercados de escopo nacional.


Como o sistema de e-commerce agiliza a compra dos produtos diretamente pelos vendedores, os representantes comerciais atuam de maneira consultiva, no páreo com a gestão de redes de supermercados, mercearias e outros comércios de alimentos. Isso significa, por exemplo, suporte para organização de corredores, gôndolas e estratégias para melhor visualização dos produtos. 


As empresas de bebidas oferecem condições especiais para bares ou privilegiam a precificação para vendedores especializados em bebidas. Cenários comuns no mercado são complementados pela ferramenta, como os produtos bonificados de acordo com a quantidade de itens adquiridos ou o desconto, como redução de valores em compras futuras. 

Fabricação de cosméticos

O setor de cosméticos é um dos mais beneficiados pelas práticas de Up-sell e Cross-Sell. Isso ocorre porque produtos voltados para a beleza muitas vezes funcionam a partir de combos, como xampus, condicionadores e cremes que são frequentemente adquiridos em conjunto. 


O atile.E-commerce B2B possui ferramentas de Inteligência Artificial que facilitam muito esse processo, a partir da análise inteligente do histórico de compras e do padrão de consumo neste setor em específico. É por meio desta dinâmica que produtos adequados para cada cliente são aumentados na carteira, agilizando as propostas e oferecendo buscas de peças e acessórios compatíveis com cada cosmético. 


Com uma visão em 360º da carteira de clientes, as empresas podem ainda segmentar seus públicos automaticamente, de acordo com critérios previamente estabelecidos. No caso do setor de cosméticos, cortes importantes podem ser feitos a partir de critérios como gênero e idade, permitindo ainda o monitoramento de cada produto em diversos segmentos de clientes, como salões de beleza, manicures, lojas especializadas e supermercados.


Em outro sentido, a ferramenta de classificação de produtos facilita muito o cadastro de cosméticos que, muitas vezes, possui diferenças pontuais em várias opções de um mesmo produto. Uma mesma marca de shampoo, por exemplo, costuma ser comercializada para diferentes cabelos, com composições químicas especializadas. Com a variedade de produtos, o distribuidor pode adquirir um lote de um mesmo produto pelo e-commerce, incluindo versões diferentes do produto no mesmo pedido, de forma descomplicada e acessível.


Essa ferramenta também é especialmente benéfica na fabricação de roupas e sapatos, que precisa incluir diversos tamanhos e cores dos produtos em um mesmo cadastro. 

Fabricação de produtos de higiene pessoal e beleza

Produtos de higiene pessoal e de beleza são frequentemente vendidos em supermercados, mas com qualidades específicas que diferenciam a logística de pedidos dos estoques. Uma delas é a longa validade dos produtos e dos ritmos diferentes de consumo. Produtos como sabonetes e papel higiênico fluem rapidamente por serem itens cotidianos e de acesso generalizado. As ferramentas de cupons de desconto podem ser benéficas para negócios que vendedores fazem compras maiores em coerência com a saída dos produtos.


Já os produtos de beleza podem ser beneficiados por ferramentas de descontos por canais e categorias de cliente. Isso significa garantir a precificação personalizada para estabelecimentos como lojas especializadas em produtos de beleza, farmácias, supermercados ou salões de beleza que incrementam as vendas em toda a cadeia por conta do marketing orgânico. 


A organização dos produtos apresentados aos vendedores também é facilitada nesse processo. O atile.E-commerce B2B conta com ferramentas que adicionam atributos dinâmicos para os produtos, que podem ser utilizados como base para filtros de pesquisa e construção de tabelas com especificações técnicas. Produtos de beleza podem, por exemplo, ser pesquisados ​​de acordo com critérios como produtos veganos, à base de óleos essenciais ou sem adição de álcool ou sal. 


O resultado é um catálogo dinâmico gerado automaticamente, com base na descrição do produto, nas imagens, códigos e atributos específicos. 

Quais os retornos do atile.E-commerce B2B para as empresas?

Destacamos acima alguns dos setores que podem se beneficiar enormemente do atile.E-commerce B2B. No entanto, esses são exemplos de aplicação de ferramentas que podem beneficiar todas as atividades que buscam trazer mais inteligência e tecnologia para sua representação comercial.


O retorno mais direto dos benefícios da ferramenta é o incremento das vendas e o aumento das capilaridades da indústria em novos nichos do mercado, independentemente das áreas geográficas ou do perfil dos públicos consumidores. Graças ao atile.E-commerce B2B é possível atingir públicos de cidades remotas em vendas para setores essenciais e específicos, que vão desde os setores relatados de alimentos e produtos diários até como borracharias, lojas de peças ou outros bens de consumo. 


Outro retorno muito importante é a mudança no perfil de trabalho dos representantes de venda. A compra pode ser feita de forma ágil pelo e-commerce. Enquanto isso, os representantes podem adotar uma visão mais estratégica para a tomada de decisões junto às empresas clientes e específicas ao sell-out. Essa mudança pode ser um ponto revolucionário na cultura de trabalho da empresa e um ponto de feedback importante das vendas.


As ferramentas externas às promoções e descontos ajudam a empresa a manter-se ágil na tomada de decisões importantes e na ampliação da presença da marca no mercado. 


A ferramenta ainda adiciona a Transformação Digital como ponto de impacto da empresa no mercado, já que esse processo é importante no séc. XXI significa contribuir com competitividade, eficiência e visão de tudo para a empresa.

Como implementar?

O atile.E-commerce B2B é implantado em sua empresa a partir de uma percepção aprofundada das necessidades e características de suas demandas. Esse processo personalizado é a chave para que todas as funcionalidades da ferramenta sejam aplicadas com sucesso e com velocidade ímpar. Para implementar o atile.E-commerce B2B,  entre em contato com nosso time de venda e de consultores capacitados para oferecer o melhor orçamento para seu caso específico.


Denis Augusto Valente