Planejar uma campanha omnichannel de sucesso significa observar métricas tanto em canais online quanto offline. É possível utilizar ferramentas digitais para avaliar leads e conversões em propagandas, outdoors, panfletos, promoções e outras mídias populares.
O crescente apelo da transformação digital em todos os nichos do mercado não significa que as formas tradicionais de alcançar o público foram extintas. Pelo contrário, uma série de empresas conserva ótimos resultados em campanhas offline e percebem seu uso como indispensável.
Para medir os resultados de investimento, é preciso avaliar a origem dos leads e perceber quais vieram de campanhas offline. Assim, é possível integrar o planejamento para o marketing offline e acompanhar o que realmente está dando certo.
Veja abaixo alguns métodos que podem ajudar a superar esse desafio.
1 - Códigos promocionais
As promoções são uma forma clássica de incentivar o consumo e ampliar a presença da marca. No mundo digital elas também contribuem como uma forma de identificar quem está conhecendo a marca por canais offline como jornais, revistas, rádio ou TV.
Os códigos promocionais são eficazes em todos os tipos de campanha. O recente fenômeno dos podcasts - uma espécie de retorno do rádio no mundo da internet - utiliza muito desse recurso, no qual os anunciantes oferecem descontos específicos para os ouvintes daquele canal.
O código utilizado traz a marca do produtor de conteúdo ou a localização e contribui para direcionar o lead exatamente à fonte. Descontos também pode ser realizados pelo uso de QR code, mas um estudo preliminar deve ser realizado, para que a familiaridade do público-alvo com o mundo digital seja considerada previamente.
2 - Landing pages especiais
As landing pages dedicadas podem ter URLs chamativas e especiais para cada caso. Elas podem conter motivos locais, capazes de gerar uma composição geográfica mais facilmente identificável. Além disso, é possível utilizar um código UTM nos links, para identificar a origem do tráfego.
Uma loja de carros em São Paulo pode, por exemplo, adicionar um link nas suas campanhas publicitárias em outdoors, panfletos, feiras, eventos dentre outros para redirecionar o público para o seu site ou uma landing page específica onde você poderá medir melhor os resultados
Nesse caso, as landing pages são uma ótima forma de adquirir informações de clientes, com a exigência de rápidos cadastros para que os benefícios sejam acessados.
No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para que essas landing pages não sejam indexadas no Google. O excesso de páginas com conteúdos semelhantes pode gerar penalização e prejudicar a sua campanha online.
3 - Caixa de email e número de telefone dedicados
Mesmo negócios com vendas totalmente offline podem usufruir de alguns mecanismos online para metrificar as campanhas.
Para isso, crie uma caixa de email voltada especialmente para a campanha e insira o endereço em qualquer material promocional que criar. O mesmo pode ser feito com um número de telefone dedicado à campanha offline e inserido no material de divulgação.
Esses mecanismos são eficientes para garantir a integração de clientes que possam estar menos familiarizados com ferramentas digitais.
4 - O poder do CRM
A verdadeira força de um CRM integrado pode ser comprovada na possibilidade de observar a empresa como um todo, unindo campanhas online e offline em um mesmo planejamento.
Uma plataforma como o Salesforce, proporciona novas formas de vender e de criar relacionamento com os(as) clientes, unindo o histórico de compras e atendimentos com informações detalhadas e personalizadas.
Entenda como utilizar essa tecnologia em campanhas outbound na gestão de listas de prospecção.