Você é administrador do Salesforce e utiliza a interface de usuário de desktop original da ferramenta, o Classic ?Certamente, você já ouviu falar no Salesforce Lightning , uma versão atualizada da interface e mais moderna, que já está disponível para os usuários.
Com funcionalidades que prometem trazer mais produtividade e agilidade na tomada de decisões, o Salesforce Lightning promete ser uma evolução paraa gestão de vendas das empresas. Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre sua implementação e os reais benefícios para o gerenciamento do atendimento ao cliente.
Pensando nisso, fizemos esse artigo para esclarecer essas dúvidas e ajudar você a entender melhor as diferenças entre as versões Lightning e o Classic do Salesforce. Confira!
O que é Salesforce Lightning?
O Salesforce Lightning é uma versão mais moderna que a original, o Classic. Com foco em vendas , uma nova interface conta com recursos aprimorados que ajudam a melhorar a experiência de sua equipe, deixando o trabalho mais produtivo e ágil.
A nova versão traz uma interface mais funcional, textos de fácil leitura, gráficos em alta resolução, acesso rápido a relatórios completos e ainda tem o diferencial de ser personalizável, adaptando-se às necessidades de sua empresa e equipe.
Cada detalhe do Salesforce Lightning foi desenvolvido para fornecer mais flexibilidade aos usuários, permitindo que eles possam adaptar a ferramenta de acordo com seus requisitos e explorar ao máximo todas as funcionalidades da ferramenta. Além disso, a nova apresenta um melhor desempenho como um aplicativo web, adaptando-se às expectativas dos usuários e aos novos modelos de monitores de alta resolução.
Quais são as diferenças entre o Salesforce Lightning e o Classic?
O Salesforce Lightning é a próxima geração de vendas. Ele traz novas experiências para o usuário, ajudando sua equipe a trabalhar de forma mais natural e produtiva. Mas, esse é apenas um dos pontos que diferencia o Lightning do Classic. Saiba mais sobre as principais diferenças entre as interfaces. Acompanhe!
Experiência do usuário mais avançada
Uma das principais diferenças entre Salesforce Classic e Lightning é a interface do usuário. O Classic não acompanhou a evolução online e dos computadores de última geração. Já a nova versão é mais moderna, atualizada e foi desenvolvida para obter um desempenho melhor em máquinas e programas web atuais.
Porém, isso não significa que o Salesforce Lightning tenha se tornado apenas uma versão que traz mais informações e em melhor resolução. A nova interface também incorpora vários recursos avançados, desenvolvidos especialmente para fornecer mais agilidade e produtividade para sua equipe.
O Salesforce Lightning conta com páginas mais dinâmicas e personalizáveis, oferecendo benefícios para toda a empresa:
- Usuários: podem controlar a visualização dos dados na página alterando a densidade de exibição.
- Administradores: podem criar páginas rapidamente com componentes padrão e personalizados.
- Desenvolvedores: podem aplicar a lógica de negócios diretamente ao dispositivo do usuário e economizar tempo.
Mais flexibilidade
Outro benefício do Salesforce Lightning é que ele é bastante flexível e foi projetado para acompanhar a evolução de sua empresa. A nova interface é progressiva , atualiza seus recursos constantemente e, com isso, poderá crescer à medida que sua base de clientes aumentar.
Já o Salesforce Classic continua nos mesmos moldes e configurações atuais, sem sofrer mais alterações. E isso pode ser um empecilho para o crescimento de sua empresa, uma vez que você utiliza uma ferramenta antiga e sem evoluções, pode deixar estagnado seu processo de vendas e atendimento ao cliente.
Mais segurança
No Salesforce Classic , a segurança é centralizada e seus protocolos de proteção de dados são abrangentes. Apesar de eficaz, essa é a única linha de defesa da plataforma
e, em caso de violação de segurança, todos os seus dados serão expostos.
Para solucionar essa questão, o Salesforce Lightning oferece diversos recursos como, por exemplo, a adição de camadas de segurança entre os componentes. Essa função garante que, em casos de violação, apenas a parte do seu negócio que teve a segurança violada seja prejudicada. Além disso, o Lightning contém novas regras de permissão aos usuários, evitando que alterações não autorizadas sejam realizadas.
Relatórios habilitados
Apesar de permitir a criação de relatórios com base em diferentes tipos e modelos com foco em produtos, oportunidades e campanhas, o Salesforce Classic não oferece a opção de personalização de dados. Isso impede que sua equipe observe o cliente e dificulta o acesso aos insights necessários para uma gestão de atendimento mais eficiente.
Já com o Salesforce Lightning , sua equipe terá acesso a gráficos aprimorados, mais simples e objetivos, que fornecem informações valiosas e aprofundadas sobre o cliente. Além disso, uma nova interface incorpora o Einstein Analytics (EA) que fornece dados atualizados constantemente, permitindo a análise de vendas aprofundada e o rastreamento do comportamento do cliente, tornando seu planejamento mais assertivo e previsível.
Geração de leads aperfeiçoada
Se você acredita que sua empresa precisa gerenciar o lead com mais competência e negociar de forma mais rápida e inteligente, o Salesforce Lightning é o ideal para você.
É claro que o Classic também permite uma gestão de leads bastante eficiente, mas o Lightning vem para aprimorar suas funções e ajudar seu negócio a obter resultados mais expressivos. Por exemplo: o SalesforceO Lightning permite que você acompanhe todas as etapas do processo de vendas de forma detalhada, fornecendo informações atualizadas sobre o lead e possibilitando ajustes rápidos em suas estratégias.
Além disso, facilita o gerenciamento de sua equipe, uma vez que uma nova interface mostra cada interação, reunião, tarefa ou contato que você ou sua equipe teve com um líder.
Comparativo: Salesforce Lightning vs Classic
Minha empresa precisa migrar para o Salesforce Lightning?
O Salesforce Classic continua funcionando e ainda não tem previsão para ser totalmente substituído pela nova versão. Ele ainda atende às necessidades de muitas empresas e, por isso, há quem acredita que não existe a necessidade de realizar uma atualização para o Salesforce Lightning.
Talvez sua empresa não esteja mesmo preparada para a adoção do Salesforce Lightning neste momento . Porém, o recomendado é já começar a avaliar quais os passos necessários para essa transição, assim que possível realizar.
O Salesforce Lightning é uma interface de usuário eficiente, que aprimora processos, e ajuda seus usuários a passar menos tempo pesquisando informações e mais tempo vendendo ou resolvendo problemas do cliente. Além disso, ele permite que suas equipes de TI e de negócios criem e iniciem rapidamente aplicativos e serviços com cliques em vez de código.
Estrategicamente falando, adotar ações mais modernas e aprovadas ao desenvolvimento do mercado, é uma decisão que pode fazer toda a diferença para a escalabilidade de seu negócio. E o melhor de tudo: a transição não costuma ser demorada e, muito menos, prejudica a rotina de trabalho ou o desempenho de seus resultados. Isso, é claro, é sua transição para uma forma organizada e bem estruturada. O que você já pode começar a planejar desde já!
Dicas para fazer a transição para o Salesforce Lightning
Para garantir que a migração seja feita da forma correta e sem prejuízos, é importante formar uma equipe de transição comprometida, composta por membros de sua equipe e por um gerente de mudanças ou gerente de projetos.
Além disso, recomendamos adotar uma abordagem ágil, fazendo a implantação em etapas e envolvendo todos os usuários do Salesforce de sua empresa. Assim, eles podem indicar suas necessidades e garantir que todas elas sejam atendidas pelo Salesforce Lightning .
Porém, antes de iniciar a migração, é fundamental analisar quatro pontos importantes:
1) Avalie seus processos atuais de negócios
Sua equipe já está acostumada com a forma de trabalhar no Classic . Com isso, é muito comum que sua empresa se preocupe em tentar manter exatamente os mesmos processos feitos hoje, apesar das mudanças ocorridas na interface. Mas, isso nem sempre será possível, afinal alguns recursos foram alterados e atualizados.
Nesse caso, nossa dica é ver a transição como uma ótima oportunidade para o aperfeiçoamento de seus processos. Aproveite ao máximo as funcionalidades mais recentes e avalie quais processos podem ser simplificados e aprimorados com a migração para o Salesforce Lightning. Desta forma, as atualizações da interface e uma possível mudança nos processos, não se tornam um impeditivo para a transição.
2) Plano de gerenciamento de mudanças
Não existem modelos engessados de estratégias de mudança do Salesforce Classic para o Lightning. Cada empresa deve encontrar seu processo ideal. Uma ótima opção para garantir que essa transição seja tranquila e sem prejuízos para seu negócio, é contar com o auxílio de uma consultoria especializada.
Ela poderá avaliar a complexidade de sua implementação , o tamanho de sua base e suas metas de negócio e, com essas informações, auxiliar na definição do modelo de transição mais adequado para seu negócio. É importante também prever como as mudanças serão alteradas para a equipe e criar um plano bem modificado de transição, que pode incluir treinamentos e workshops. Dessa forma, é possível evitar resistências dos usuários ou qualquer outro tipo de dificuldade para a adoção da nova interface.
3) Avaliação de resultados
Conforme os primeiros passos de implantação do Salesforce Lightning para dados, é importante avaliar se a migração tem trazido os resultados esperados. Isso é importante para que as configurações sejam feitas ao longo do projeto, garantindo que ao final do processo de atualização, sua empresa consiga explorar o máximo possível de vantagens da nova interface.
4) Cronograma do projeto
Por fim, não abra mão de ter um cronograma estruturado para garantir que o Salesforce Lightning seja totalmente incorporado por sua equipe. Manter-se fiel aos prazos estabelecidos garante uma implementação rápida e eficiente, além de ajudar a gerenciar marcos relevantes durante essa transição.
Qual é o custo do Salesforce Lightning?
Você já percebeu que o Salesforce Lightning é mais moderno, tem funcionalidades que trazem mais produtividade e aperfeiçoamento das estratégias de relacionamento com o cliente, além de não exigir processos muito disruptivos para sua implementação. Mas, você provavelmente deveria estar se perguntando: quanto essa migração poderá pesar em meu orçamento?
Não se preocupe, o custo do Salesforce Lightning é o mesmo do Classic e você ainda sai ganhando com todos os benefícios que essa versão oferece, como já comentamos nesse artigo. Para ajudá-lo a ter uma estimativa de economia que a eficiência e o crescimento comercial que sua empresa pode ter com a migração para o Lightning, o Salesforce disponibiliza uma calculadora de avaliação de negócios, que você pode acessar aqui.
Você está pronto para o Salesforce Lightning?
Flexível e com recursos que fornecem todas as ferramentas necessárias para gerenciar o relacionamento com os clientes, oSalesforce Lightning é o futuro da gestão de vendas e um grande aliado no desenvolvimento do seu negócio.
Embora o Salesforce Lightning pareça muito diferente, ele se baseia em conceitos e princípios do Salesforce que você já conhece. Além disso, uma interface foi projetada para ser intuitiva, reduzir cliques e simplificar o trabalho.
Por isso, se você já está no processo de transição ou pensando em iniciar, não se preocupe: a migração para o Salesforce Lightning é mais rápido do que se imagina, e sua
equipe, em um curto prazo, já perceberá as vantagens da nova interface.
Se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda, conte com a equipe da atile.digital. Somos a mais antiga consultoria Salesforce em operação no Brasil e com larga experiência em relacionamento com clientes.