Como o Grupo Cantu acelerou sua operação com a atile.digital

06/05/2025 10:43 - Por Admin

Em busca de um atendimento mais ágil e eficiente, o Grupo Cantu, uma das 10 maiores redes atacadistas do Brasil, adotou as soluções Sales Cloud e Service Cloud da Salesforce (NYSE:CRM), líder mundial em plataformas de gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM). 


A iniciativa não apenas otimizou o suporte ao cliente, mas também elevou a produtividade da equipe comercial, acelerou a resolução de problemas e aprimorou a gestão de vendas e pós-vendas.

O desafio: crescimento acelerado e falta de automação


Com o rápido crescimento dos negócios, a empresa enfrentava dificuldades na gestão de seus processos, que ainda eram baseados em planilhas simples e pedidos manuais. 


"Nosso negócio cresceu muito nos últimos anos e perdemos um pouco no gerenciamento, pois ainda utilizávamos planilhas simples e os pedidos eram feitos em papel. Precisávamos nos automatizar para ver todo o fluxo do cliente, de modo que o atendimento fosse mais rápido e completo. Então, em uma viagem aos Estados Unidos, conheci a Salesforce e vi que a plataforma poderia nos ajudar", explica Alexandre de Abreu Dekker, gerente de Operações da Cantu.


A solução: Salesforce para centralizar processos


A empresa implementou as soluções da Salesforce nos departamentos de Vendas, Pós-Vendas, Financeiro (para análise de crédito), Logística, Faturamento, Cadastro de Clientes e Cobrança. Com isso, a companhia conquistou um dos maiores benefícios da transformação digital: velocidade nos processos. Entre os principais ganhos, destacam-se:


  • Aprovação rápida de cadastros de clientes;

  • Identificação e resolução ágil de problemas;

  • Processamento otimizado de pedidos;

  • Aprovações comerciais mais eficientes;

  • Consulta em tempo real ao estoque;

  • Definição estratégica da filial de faturamento e transportadora;

  • Integração com ERP para faturamento automático.

Atendimento mais rápido e clientes mais satisfeitos


Antes da implementação, um cliente que relatasse um problema com a entrega precisava aguardar horas por uma resposta. "Antes, se um cliente ligasse para a nossa central relatando atraso na entrega, tínhamos que enviar um e-mail reportando a reclamação para a área responsável, que podia demorar algumas horas para responder. 


Agora, o próprio atendente entra no sistema e consegue informar o cliente em tempo real sobre o que está havendo. Dessa forma, atendemos mais clientes em menos tempo e necessitando de menos profissionais. Já ganhamos vários elogios de clientes sobre a mudança no atendimento", ressalta Alexandre.

Próximos passos: expandindo a transformação digital


Cada empresa do Grupo Cantu utilizava um sistema próprio, tornando a padronização um desafio. Para solucionar essa questão sem comprometer a operação, a implementação do Salesforce está sendo feita por etapas.


O grupo já mira os próximos objetivos para ampliar sua eficiência operacional, incluindo:


  • Implementação de funcionalidades offline;

  • Controle aprimorado de comissões;

  • Geração de oportunidades para licitações governamentais;

  • Maior integração com o ERP para pedidos de e-commerce, permitindo uma gestão centralizada de pós-vendas.


Com a Salesforce, o Grupo Cantu reforça sua posição como um dos principais players do atacado brasileiro, investindo em inovação para garantir um atendimento ágil, processos otimizados e crescimento sustentável.


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