Conheça o atile.E-commerce B2B em uma entrevista com seu Diretor Executivo

06/11/2020 10:06 - Por Denis Augusto Valente

O setor B2B possui suas características específicas. Enquanto as empresas focadas no mercado B2C buscam considerar as demandas em ampla escala de um público amplo e com comportamento visualizável em monitoramentos inteligentes, o mercado B2B envolve desafios relacionados à expansão do mercado e gestão de carteira de clientes. 


Com mais de 10 anos em parceria com a Salesforce, sendo um dos primeiros parceiros da marca no Brasil, a atile.digital tem uma vasta experiência adquirida com empresas de todos os setores e preparou o setor têxtil.E-commerce B2B com o cuidado necessário para aumentar as vendas das indústrias e gerar mais dinamismo para representantes comerciais. 


Uma interface inteligente adiciona a personalização para a gestão de relacionamento com clientes das empresas, respeitando as características e permitindo uma visualização completa de todo o relacionamento entre fornecedores e compradores. 


Confira abaixo um bate-papo em profundidade sobre a ferramenta e o mercado B2B com Denis Valente, Diretor Executivo da atile.digital. 


 O que é o atile.E-commerce B2B?


Denis : para quem ainda não conhece o Salesforce , é preciso dizer que se trata de uma plataforma integrada e completa para a gestão de relacionamento com os clientes, externa para empresas de todos os nichos. A plataforma é um mecanismo completo para registro do histórico de interações e vendas, agregado a uma ferramenta avançada de Inteligência Artificial e totalmente preparada para oferecer alguns pré-requisitos para empresas interessadas em Transformação Digital. A Salesforce está equipada para manter o funcionamento do atendimento omnicanal , ferramentas de Marketing Digital, monitoramento e análise de Big Data e muito mais. Está tudo ali, em uma mesma ferramenta integrada e personalizável. 


Um trabalho ágil com a implementação do Salesforce há mais de 10 anos, apresentando o melhor sistema para entregar os benefícios possíveis para as empresas que definem nossa visão de mercado. Por meio dessa intensa relação com o setor empresarial e industrial é que o atile.E-commerce B2B foi criado. 


Em suma, trata-se de um aplicativo instalado diretamente na plataforma do Salesforce, com o objetivo principal de transformar a comunidade de clientes e parceiros em um e-commerce dimensionado e preparado para o mundo B2B. Alguns exemplos de funcionalidades são os recursos automatizados para gestão de carteiras de clientes, ferramentas para venda cruzada e up-sell e recursos promocionais.


Quem está familiarizado com a dinâmica de vendas e fornece no mercado B2B sabe considerar alguns desafios importantes que são o foco desta ferramenta. Posso destacar, por exemplo, a precificação, a ampliação do mercado para áreas remotas e a dinamização do trabalho dos representantes de vendas. Graças ao atile.E-commerce B2B, soluções tecnológicas amparam cada uma dessas questões.


É importante ressaltar ainda que a ferramenta não possui um limite para a quantidade de produtos cadastrados e não inclui taxas sobre as transações. É uma ferramenta exclusivamente externa para melhorar o relacionamento dos vendedores e distribuidores, além de facilitar a vida de representantes comerciais.


De maneira mais ampla, para que atenda ao atile.E-commerce B2B?


Denis: A aplicação foi totalmente pensada para atender as necessidades do mercado B2B. A precisão nesse cenário, por exemplo, é muito mais complexa do que o que se encontra no mercado B2C. Cada comprador apresenta características específicas que envolvem sua geolocalização, público-alvo, tamanho do comércio, etc. Por isso, a gestão desse tipo de relacionamento comercial é complexa e exige tabelas de preços consistentes com a região, com o tipo de produto comercializado, quantidade, logística, etc.


Uma das grandes questões do mercado B2B é a necessidade de identificar o cliente antes de realizar uma venda, ao contrário do B2C, no qual são os resultados das campanhas de venda que alimentam o reconhecimento do público. No caso do mercado B2B, realizamos o processo cadastral antes de enviar a tabela de preços e os produtos oferecidos. É por meio desse trabalho de identificação do cliente que poderá ser possível precificar e compor a logística específica para sua situação. 


O comércio eletrônico B2B tem como objetivo superar essas questões cruciais, modernizando o relacionamento entre os setores e seus clientes, levando maior capilaridade às empresas, para que possam atingir mercados diversos com maior inteligência e facilidade. O portal B2B permite que os vendedores façam compras sem necessidade de um representante comercial. Não existe mais o cenário de um representante que apenas vai na empresa, faz a lista de pedidos e depois retorna para a matriz. 


O atile.E-commerce B2B conta ainda com Inteligência Preditiva na qual a própria ferramenta já cria o pré-pedido personalizado para o cliente, que já recebe uma notificação pronta. O pré-pedido é baseado no histórico de compras e também na dinâmica de vendas de outras empresas do setor. Os representantes de vendas apenas adicionam algumas configurações e logotipo à compra que pode ser realizada. 

Para quem se destina o atile.E-commerce B2B?


Denis: o atile.E-commerce B2B pode trazer benefícios para quaisquer setores e empresas que buscam uma representação inteligente. Ele oferece um e-commerce especializado e desenhado especialmente para esse nicho de mercado. Entretanto, ele é especialmente benéfico para empresas que sempre expandem seus mercados para regiões distantes dos centros, ampliando grandiosamente suas capilaridades.


Quais as funcionalidades que o atile.E-commerce B2B apresenta que fazem a diferença para o público de vendas B2B?


Denis: A aplicação contém uma série de funcionalidades que podem ser ajustadas conforme o perfil de cada uma das empresas que optam por sua instalação. As funcionalidades externas à questão promocional são especialmente direcionados para alguns desafios práticos das indústrias. 


O setor de bens de consumo B2B contém recursos muito fortes e adaptados para empresas que oferecem bens de consumo (como alimentos e produtos de higiene) e também os que bens encontrados. Estamos preparados para gerar soluções inteligentes para promoções tradicionais, como os cenários de “nível 3 pague 2”, com preços diferenciados em função da quantidade de produtos adquiridos. No caso do mercado B2B, estamos falando de uma variação que pode ser de unidades, caixas ainda, carretas ou quantidades maiores. 


O cenário de produtos bonificados também é direcionado pela ferramenta. Nesses casos, são criadas promoções em que o distribuidor ou revendedor ganha outro produto de acordo com a quantidade de itens adquiridos de um primeiro produto. O cenário de Rebate também é incorporado, facilitando promoções onde cada compra que você faz você gera uma quantia em bonificação para ser abatida em compras futuras. Incluímos ainda outras funcionalidades para campanhas de compra nas quais, por exemplo, uma compra acima de 2000 reais garante frete grátis. Como você pode perceber, são funções avançadas, que ajudam no upsell da empresa. 


Outro ponto importante são as funcionalidades para cupons de desconto. A ferramenta é capaz de criar cupons públicos, genéricos, que podem ser usados ​​pelo fornecedor para vários clientes ou ainda cupons exclusivos, criados para apenas alguns clientes que funcionam exclusivamente para a empresa designada. Inclusive, todas as campanhas realizadas anteriormente podem ser públicas ou direcionadas de acordo com o perfil do cliente. 


A precificação também pode ser gerenciada sob o ponto de vista de outros fatores, que vão além da quantidade. Um exemplo são  descontos por canais ou descontos por categoria de cliente . No caso de uma segmentação baseada no perfil de compra, as opções variam de acordo com o nicho do comprador. Nesse caso, os preços de um produto alimentício vendido para um supermercado podem receber descontos maiores do que no caso do mesmo produto ser vendido para postos de gasolina. No mesmo sentido, um comércio automotivo pode receber descontos mais agressivos na venda para lojas de conveniência do que para supermercados. 


Outro destaque indispensável de nossa aplicação é o recurso para qualidades de produtos. Extremamente válida para varejo de vários nichos, essa funcionalidade permite o cadastro dinâmico de um item que pode variar de acordo com seus atributos. É o caso, por exemplo, de uma empresa de roupas que vende um modelo de camiseta de várias cores e tamanhos. O produto pode ser cadastrado uma única vez, mas o pedido final pode contar peças de vários núcleos e medidas. Esse recurso já vem pronto dentro da plataforma, agilizando todo o processo de apresentação do produto e venda aos distribuidores e vendedores.


As empresas que optam pelo atile.E-commerce B2B contam ainda com um aplicativo para android exclusivo, criado para apoiar os representantes comerciais em sua interação com clientes. Esse aplicativo traz diversos recursos que, inclusive, estão inseridos nos fabricantes industriais no processo.


Quais os retornos que uma empresa pode esperar ao adquirir essa tecnologia?


Denis: Os industriais que buscam expandir suas carteiras de clientes podem ser muito beneficiados pelo sistema. Lojas de diferentes regiões do país, seja no interior ou no centro, encontram características diferentes e buscam comprar um mix de produtos consistentemente com o seu público. O comércio eletrônico B2B leva mais inteligência para os investidores que fazem a compra de forma autônoma, sem a necessidade de um representante. 


Esse, inclusive, é um dos maiores destaques da ferramenta. Em suma, ela é capaz de transformar totalmente a visão dos representantes comerciais. Esses profissionais não mais visitam clientes para anotar os pedidos de compra, já que ela pode ser feita de forma ágil pelo e-commerce. Ao invés disso, eles podem adotar uma visão mais estratégica, e consultiva, equipada para a tomada de ações diferenciadas junto às empresas clientes e voltadas ao sell-out. Representantes isentos de anotar pedidos e fazer inventário de produtos podem ajudar o vendedor a vender melhor, orientando o posicionamento dos produtos nas gôndolas de lojas ou fiscalmente como melhorar a ordem do produto no estoque. 


Além disso, existe um processo de envio automático que informa aos representantes sobre compras não concluídas na plataforma, permitindo a ação direcionada em um esquema omnicanal que ajuda a aumentar os índices de vendas. Para a área de vendas internacionais da empresa esse é um mecanismo importante que permite a conclusão do pedido. Não podemos esquecer que a ferramenta está instalada em uma poderosa plataforma de CRM e que a visualização da compra é disponibilizada para todos os setores da empresa em 360º.  


O resultado desse processo é um grande aumento da capilaridade da empresa e o aumento escalável das vendas.

Como as empresas podem adquirir o atile.E-commerce B2B?


Denis: para adquirir a ferramenta e contar com sua personalização, basta entrar em contato com os consultores da atile.digital. Nossos time de especialistas são capacitados para preparar um orçamento ideal para cada caso, com processo adequado de acordo com as regras do negócio e aderentes às características de cada empresa.



Denis Augusto Valente