Salesforce Marketing Cloud

Salesforce Marketing Cloud: conheça 14 dicas sobre essa plataforma para marketing

Acompanhe a seguir 14 dicas do Salesforce Marketing Cloud .

O Salesforce Marketing Cloud é uma plataforma integrada que oferece todas as funcionalidades necessárias para atender as demandas do time de marketing e manter o seu negócio à prova do futuro. Neste artigo você conhece todas as funcionalidades principais dessa ferramenta diferencial no mercado B2C.

O Séc.XXI está entrando em sua segunda década e a tecnologia transformou-se no carro chefe do mercado e de transformações sociais impactantes. As novas gerações estão crescendo com amplo acesso à internet, com altos índices no uso de dispositivos móveis e exigindo das empresas reconhecimento, velocidade e atendimento personalizado.

Atender essas demandas e reconhecer os movimentos do público é essencial para empresas que desejam manter-se atualizadas e com um bom engajamento com o seu consumidor. Além disso, utilizar a Big Data para reconhecer e prever padrões de compras e demandas é indispensável para que os investimentos possam ser feitos com consciência e bons retornos.

Em um contexto propício para a Transformação Digital em amplo espectro, o Salesforce Marketing Cloud atende às exigências de centralização e inteligência empresarial que são fundamentais para os negócios no mundo contemporâneo. Confira abaixo todos os recursos dessa plataforma.

1. Marketing Cloud: Integração e acessibilidade para o mercado global

O Salesforce Marketing Cloud abriga as frentes indispensáveis para a Transformação Digital em um mesmo produto dinâmico e flexível. Trata-se da união entre inovações tecnológicas e novas formas de organização, trabalho e relacionamento que são tão importantes quanto soluções técnicas.

Com essa plataforma, você consegue se comunicar com seus clientes por envio de e-mails, SMS e notificações push no celular, além de poder acompanhar de perto em que etapa da jornada está o lead, melhorando a sua régua de comunicação.

Acessível em qualquer lugar do globo, uma plataforma na nuvem permite a centralização de dados em um mesmo ambiente, com velocidade e segurança. Essa mesma característica ajuda a gestão e o tratamento de dados de clientes, além de sua compilação e apresentação automatizada para acompanhamento e tomada de decisões.

Ao unir dois conceitos indispensáveis para a revolução digital, o Salesforce Marketing Cloud entrega todas as ferramentas necessárias para a criação de campanhas de sucesso.

Ele é composto de diversos aplicativos que são divididos entre as categorias de Canais e Plataforma. Na sessão de Canais, você encontra ferramentas avançadas para a criação e envio de conteúdos de forma dinâmica e inteligente. Acessando a Plataforma, você acompanha em tempo real o andamento das campanhas de forma integrada e visualmente acessível.

Confira abaixo mais detalhes sobre as aplicações, começando com os Canais e avançando em seguida para a Plataforma.

2. Canais: produzindo conteúdo de qualidade e engajando o público

O Salesforce Marketing Cloud não apenas ajuda a gerenciar e analisar as campanhas de marketing mas é uma plataforma equipada para a criação de conteúdo e para a sua posterior veiculação para o público. Graças às automatizações e orquestrações de ações personalizadas, o relacionamento com o cliente fica mais humanizado e personalizado.

3. Email Studio

Mesmo com o avanço das redes sociais, a tecnologia de e-mail ainda é atual e eficiente. Sendo muito simples de se utilizar e trazendo um maior alcance, esse canal é a base para a criação de jornadas do cliente personalizadas e um dos meios mais eficientes para a prospecção de leads por campanhas de marketing de conteúdo.

Com o Salesforce Marketing Cloud, a integração multicanal permite aos profissionais utilizarem os dados compilados de clientes para gerar campanhas variadas, adequadas a diferentes listas de contatos, segmentados de acordo com o histórico de interação com a empresa.

A ferramenta conta com uma interface simples e intuitiva, com recursos de drag-and-drop que facilitam a criação de designs atraentes em e-mails amparados pelo conteúdo preditivo do Einstein (sistema de Inteligência Artificial da Salesforce) e mensagens automatizadas de acordo com o estágio do lead na jornada do cliente.

O Email Studio permite integração com o  Sales Cloud e o Service Cloud, conciliando todas as áreas de relacionamento com o cliente em uma estruturação mais personalizada e eficiente do CRM nomeado 7 vezes como o melhor do mundo. Graças a essas bases de dados, é possível filtrar com facilidade o público-alvo para gerar mensagens direcionadas e relevantes que levem em consideração todas as interações anteriores da pessoa com a marca.

Cobrindo todas as exigências de e-mail marketing, a ferramenta ainda permite manejar a entregar milhares de e-mails rapidamente. O acompanhamento inteligente também não fica de fora. Recursos para testes A/B acompanham soluções de previsão e acompanhamento em tempo real dos índices de abertura e engajamento real com o material enviado.

4. Mobile Studio

Outra tecnologia que acabou mantendo-se muito atual e eficiente é a de SMS e MMS. Trata-se de um mecanismo de interação rápido, ágil e com altos índices de visualização pelo público. Além disso, é possível criar mensagens com tickets, cupons, atualizações e pesquisas de atendimento, o que facilita a interatividade e o feedback de usuários.

O Mobile Studio integrado à Salesforce Marketing Cloud conta com modelos de SMS e MMS pré-definidos, automação de envio avançada e personalizável com geolocalização e soluções para aumentar a interação por promoção de notificações por push, integradas com outros canais de entrega.

Um dos efeitos importantes das mensagens de SMS e MMS é o fato de se tratar de uma tecnologia offline. O Salesforce Marketing Cloud ajuda a ampliar ainda mais o potencial das mensagens com soluções conectadas em ações online, com mensagens programadas para serem entregues no momento e no contexto ideal.

O Mobile Studio ainda conta com APIs avançadas, que ajudam a ampliar as funcionalidades desse canal, agregando alertas de compromissos, confirmações de pedidos, atualizações de viagem e uma integração total com os dados de clientes provenientes de outros canais da plataforma CRM.

5. Social Studio

As redes sociais surgiram como ferramentas indispensáveis para o marketing digital. Por meio delas é possível ouvir, analisar, publicar conteúdos e se envolver com os públicos da empresa. Além de garantir a presença da marca nas redes com grande eficiência, o Social Studio contém ferramentas que ajudam na comunicação, no atendimento ao público e na análise da satisfação dos clientes.

Uma das funcionalidades avançadas do Social Studio é o monitoramento de redes sociais capaz de ouvir as conversas de mais 650 milhões de origens ao mesmo tempo. Assim, você acessa um panorama geral da presença de sua marca em tópicos de conversa e tendências, angariando informações que serão a base para a estratégia de marketing.

O Social Studio permite manter a conexão e o envolvimento com o público por meio de ferramentas de planejamento e publicação de conteúdo, com adaptações inteligentes e opções de personalização das campanhas a depender do canal.

Além de acompanhar o andamento da campanha em tempo real, o Social Studio ainda conecta-se nativamente à Customer Success Platform, um mecanismo que amplia o monitoramento e a análise do engajamento com a marca sob o ponto de vista da experiência dos usuários.

Toda a conexão e a geração de leads resultante desse movimento ainda alimenta áreas de vendas e de suporte, que contam com informações de primeira mão de cada um dos clientes que interagem com a marca nas redes sociais.

6. Web Studio

As páginas da empresa na Web são mais do que simples endereços eletrônicos. Muitas vezes, são o hall de entrada de um lead ou cliente na empresa e requerem uma apresentação dinâmica e bem fundamentada de acordo com a presença da marca.

O Web Studio presente no Salesforce Marketing Cloud contém recursos importantes para gerar páginas personalizáveis e coerentes com o comportamento dos usuários. Em comunicação direta com o Salesforce Einstein, é possível adicionar recomendações preditivas e moldar automaticamente os conteúdos apresentados de acordo com o histórico do cliente e de seus padrões de consumo.

Com esses recursos, as Landing Pages transformam-se em experiências dinâmicas, com apresentação de ofertas especiais e integração com redes sociais ou web pages auxiliares. O controle das ferramentas interativas acontece pelo acompanhamento em tempo real dos acessos à página, com painéis planejados para embasar o melhoramento e a criação de campanhas de marketing inovadoras.

7. Advertising Studio

Agregando todo o conhecimento adquirido a respeito dos leads e clientes do seu nicho, é possível criar anúncios personalizados e que atingem diretamente as dores do público. O Advertising Studio é a ferramenta ideal para integrar todos os dados em ações estratégicas voltadas aos resultados.

Por meio do Advertising Studio é possível utilizar informações provenientes de campanhas de email, histórico de compras, interações via mobile, resultados de mensagens SMS e, em suma, todo o registro advindo de uma campanha dentro do Marketing Cloud. De acordo com a análise desses dados, a conquista de clientes fica mais fácil, com enfoque nas características específicas de cada rede social ou canal de comunicação.

Os dados resultantes da campanha, por sua vez, também alimentam outras ações. A gestão de campanhas de anúncios em grande escala é incisiva nesse ponto, garantindo altos índices de retorno de investimento em campanhas publicitárias.

8. Plataforma: conhecimento, estratégia e ação em um mesmo lugar.

Todas as ferramentas de criação e propulsão de campanhas não poderiam acontecer sem uma plataforma digital concentrada na gestão e no conhecimento a respeito dos processos em andamento. Confira a seguir as funcionalidades do Salesforce Marketing Cloud na gestão e controle detalhado de toda a campanha de marketing.

9. Jornada do cliente (Journey Builder)

A Jornada do cliente é um dos conceitos mais importantes do Marketing Digital. Para assegurar que a campanha de marketing ocorra de forma eficiente em todos os canais, é indispensável que uma visualização em 360º da campanha seja vista de forma estratégica. Com o Journey Builder, é possível criar jornadas de comunicação com seu público pelos canais de e-mail, SMS, notificações no celular, entre outros.

Ainda que o planejamento da Jornada seja essencial, é no seu desenvolvimento que os insights advindos de clientes tornam-se mais valiosos. Com essa ferramenta, é possível identificar as interações dos clientes em tempo real, abrindo espaço para a criação de respostas automáticas de acordo com as respostas de compras, cliques e aberturas de email.

As jornadas do marketing cloud são automatizadas. Com a integração do Einstein elas ficam ainda mais inteligentes, contando com funcionalidades que ajudam a reconhecer padrões como o melhor horário para envio de comunicações ou a melhor frequência, tudo voltado para ampliar o engajamento.

Toda a Jornada pode ser devidamente analisada e acompanhada em tempo real, de acordo com as metas esperadas. As métricas ajudam a avaliar o progresso da campanha, e também na identificação de oportunidades de engajamento e incrementos estratégicos.

10. Audience Builder

A organização e a segmentação das listas de contato é uma peça fundamental na estratégia de marketing em empresas de todos os tamanhos. Com o Audience Builder agregado à plataforma do Salesforce Marketing Cloud é possível visualizar as informações de cada cliente, nutridas com os dados de todos os canais integrados.

A integração com a Sales Cloud e com a Service Cloud alimenta ainda mais a visualização completa do perfil de cada cliente. Com recursos drag-and-drop de fácil utilização, é possível arranjar grupos de contatos em segmentos específicos ou ainda combiná-los automaticamente de acordo com atributos aplicados em ampla escala ou de acordo com pontuações preditivas baseadas no Salesforce Einstein.

Com a gestão bem definida das listas de clientes, fica mais fácil criar mensagens personalizadas que atinjam o foco com precisão. A organização inteligente das listas ainda incrementa os resultados na percepção de novas oportunidades de ação e na previsão de ações futuras.

11. Personalization Builder

O conteúdo personalizado é uma peça chave para o Marketing Digital moderno. No entanto, especialmente com listas de contatos muito extensas, alcançar bons resultados requer a adoção de ferramentas adequadas para unir estratégia e eficiência.

Com o Personalization Builder, é possível humanizar e criar conteúdos para email e web direcionados automaticamente. O Salesforce Einstein é responsável pela definição de perfis de comportamento que fundamentam a previsão de conteúdo ideal para cada cliente.

Partindo de uma base de dados constantemente atualizada, essa ferramenta garante interações personalizadas em toda a campanha de marketing multicanal.

12. Analytics Builder

Investir em análise de dados significa aumentar a inteligência da empresa como um todo. Com foco na experiência dos clientes, o Analytics Builder compila os dados advindos de todos os canais para gerar relatórios avançados do desempenho das campanhas.

O sistema ainda inclui o monitoramento do engajamento do público com a marca em tempo real, permitindo a visualização contínua de mudanças no perfil consumidor. Termos configuráveis – como localização, pesquisas via mobile e índices de abandono de carrinhos de compra em e-commerce – são exemplos de como descobrir novos insights para os negócios.

Os relatórios podem ser exibidos em gráficos de diversos desenhos, em diagramas ou em mapas de calor. Padrões e tendências são compilados em formatação condicional ou com filtragens inteligentes. A integração com o Salesforce Einstein fundamenta ainda a criação de insights preditivos e permite a pontuação dos clientes de acordo com a probabilidade de interação com a empresa.

Os relatórios e gráficos avançados podem ser recebidos automaticamente por email, com informações classificadas de acordo com os índices de melhor desempenho.

13. Interaction Studio

Todas as ferramentas apresentadas buscam trazer a experiência do cliente para o centro da estratégia de marketing de sua empresa. No Interaction Studio, o foco é gerenciar, visualizar e controlar a experiência do cliente em tempo real, garantindo engajamento de qualidade e estratégias dedicadas à experiência de seu público.

A ferramenta oferece uma visão em 360º da jornada do cliente, com foco nos caminhos percorridos pelos leads e clientes em qualquer canal ou dispositivo. Do mesmo modo, clientes perdidos podem ser reconhecidos, bem como os motivos para o abandono do relacionamento com a sua marca. A partir da identificação dos indivíduos que saíram da jornada antes do fim, é possível criar estratégias voltadas para um novo segmento.

O Interaction Studio ainda oferece mecanismos para orquestração inteligente das experiências relevantes, de acordo com prioridades de ofertas e mensagens importantes no relacionamento com cada cliente. A ferramenta permite, inclusive, a conexão entre interações online e offline, com mapeamento de calls centers, lojas, agências ou caixas eletrônicos.

14. Inteligência Artificial: o caminho para o futuro

As ferramentas do Salesforce Marketing Cloud são amparadas pelo Einstein, a poderosa Inteligência Artificial da Salesforce. O uso de tecnologias de machine learning na análise de dados dos clientes e leads permite ações orquestradas de acordo com o perfil do público, incluindo a predição de comportamento futuro.

Graças a IA é possível identificar as melhores recomendações de produtos de acordo com os gostos do público, enviar emails e SMS nos melhores horários, além de reconhecer em detalhes os pontos de maior engajamento com a marca. Vá além e conheça 6 funcionalidades do Salesforce Einstein que otimizam sua estratégia de segmentação.

 

 

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