CRM

Como avaliar a origem dos leads fora do ambiente digital?

Planejar uma campanha omnichannel de sucesso significa observar métricas tanto em canais online quanto offline, por isso saber avaliar a origem dos leads inclusive em campanhas offline podem facilitar o sucesso da sua estratégia.

É possível utilizar ferramentas digitais para avaliar leads e conversões em propagandas, outdoors, panfletos, promoções e outras mídias populares, apesar disso mensurar de forma correta os leads provenientes das mídias offline ainda é uma das principais dores de departamentos de marketing corporativos. Apesar do que muitos imaginam as mídias offline ainda são grande fonte de leads para empresas dos mais diversos segmentos, por este motivo é essencial que o profissional de marketing (e a equipe comercial) devem se aprofundar neste assunto.

O crescente apelo da transformação digital em todos os nichos do mercado não significa que as formas tradicionais de alcançar o público foram extintas. Pelo contrário, uma série de empresas conserva ótimos resultados em campanhas offline e percebem seu uso como indispensável.

Para medir os resultados de investimento, é preciso avaliar a origem dos leads e perceber quais vieram de campanhas offline. Assim, é possível integrar o planejamento para o marketing offline e acompanhar o que realmente está dando certo.

Veja abaixo alguns métodos que podem ajudar a superar esse desafio.

1 – Códigos promocionais

As promoções são uma forma clássica de incentivar o consumo e ampliar a presença da marca. No mundo digital elas também contribuem como uma forma de identificar quem está conhecendo a marca por canais offline como jornais, revistas, rádio ou TV.

Os códigos promocionais são eficazes em todos os tipos de campanha. Os podcasts (streaming de músicas) por exemplo, utiliza muito desse recurso, no qual os anunciantes oferecem descontos específicos para os ouvintes daquele canal.

O código utilizado traz a marca do produtor de conteúdo ou a localização e contribui para direcionar o lead exatamente à fonte. Descontos também pode ser realizados pelo uso de QR code, mas um estudo preliminar deve ser realizado, para que a familiaridade do público-alvo com o mundo digital seja considerada previamente.

2 – Landing pages especiais

As landing pages dedicadas podem ter URLs chamativas e especiais para cada caso. Elas podem conter motivos locais, capazes de gerar uma composição geográfica mais facilmente identificável. Além disso, é possível utilizar um código UTM nos links, para identificar a origem do tráfego.

Uma loja de carros em São Paulo pode, por exemplo, adicionar um link nas suas campanhas publicitárias em outdoors, panfletos, feiras, eventos dentre outros para redirecionar o público para o seu site ou uma landing page específica onde você poderá medir melhor os resultados

Nesse caso, as landing pages são uma ótima forma de adquirir informações de clientes, com a exigência de rápidos cadastros para que os benefícios sejam acessados.

No entanto, algumas precauções devem ser tomadas para que essas landing pages não sejam indexadas no Google. O excesso de páginas com conteúdos semelhantes pode gerar penalização e prejudicar a sua campanha online.

3 – Caixa de email e número de telefone dedicados

Mesmo negócios com vendas totalmente offline podem usufruir de alguns mecanismos online para metrificar as campanhas.

Para isso, crie uma caixa de email voltada especialmente para a campanha e insira o endereço em qualquer material promocional que criar. O mesmo pode ser feito com um número de telefone dedicado à campanha offline e inserido no material de divulgação.

Esses mecanismos são eficientes para garantir a integração de clientes que possam estar menos familiarizados com ferramentas digitais.

4 – O poder do CRM

A verdadeira força de um CRM integrado pode ser comprovada na possibilidade de observar a empresa como um todo, unindo campanhas online e offline em um mesmo planejamento.

Uma plataforma como o Salesforce, proporciona novas formas de vender e de criar relacionamento com os(as) clientes, unindo o histórico de compras e atendimentos com informações detalhadas e personalizadas.

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