Inteligência artificial no varejo: conheça benefícios da tecnologia para a área!

Inteligência Artificial é um termo amplo, que abarca ferramentas baseadas em processamento de dados e reconhecimento de padrões. Ela usa o “machine learning” que é, um mecanismo de análise de Big Data capaz de reconhecer, padronizar e compilar conjuntos de dados sem requerer a ação humana.

Diversas empresas do varejo têm adotado a IA para conhecer melhor o público, identificando demandas, automatizado processos e ajustando a logística às mudanças no padrão de consumo.

Listamos os principais benefícios abaixo. Confira!

A inteligência artificial aprimora a experiência do cliente

Graças ao reconhecimento de padrões e histórico de interação de milhares de clientes, ferramentas amparadas por IA podem ser utilizadas para gerar comunicações personalizadas e automáticas, acelerando o atendimento e dinamizando o trabalho de atendentes humanos.

Os chatbots são um ótimo exemplo desse procedimento, sendo utilizados em diversos setores como vendas, SAC e suporte. Eles costumam ser amplamente utilizados em estratégias de comunicação omnichannel, que priorizam a integração e a coerência entre todos os canais da empresa.

O resultado é uma maior sincronia entre os canais e atendimento personalizado, fatores responsáveis por fidelizar e ampliar a satisfação dos usuários.

Previsão de tendências e reconhecimento de demandas do público

Em uma plataforma integrada, os dados dos atendimentos, vendas e resultados de campanhas de marketing podem ser compilados em gráficos e relatórios. Esse procedimento automatizado permite a tomada de decisões mais conscientes, prevendo mudanças nas demandas e no padrão de compras de clientes.

Graças a visão inteligente do histórico de compras da pessoa, é possível priorizar arranjos comerciais, otimizar a gestão de fornecedores e o controle de estoque em lojas físicas.

Recomendação de produtos personalizados

Priorizando a personalização do atendimento, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial ajudam a melhorar as recomendações de produtos selecionados de acordo com o histórico de compras do cliente.

Soluções de Cross-Selling e Up-Selling são especialmente beneficiadas por essa inovação, já que a recomendação de produtos pode ser feita na hora certa, adicionando engajamento e aumentando o índice de conversões da empresa.

A Inteligência artificial ajuda a reduzir custos

Menos erros, mais agilidade, processos burocráticos automatizados e monitoramento de atividades. Esses são apenas alguns dos itens que contribuem para a diminuição de custos desnecessários em empresas no varejo.

Com ferramentas de automação e análise de dados é possível fazer um controle de gastos que mitigue amplamente desperdícios, má gestão de estoque e a insatisfação do público com os serviços prestados.

Inovação e destaque no mercado

Com a eficácia operacional aprimorada, empresas que adotam a IA acabam se destacando e tornando-se ícones de uma nova era do varejo.

Insights advindos do constante fluxo de informação de clientes podem ajudar a identificar novas oportunidades de expansão e até mesmo a criação de novos produtos. Entenda mais sobre o assunto descobrindo as como utilizar a inteligência artificial para vender mais.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Atile Digital