Inteligência Artificial é um termo amplo, que abarca ferramentas baseadas em processamento de dados e reconhecimento de padrões. Ela usa o “machine learning” que é, um mecanismo de análise de Big Data capaz de reconhecer, padronizar e compilar conjuntos de dados sem requerer a ação humana.
Diversas empresas do varejo têm adotado a IA para conhecer melhor o público, identificando demandas, automatizado processos e ajustando a logística às mudanças no padrão de consumo.
Listamos os principais benefícios abaixo. Confira!
A inteligência artificial aprimora a experiência do cliente
Graças ao reconhecimento de padrões e histórico de interação de milhares de clientes, ferramentas amparadas por IA podem ser utilizadas para gerar comunicações personalizadas e automáticas, acelerando o atendimento e dinamizando o trabalho de atendentes humanos.
Os chatbots são um ótimo exemplo desse procedimento, sendo utilizados em diversos setores como vendas, SAC e suporte. Eles costumam ser amplamente utilizados em estratégias de comunicação omnichannel, que priorizam a integração e a coerência entre todos os canais da empresa.
O resultado é uma maior sincronia entre os canais e atendimento personalizado, fatores responsáveis por fidelizar e ampliar a satisfação dos usuários.
Previsão de tendências e reconhecimento de demandas do público
Em uma plataforma integrada, os dados dos atendimentos, vendas e resultados de campanhas de marketing podem ser compilados em gráficos e relatórios. Esse procedimento automatizado permite a tomada de decisões mais conscientes, prevendo mudanças nas demandas e no padrão de compras de clientes.
Graças a visão inteligente do histórico de compras da pessoa, é possível priorizar arranjos comerciais, otimizar a gestão de fornecedores e o controle de estoque em lojas físicas.
Recomendação de produtos personalizados
Priorizando a personalização do atendimento, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial ajudam a melhorar as recomendações de produtos selecionados de acordo com o histórico de compras do cliente.
Soluções de Cross-Selling e Up-Selling são especialmente beneficiadas por essa inovação, já que a recomendação de produtos pode ser feita na hora certa, adicionando engajamento e aumentando o índice de conversões da empresa.
A Inteligência artificial ajuda a reduzir custos
Menos erros, mais agilidade, processos burocráticos automatizados e monitoramento de atividades. Esses são apenas alguns dos itens que contribuem para a diminuição de custos desnecessários em empresas no varejo.
Com ferramentas de automação e análise de dados é possível fazer um controle de gastos que mitigue amplamente desperdícios, má gestão de estoque e a insatisfação do público com os serviços prestados.
Inovação e destaque no mercado
Com a eficácia operacional aprimorada, empresas que adotam a IA acabam se destacando e tornando-se ícones de uma nova era do varejo.
Insights advindos do constante fluxo de informação de clientes podem ajudar a identificar novas oportunidades de expansão e até mesmo a criação de novos produtos. Entenda mais sobre o assunto descobrindo as como utilizar a inteligência artificial para vender mais.