E-commerce B2B

Desvendando o atile.E-commerce B2B em 6 perguntas

O E-commerce B2B é uma rica plataforma para dar capilaridade na linha de produtos de indústrias e distribuidores dos mais diversos segmentos.

Nesta entrevista exclusiva, Denis Valente, Diretor Executivo da atile, revela todos os detalhes dessa ferramenta criada exclusivamente para melhorar o relacionamento entre indústrias, revendedores e distribuidores além de ter mais inteligência nas vendas.

O setor B2B possui suas características específicas. Enquanto empresas focadas no mercado B2C buscam reconhecer as demandas em ampla escala de um público amplo e com comportamento visualizável em monitoramentos inteligentes, o mercado B2B envolve desafios relacionados à expansão do mercado e gestão de carteira de clientes.

Com mais de 10 anos em parceria com a Salesforce, a atile adquiriu uma vasta experiência com empresas de todos os setores e preparou o atile.E-commerce B2B com o cuidado necessário para aumentar as vendas das indústrias e gerar mais dinamismo para representantes comerciais.

A interface inteligente adiciona a personalização para a gestão de relacionamento com clientes das empresas, respeitando as características e permitindo a visualização completa de todo o relacionamento entre fornecedores e compradores.

Confira abaixo um bate-papo em profundidade sobre a ferramenta e o mercado B2B com Denis Valente, Diretor Executivo da atile.

1. O que é o atile.E-commerce B2B?

Denis: para quem não conhece ainda o Salesforce, é preciso dizer que trata-se de uma plataforma integrada e completa para a gestão de relacionamento com os clientes, voltada para empresas de todos os nichos. A plataforma é uma mecanismo completo para registro do histórico de interações e vendas, agregada à uma ferramenta avançada de Inteligência Artificial e totalmente preparada para oferecer alguns pré-requisitos para empresas interessadas em Transformação Digital. O Salesforce é equipado para manter em funcionamento o atendimento Omnichannel, ferramentas de Marketing Digital, monitoramento e análise de Big Data e muito mais. Está tudo ali, em uma mesma ferramenta integrada e personalizável.

A atile trabalha com a implementação de Salesforce há mais de 10 anos, preparando o sistema para entregar os melhores benefícios possíveis para as empresas que confiam em nossa visão de mercado. Por meio dessa intensa relação com o setor empresarial e industrial é que o atile.E-commerce B2B foi criado.

Em suma, trata-se de um aplicativo instalado diretamente na plataforma do Salesforce, com o objetivo principal de transformar a comunidade de clientes e parceiros em um e-commerce dimensionado e preparado para o mundo B2B. Alguns exemplos de funcionalidades são os recursos automatizados para gestão de carteiras de clientes, ferramentas para cross-sell e up-sell e recursos promocionais.

Quem está inteirado das dinâmicas de vendas e fornecimentos no mercado B2B sabe reconhecer alguns desafios importantes que são foco desta ferramenta. Posso destacar, por exemplo, a precificação, a ampliação do mercado para áreas remotas e a dinamização do trabalho dos representantes de vendas. Graças ao atile.E-commerce B2B, soluções tecnológicas amparam cada uma dessas questões.

É importante ressaltar ainda que a ferramenta não possui um limite para a quantidade de produtos cadastrados e não inclui taxas sobre as transações. É uma ferramenta exclusivamente voltada para melhorar o relacionamento das indústrias com revendedores e distribuidores, além de facilitar a vida de representantes comerciais.

2. De maneira mais ampla, para que serve o atile.E-commerce B2B?

Denis: A aplicação foi totalmente pensada para atender as necessidades do mercado B2B. A precificação nesse cenário, por exemplo, é muito mais complexa do que o que encontramos no mercado B2C. Cada comprador apresenta características específicas que envolvem sua geolocalização, público alvo, tamanho do comércio, etc. Por isso, a gestão desse tipo de relação comercial é complexa e exige tabelas de preços coerentes com a região, com o tipo de produto comercializado, quantidade, logística, etc. Com a tecnologia criada pela atile, integramos todas essas questões em uma plataforma de e-commerce de acesso simplificado e repleta de funcionalidades.

Uma das grandes questões do mercado B2B é a necessidade de identificar o cliente antes de realizar a venda, ao contrário do B2C, no qual são os resultados das campanhas de venda que alimentam o reconhecimento do público. No caso do mercado B2B, realizamos o processo cadastral antes de enviar a tabela de preços e os produtos oferecidos. É por meio desse trabalho de identificação do cliente que poderá ser possível precificar e compor a logística específica para a sua situação.

O atile.E-commerce B2B tem como objetivo suprir essas questões cruciais, modernizando o relacionamento entre as indústrias e seus clientes, levando maior capilaridade para as empresas, para que possam atingir mercados diversos com maior inteligência e facilidade. O portal B2B permite que os revendedores façam as compras sem precisar de um representante comercial. Não existe mais o cenário de um representante que apenas vai na empresa, faz a lista de pedidos e depois retorna para a matriz.

O atile.E-commerce B2B conta ainda com Inteligência Preditiva na qual a própria ferramenta já cria o pré-pedido personalizado para o cliente, que já recebe a notificação pronta. O pré-pedido é baseado no histórico de compra e também na dinâmica de vendas de outras empresas do setor. Os representantes de vendas apenas adicionam alguns ajustes e logo a compra pode ser realizada.

3. Para quem se destina o atile.E-commerce B2B?

Denis: o atile.E-commerce B2B pode trazer benefícios para quaisquer indústrias e empresas que buscam uma representação inteligente. Ele oferece um e-commerce especializado e desenhado especialmente para esse nicho do mercado. Entretanto, ele é especialmente benéfico para empresas que almejam expandir seus mercados para regiões distantes dos centros, ampliando grandemente as suas capilaridades.

4. Quais as funcionalidades que o atile.E-commerce B2B apresenta que fazem a diferença para o público de vendas B2B?

Denis: a aplicação conta com uma série de funcionalidades que podem ser configuradas pela atile de acordo com o perfil de cada uma das empresas que optarem por sua instalação.

As funcionalidades voltadas à questão promocional são especialmente direcionadas para alguns desafios práticos das indústrias. O atile B2B contém recursos muito fortes e adaptados para empresas que oferecem bens de consumo (como alimentos e produtos de higiene) e também as que produzem bens duráveis. Estamos preparados para gerar soluções inteligentes para promoções tradicionais, como os cenários de “leve 3 pague 2”, com preços diferenciados em função da quantidade de produtos adquiridos. No caso do mercado B2B, estamos falando de uma variação que pode ser de unidades, caixas, carretas ou quantidades ainda maiores.

O cenário de produtos bonificados também é direcionado pela ferramenta. Nesses casos, são criadas promoções em que o distribuidor ou revendedor ganha outro produto de acordo com a quantidade de itens adquiridos de um primeiro produto. O cenário de Rebate também é incorporado, facilitando promoções onde cada compra que você faz você gera uma quantia em bonificação para ser abatida em compras futuras. Incluímos ainda outras funcionalidades para campanhas de compra nas quais, por exemplo, uma compra acima de 2000 reais garante frete grátis. Como você pode perceber, são funções avançadas, que ajudam no upsell da empresa.

Outro ponto importante são as funcionalidades para cupons de desconto. A ferramenta é capaz de criar cupons públicos, genéricos, que podem ser usados pelo fornecedor para vários clientes ou ainda cupons exclusivos, criados para apenas alguns clientes que funcionam exclusivamente para a empresa designada. Inclusive, todas as campanhas listadas anteriormente podem ser públicas ou direcionadas de acordo com o perfil do cliente.

A precificação também pode ser gerenciada sob o ponto de vista de outros fatores, que vão para além da quantidade. Um exemplo são descontos por canais ou descontos por categoria do cliente. No caso de uma segmentação baseada em perfil de compra, os preços variam de acordo com o nicho do comprador. Nesse caso, os preços de um produto alimentício vendido para um supermercado podem receber descontos maiores do que no caso do mesmo produto ser vendido para postos de gasolina. No mesmo sentido, um lubrificante automotivo pode receber descontos mais agressivos na venda para lojas de conveniência do que para supermercados.

Outro destaque imprescindível de nossa aplicação é o recurso para grades de produtos. Extremamente válido para varejos de vários nichos, essa funcionalidade permite o cadastro dinâmico de um ítem que pode variar de acordo com seus atributos. É o caso, por exemplo, de uma empresa de roupas que vende um modelo de camiseta de várias cores e tamanhos. O produto pode ser cadastrado uma só vez, mas o pedido final pode contar peças de várias cores e medidas. Esse recurso já vem pronto dentro da plataforma, agilizando todo o processo de apresentação do produto e venda aos distribuidores e revendedores.

As empresas que optarem pelo atile.E-commerce B2B contam ainda com um aplicativo para android exclusivo, criado para apoiar os representantes comerciais em sua interação com clientes. Esse app traz diversos recursos que, inclusive, inserem os revendedores ativamente no processo.

5. Quais os retornos que uma empresa pode esperar ao adquirir essa tecnologia?

Denis: indústrias que buscam expandir a suas carteiras de clientes podem ser muito beneficiadas pelo sistema. Lojas de diferentes regiões do país, seja no interior ou no centro, encontram características diferentes e buscam comprar um mix de produtos coerentes com o seu público. O atile.E-commerce B2B leva mais inteligência para os revendedores que fazem a compra de forma autônoma, sem a necessidade de um representante.

Esse, inclusive, é um dos maiores destaques da ferramenta. Em suma, ela é capaz de transformar totalmente a visão dos representantes comerciais. Esses profissionais não mais visitam clientes para anotar os pedidos de compra, já que ela pode ser feita de forma ágil pelo e-commerce. Ao invés disso, eles podem adotar uma visão mais estratégica, e consultiva, equipada para a tomada de ações diferenciadas junto das empresas clientes e voltadas ao sell-out. Representantes isentos de anotar pedidos e fazer inventário de produtos podem ajudar o revendedor a vender melhor, guiando o posicionamento dos produtos nas gôndolas de lojas ou indicando como melhorar a reposição do produto no estoque.

Além disso, existe um processo de notificação automática que informa aos representantes sobre compras não concluídas na plataforma, permitindo a ação direcionada em um esquema omnichannel que ajuda a aumentar os índices de vendas. Para a área de vendas internas da empresa esse é um mecanismo importante que permite a conclusão do pedido. Não podemos esquecer que a ferramenta é instalada em uma poderosa plataforma de CRM e que a visualização da compra é apresentada para todos os setores da empresa em 360º.

O resultado desse processo é um grande aumento da capilaridade da empresa e o aumento escalável das vendas.

6. Como as empresas podem adquirir o atile.E-commerce B2B

Denis: para adquirir a ferramenta e contar com a sua implementação personalizada, basta entrar em contato com a força de vendas da atile. Nossos times de consultores e especialistas são capacitados para preparar um orçamento ideal para cada caso, com processo adequado de acordo com as regras do negócio e aderentes às características de cada empresa.

Quer entender um pouco mais sobre a ferramenta? Acesse:

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Entre em contato com Aline ou Danilo, ambos estão preparados para sanar qualquer dúvida e preparar a melhor proposta de acordo com as necessidades do seu negócio.

 

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