E-commerce B2B

Como o atile.E-commerce B2B ajuda as empresas do setor de bens de consumo?

No mundo B2B é preciso conhecer muito bem as demandas e características da empresa compradora antes das vendas serem efetuadas. Quando falamos de E-commerce B2B então, isso significa que o cuidado na gestão dos revendedores é imprescindível.

Além disso, o relacionamento de fornecedor com os revendedores exige novas formas de precificação a partir de diversos fatores, como localização, público-alvo da empresa compradora e quantidade de produtos adquiridos. Inteligência, nesse caso, consiste em entender o potencial dos produtos em escalas amplas, considerando as saídas e entradas de estoque e as estratégias regionais e de canais de venda.

Em suma, quem lida com a gestão de revendedores de empresas de Bens de Consumo enfrenta o desafio de compreender como o produto pode ser posicionado de maneira eficaz na paisagem diversa de possíveis compradores. O cuidado com as melhores práticas nesse relacionamento é ainda o ponto em que monitoramentos inteligentes podem resultar em estratégias para expansão de mercado e da carteira de clientes.

Graças à tecnologia, o trabalho nesse relacionamento está sendo melhorado e dinamizado com efeitos transformadores. O atile.E-commerce B2B é uma solução voltada para o enfrentamento de todos esses desafios, baseado em uma longa experiência da atile na implementação e configuração de Salesforce CRM para empresas de todos os nichos.

Entenda abaixo como funciona a ferramenta e como ela pode ajudar empresas dos principais setores do mercado de Bens de Consumo. ]

O que é o atile.E-commerce B2B?

É uma plataforma de vendas B2B completa e inteligente, concentrada em aumentar as vendas das indústrias e gerar mais dinamismo para os representantes comerciais. Graças a uma interface integrada ao Salesforce CRM e às configurações personalizadas promovidas pela atile, sua empresa pode acessar uma série de benefícios comerciais de ponta a ponta na interação com a distribuição e revenda dos produtos.

A plataforma conta com mecanismos avançados de Inteligência Artificial, ferramentas de gestão com histórico e interações de vendas, ferramentas inteligentes para Cross-Sell e Up-Sell, além de um aplicativo voltado ao suporte de representantes de vendas.

Ao projetar um sistema de e-commerce voltado ao mercado B2B, a plataforma permite que os próprios revendedores façam suas compras e pedidos, transformando o trabalho do representante comercial em uma ação consultiva e focada na melhoria da presença da empresa junto das distribuidoras.

Esses são apenas alguns destaques das funcionalidades de uma ferramenta que facilita a vida de representantes comerciais, dinamizando o relacionamento das indústrias com revendedores e distribuidores, sem taxas de transações e nem limites de quantidade para o total de produtos cadastrados.

Os efeitos da plataforma para os negócios são ainda mais amplos, quando consideramos o escopo das ações do mercado B2B. Com distribuições orquestradas em diversas áreas, entre centros e interiores, com suas especificidades, tabelas de preços regionais, custo logístico, etc.

Quer aprofundar nas funcionalidades específicas do atile.E-commerce B2B? Confira a entrevista com nosso diretor executivo, que falou tudo sobre o assunto em profundidade.

A seguir, falamos um pouco sobre como a ferramenta pode beneficiar alguns dos maiores setores de bens de consumo no Brasil.

Como o atile.E-commerce B2B ajuda o setor de bens de consumo?

O setor de bens de consumo é um dos mais beneficiados por uma política adequada de relacionamento com distribuidores e revendedores. Muitas vezes, são produtos que não podem faltar, independentemente da região ou público consumidor, o que exige uma gestão de rede bem fundamentada e com precificação adequada.

Diante da variedade de tipos de lojas e contextos comerciais, o atile.E-commerce B2B pode ser adaptado para gerar promoções, cupons, e predições automáticas voltadas ao Up-sell e ao Cross-sell.

Manufatura de alimentos e bebidas

O setor de alimentação é mais do que indispensável para a vida humana. Graças ao atile.E-commerce B2B as empresas podem alcançar com facilidade públicos de regiões afastados dos centros e das redes de distribuição. Esse é um processo importante de ampliação das capilaridades das empresas.

Um dos benefícios do atile.E-commerce B2B consiste na análise automática do mercado, levando em consideração quantidades e especificidades de cada comprador. É o caso, por exemplo, da venda de alimentos para supermercados. Com exigências de estoque diferenciadas, esses distribuidores podem contar com promoções e preços especiais condicionados às qualificações necessárias para manter as gôndolas cheias e na medida certa.

Ferramentas voltadas para nicho e estratégia de canais são ideais para gerenciar preços diferenciados para alimentos. A depender da quantidade e do público final, valores podem ser dinamizados para atender mercados diferenciados como lojas de conveniência em postos de gasolina ou redes de mercados de escopo nacional.

Como o sistema de e-commerce agiliza a compra dos produtos diretamente pelos revendedores, os representantes comerciais podem atuar de maneira consultiva, no páreo com a gestão de redes de supermercados, mercearias e outros comércios de alimentos. Isso significa, por exemplo, suporte para organização de corredores, gôndolas e estratégias para melhor visualização dos produtos.

Empresas de bebidas podem oferecer condições especiais para bares ou privilegiar a precificação para revendedores especializados em bebidas. Cenários comuns no mercado são suplementados pela ferramenta, como os produtos bonificados de acordo com a quantidade de itens adquiridos ou o rebate, como abate de valores em compras futuras.

Manufatura de cosméticos

O setor de cosméticos é um dos mais beneficiados pelas práticas de Up-sell e Cross-Sell. Isso ocorre porque produtos voltados à beleza muitas vezes funcionam a partir de combos, como shampoos, condicionadores e cremes que são frequentemente adquiridos em conjunto.

O atile.E-commerce B2B possui ferramentas de Inteligência Artificial que facilitam muito esse processo, a partir da análise inteligente do histórico de compras e do padrão de consumo neste setor em específico. É por meio desta dinâmica que produtos adequados para cada cliente são adicionados na carteira, agilizando as propostas e oferecendo buscas de peças e acessórios compatíveis com cada cosmético.

Com uma visão em 360º da carteira de clientes, as empresas podem ainda segmentar seus públicos automaticamente, de acordo com critérios previamente estabelecidos. No caso do setor de cosméticos, cortes importantes podem ser feitos a partir de critérios como gênero e idade, permitindo ainda o monitoramento de cada produto nos variados segmentos de clientes, como salões de beleza, manicures, lojas especializadas e supermercados.

Em outro sentido, a ferramenta de grades de produto facilita muito o cadastro de cosméticos que, muitas vezes, possuem diferenças pontuais em várias opções de um mesmo produto. Uma mesma marca de shampoo, por exemplo, costuma ser comercializada para diferentes cabelos, com composições químicas especializadas. Com a grade de produtos, o distribuidor pode adquirir um lote de um mesmo produto pelo e-commerce, incluindo versões diferentes do produto no mesmo pedido, de forma descomplicada e acessível.

Essa ferramenta também é especialmente benéfica na manufatura de roupas e sapatos, que precisam incluir diversos tamanhos e cores dos produtos em um mesmo cadastro.

Manufatura de produtos de higiene pessoal e beleza

Produtos de higiene pessoal e de beleza são frequentemente vendidos em supermercados, mas com qualidades específicas que diferenciam a logística de reposição dos estoques. Uma delas é a longa validade dos produtos e os ritmos diferentes de consumo. Produtos como sabonetes e papel higiênico fluem rapidamente por serem itens cotidianos e de acesso generalizado. As ferramentas de cupons de desconto podem ser benéficas para incentivar que revendedores façam compras maiores em coerência com a saída dos produtos.

Já os produtos de beleza podem ser beneficiados por ferramentas de descontos por canais e categorias do cliente. Isso significa garantir precificação personalizada para estabelecimentos como lojas especializadas em produtos de beleza, farmácias, supermercados ou salões de beleza que incrementam as vendas em toda a cadeia por conta do marketing orgânico.

A organização dos produtos apresentados aos revendedores também é facilitada nesse processo. O atile.E-commerce B2B conta com ferramentas que adicionam atributos dinâmicos para os produtos, que podem ser utilizados como base para filtros de pesquisa e construção de tabelas com especificações técnicas. Produtos de beleza podem, por exemplo, ser pesquisados de acordo com critérios como produtos veganos, à base de óleos essenciais ou sem a adição de álcool ou sal.

O resultado é um catálogo dinâmico gerado automaticamente, com base na descrição do produto, nas imagens, códigos e atributos específicos.

Quais os retornos do atile.E-commerce B2B para as empresas?

Destacamos acima alguns dos setores que podem se beneficiar enormemente do atile.E-commerce B2B. No entanto, esses são exemplos de aplicação de ferramentas que podem beneficiar quaisquer indústrias que buscam trazer mais inteligência e tecnologia para a sua representação comercial.

O retorno mais direto dos benefícios da ferramenta é o incremento das vendas e o aumento das capilaridades da indústria em novos nichos do mercado, independentemente das áreas geográficas ou do perfil dos públicos consumidores. Graças ao atile.E-commerce B2B é possível atingir públicos de cidades remotas em vendas para setores essenciais e específicos, que vão desde os citados setores de alimentos e produtos diários até as borracharias, lojas de peças ou outros bens de consumo.

Outro retorno muito importante é a mudança no perfil de trabalho dos representantes de venda. A compra pode ser feita de forma ágil pelo e-commerce. Enquanto isso, os representantes podem adotar uma visão mais estratégica para a tomada de decisões junto das empresas clientes e voltadas ao sell-out. Essa mudança pode ser um ponto revolucionário na cultura de trabalho da empresa e um ponto de feedback importante das vendas.

As ferramentas voltadas às promoções e descontos ajudam a empresa a manter-se ágil na tomada de decisões importantes e na ampliação da presença da marca no mercado.

A ferramenta ainda adiciona a Transformação Digital como ponto de impacto da empresa no mercado, já que esse processo importante no séc. XXI significa adicionar competitividade, eficiência e visão do todo para a empresa.

Como implementar?

O atile.E-commerce B2B é implementado na sua empresa a partir de uma percepção aprofundada das necessidades e características de suas demandas. Esse processo personalizado é a chave para que todas as funcionalidades da ferramenta sejam aplicadas com sucesso e com velocidade ímpar.

Que saber mais?

Entre em contato com nosso time de vendas, nossos especialistas são capacitados para apresentar a melhor estratégia de os melhores orçamentos de acordo com seu caso específico, fale agora com a Aline ou com o Danilo e saiba como podemos ajudar

Quer entender um pouco mais sobre a ferramenta aqui no blog antes de fazer o contato? Sem problemas, separamos este post pra você.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Atile Digital