Assistente de voz

7 maneiras que os assistentes de voz ajudam na produtividade do seu time

Assistentes de voz são uma tendência crescente no mundo corporativo. Neste artigo você descobre como os chamados smart speakers podem ajudar a aumentar a produtividade no mundo empresarial.

Presentes em TVs, dispositivos móveis, carros, relógios e até em banheiros, as assistentes virtuais mobilizadas por comandos de voz estão se tornando uma tecnologia comum na transformação digital que toma conta de grande parte de nossa sociedade. Elas utilizam tecnologia inovadora, como NLP – Natural Language Processing – (Processamento de Linguagem Natural) para reconhecimento de voz e machine learning para aprender padrões de comportamento dos usuários.

Os smartphones são a principal forma de acesso às assistente de voz. No entanto, novas tecnologias têm emergido e a integração entre sistemas empresariais e assistentes de voz promete facilitar o acesso às bases de dados e dinamizar a experiência de executivos(as) na tomada de decisões.

Confira abaixo alguns exemplos de usos das tecnologias de voz nos ambientes empresariais.

1 – Comunicação das equipes

A tendência do trabalho remoto e global veio para ficar e as tecnologias de voz prometem saídas para dinamizar o novo modelo operativo. Com mais usuários adotando a tecnologia a cada dia, as empresas começam a considerar como o uso das funcionalidades das assistentes de voz podem ajudar a poupar trabalho e a reservar tempo para ações críticas no trabalho das equipes.

Um dos exemplos mais interessantes é o uso de assistentes de voz para acelerar e ajudar na comunicação de equipes formadas por pessoas de diversas origens, com línguas diferentes. Além disso, assistentes de voz podem ajudar a melhorar a produtividades das reuniões em ações programadas como transcrever as conversas, tomar notas e marcando eventos e tarefas automaticamente em ferramentas de gestão.

2 – Analytics

O uso de assistente de voz pode ajudar muito na análise de dados. Simplesmente ao requisitar para a assistente, podem ocorrer buscas inteligentes, imbuídas de critérios que recortam grandes conjuntos de dados no espaço de segundos. É possível, por exemplo, requisitar relatórios por voz que segmentam os dados de acordo com períodos ou por diferentes departamentos na empresa.

Realizar esse tipo de ação por voz adiciona velocidade e fluidez no cotidiano das empresas e também ajuda a acessar dados críticos em momentos em que a agilidade pode ser um ponto definidor na tomada de decisões importantes para os negócios. Uma simples conversa com uma assistente virtual pode resultar em acesso às principais flutuações do mercado, estatísticas de performance de campanhas de venda ou indicações de como eventos geopolíticos afetam o setor de sua empresa.

3 – Assistência às vendas

Entre rotinas de interação com leads, pontuação de vendas e a busca contínua por eficiência, os times de vendas são frequentemente desafiados pelo jogo entre a produtividade de suas campanhas e a imprevisibilidade do público.

Na busca por acelerar as rotinas de tarefas diárias para vendas, a Salesforce criou um assistente de voz no Einstein, uma solução de Inteligência Artificial com ferramentas voltadas aos representantes de vendas. O sistema aumenta significantemente a velocidade de rotinas de encontros com clientes ou na atualização de planejamentos.

O uso de assistentes de voz em vários setores da empresa permite que preceitos inovadores sobre a cultura de trabalho digital possam tomar consistência em ações cotidianas. Agentes de vendas podem contar com a assistência completa de suas atividades, incluindo a gestão de encontros, listas de clientes segmentadas e outras facilidades facilmente acessíveis via voz.

Isso significa que funcionários e técnicos podem focar em atividades que realmente importam, utilizando ferramentas com funcionalidades de alto nível, alimentando a horizontalidade que é parte da cultura de trabalho da transformação digital.

4 – Assistência executiva

O mundo executivo sempre dependeu da fluidez de assistentes e secretárias que trabalham diretamente com a gestão de compromissos, chamadas e outras funções relacionadas à organização do tempo. As assistentes por voz aliam a facilidade da comunicação verbal ao acesso imediato às bases de dados, entregando dinamismo para o cotidiano das empresas.

Amparadas por Inteligência Artificial, as assistentes virtuais por comando de voz são capazes de gerenciar agendas de reuniões, responder mensagens automaticamente, coordenar a reposição de suprimentos no escritório além de automatizar tarefas manuais com índices crescentes de eficiência.

Essas funcionalidades ajudam a economizar dinheiro e tempo ao mesmo tempo alavancando a produtividade por permitir que os times possam concentrar-se em atividades de alta-prioridade.

5 – Tradução simultânea em linguagem natural

Novas tecnologias voltadas à tradução automática são capazes de gerar falas modeladas para soarem naturais e de fácil compreensão. Com traduções cada vez mais fluentes e precisas, essa inovação é um passo importante para que negócios internacionais sejam realizados com mais facilidade, superando fronteiras linguísticas com eficiência e superando a necessidade de intermediários humanos.

6 – Insights instantâneos durante reuniões importantes

Mesmo com scripts bem estudados, é muito comum que reuniões importantes sejam interrompidas pela dificuldade de acessar informações exigidas repentinamente ou mesmo pelo esquecimento de informações por líderes que precisam trabalhar com uma quantidade exorbitante de dados. Essa falta de acuracidade é típica do modo de pensar humano, que requer disciplina e treino para ativar a capacidade de lembrar e comunicar dados.

Amparadas por Inteligência Artificial, as assistentes de voz podem significar um verdadeiro divisor de águas na precisão das informações trocadas em reuniões, já que em instantes é possível fazer buscas rápidas por comandos de voz, auxiliando times de executivos em eventos críticos e permitindo velocidade e destreza nas reuniões.

Livres das preocupações com os dados brutos, os encontros empresariais podem ser concentrados em decisões e insights que exigem pensamento crítico e discernimento, qualidades humanas por excelência.

7 – Integração com plataforma CRM

A agilidade na compreensão dos padrões de comportamento de usuários é indispensável para agilizar a tomada de decisões no mundo dos negócios.

Integração é uma palavra-chave no mundo da transformação digital, porque, além de alavancar suas estratégias de vendas, os assistentes de voz podem facilitar o acesso a informação auxiliando atendentes,  equipes de suporte ou por executivos que podem acessar rapidamente as atualizações e os resultados das campanhas em andamento.

É possível, por exemplo, conectar uma assistente como a Alexa ao Salesforce e solicitar informações do banco de dados por comando de voz, dizendo, por exemplo: “Alexa, quantos leads entraram hoje?” ou “Alexa, qual é o valor das minhas oportunidades abertas?” ou “Alexa, para quais contas tenho visitas programadas hoje?”.

Essas informações são automaticamente consultadas no Salesforce e respondidas por comandos de voz para o usuário, evitando assim que ele tenha que logar no Salesforce, para procurar as informações. Esse tipo de agilidade pode ser crucial em diversos momentos na vida empresarial, tanto na tomada de decisões entre empresários(as) quanto no lidar com clientes.

As assistentes por voz são apenas uma das formas revolucionárias pelas quais é possível implementar a Inteligência Artificial nos negócios. Conheça 5 outras dicas para tirar o melhor desta tecnologia inovadora.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Atile Digital