inteligencia artificial

5 dicas de como começar a aplicar a inteligência artificial no seu negócio

A importância da Inteligência Artificial em nosso mundo é indiscutível. No entanto, ainda restam dúvidas no mercado sobre como aplicar essa tecnologia na melhoria da empresa como um todo. Conheça 5 dicas para aplicar a IA com sucesso em seu negócio.

Há alguns anos a Inteligência Artificial foi alçada ao patamar de grande aliada das empresas. Na internet vemos seu uso todos os dias, com anúncios direcionados e algoritmos baseados em machine learning que são capazes de reconhecer os padrões de comportamento de clientes e leads, ajudando em campanha de vendas e de marketing.

Pesquisas informam que 93% dos líderes na área de TI acreditam que melhorar a tecnologia voltada ao relacionamento com o público é um elemento crítico para o sucesso das operações. Do outro lado, 84% dos consumidores dizem que a experiência de relacionamento com a empresa é tão importante quanto a qualidade de seus produtos e serviços.

Nesse jogo de expectativas, cabe aos gestores entender como incorporar a Inteligência Artificial de forma estratégica, otimizada e direcionada à resultados reais.

Confira abaixo algumas dicas da atile para melhorar a aplicação da Inteligência Artificial nos negócios.

1 – Entenda quais são os objetivos do uso da IA na sua empresa

Um grande erro das empresas ao aplicar IA é simplesmente tentar aplicá-la aos conjuntos de dados pré-existentes. Esse foco na função tecnológica no trato dos dados, apesar de intuitivo e correto, não deve sobrepor a importância da experiência do cliente na estratégia tecnológica da empresa.

Por isso, o primeiro passo para uma estratégia de uso de IA é analisar profundamente as personas, entender os desejos de seus clientes e buscar responder as perguntas deles através de mecanismos tecnológicos.

Esse insight inicial servirá para responder uma questão essencial: o que você deseja prever com o a Inteligência Artificial?

Ainda que a IA seja composta pela palavra “inteligência”, os conjuntos de dados e as diretrizes para que previsões sejam realizadas dependem da clareza do objetivo original. Vamos supor que a ideia seja diminuir a “perda” de clientes.

Para isso é necessário conceituar o que realmente significa “perder” clientes e como mensurar esses dados a partir de novas métricas e conjuntos de dados. Para conhecer mais desse aspecto da IA, confira esse vídeo, que mostra como a Inteligência Artificial faz previsões que ajudam a empresa a evitar a perca clientes.

Inserir mecanismos de IA em sua empresa significa, nesse sentido, alterar a maneira como vê os conjuntos de dados e determina objetivos, ao invés de simplesmente aplicá-la aos bancos de dados pré-existentes na busca experimental por insights.

2 – A qualidade de dados é indispensável para bons resultados

A IA trabalha com conjuntos de dados colhidos na interação cotidiana da empresa com leads e clientes. A tecnologia compõe análises e gera gráficos a partir de índices como abertura de emails, tempo de permanência no site da empresa, relação entre cliques e vendas efetuadas e histórico de compra.

Especialmente no que condiz aos ítens relacionados às compras efetuadas e histórico de relacionamento do cliente, a qualidade dos dados é simplesmente essencial para bons resultados.

Fatores como dados duplicados, informações incompletas, confusão entre áreas da empresa e outras práticas mal fundamentadas podem gerar relatórios errados, previsões imprecisas e prejuízo no final da campanha.

Para garantir previsões e insights poderosos, é preciso estabelecer uma cultura de boas práticas na coleta, manejo e organização de dados. É possível, por exemplo, incluir formulários inteligentes para que clientes possam atualizar e redefinir seus cadastros no decorrer do tempo.

Para garantir boas práticas de dados, o preparo de agentes e funcionários é também indispensável.

3 – Quebrar silos e privilegiar a integração

Silos organizacionais ocorrem quando diferentes setores da empresa perdem a capacidade de se comunicar e organizar os dados. Esse problema operacional atrapalha a cooperação e prejudica a qualidade dos resultados da IA, já que pode gerar dados duplicados e informações divergentes.

É para mitigar efeitos desse tipo que a transformação digital prioriza transformações estruturais na cultura de trabalho, além de alimentar a empresa com tecnologias inovadoras.

O hábito mais importante para combater esse fenômeno consiste em integrar a base de dados e permitir que diferentes setores possam interagir sem a formação de nichos isolados, mas com foco contínuo nas demandas da empresa.

Ferramentas organizacionais, como o Salesforce CRM, podem ajudar muito nesse processo, angariando dados de setores distintos em uma mesma base propícia para que a Inteligência Artificial possa funcionar com qualidade.

4 – Tomando ações baseadas em previsões inteligentes

Desde que a IA possa trabalhar com conjuntos de dados de qualidade em um ponto de vista integrado, previsões e insights transformam-se em um solo fértil para a tomada de ações direcionadas.

Graças à pré-definição clara dos objetivos da empresa, é possível melhorar serviços, estratégias de vendas, otimizar campanhas de marketing e até mesmo descobrir novos nichos de mercado que merecem atenção.

5 – Inovação contínua

Mesmo com uma base de dados definida e uma tecnologia robusta de Inteligência Artificial, o processo prossegue em movimento e evolução contínua.

De fato, a IA pode ser uma ferramenta maravilhosa justamente para empresas que precisam lidar com a mudança constante das demandas ocasionada por ocorrências internas ou simplesmente pela alta competitividade que caracteriza o mundo dos negócios no séc. XXI.

A tecnologia também tem um papel fundamental na expansão das empresas para uma nova forma de trabalhar. Em um índice impressionante, 100% dos líderes de TI dizem que os ambientes de trabalho do futuro serão altamente dispersos em diversas áreas geográficas. Isso significa mudança de mentalidade e necessidade cada vez maior de uma organização centralizada, integrada e amparada por plataformas digitais.

A atile trabalha ajudando o seu negócio a se transformar digitalmente a partir da implementação personalizada de Salesforce CRM, ajudando a definir seus objetivos de negócios à tecnologias inovadoras e baseadas em IA. Conheça nossos serviços.

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Atile Digital