Automatizar atendimento de Leads

Automatizar atendimento de Leads, veja 5 dicas para melhorar seu processo

Automatizar atendimento de Leads é o sonho de muitas áreas de negócios. Prospectar, reter e converter leads. Todos os setores de atendimento da empresa passam por essas funções. O objetivo: gerar a melhor experiência possível para os usuários, facilitando a vida dos agentes de vendas no processo.

Com a ajuda da automação fica mais fácil criar um engajamento rápido e informado em qualquer um dos canais disponíveis. Confira abaixo como isso é.

1 – Melhorar os atendimentos com macros

Macros são, basicamente, instruções programadas de atividades repetitivas, que podem ser aplicadas em uma plataforma CRM para automatizar ações comuns.

O interessante é que os macros podem ser moldados de maneira personalizada pelo(a) agente de atendimento, priorizando processos requisitados com maior frequência por consumidores.

A partir do reconhecimento da automação dessas ações, os(as) agentes podem adicionar novos macros à plataforma, acelerando a gestão do tempo utilizado para os atendimentos

2 – Qualificação automatizada de leads de acordo com produtos ou setores

Especialmente empresas que oferecem atendimento em diversos territórios ou as que disponibilizam produtos variados, precisam criar um atendimento especializado para cada área de atuação e ainda guiar os leads de acordo com seus interesses e estágios no funil de vendas.

O uso de algoritmos que analisam o histórico de interação com o usuário permite recomendações automatizadas que guiam a ação dos agentes e garantem que cada caso seja direcionado para o setor ideal.

Uma ferramenta de como o Pardot, utiliza um sistema de previsão baseada em inteligência artificial, o Einstein, justamente para classificar leads e direcionar para times preparados para atendê-los.

3 – Funil de vendas aplicado em todos os canais

O dinamismo necessário no atendimento de leads só é alcançável através de um planejamento respeitável de automação de marketing, que envolve a nutrição do lead com conteúdos, comunicações e anúncios baseados em reconhecimento de padrões de comportamento.

Uma estratégia aparentemente tangencial, como implementar inteligência artificial nos canais de autoatendimento, significa um acréscimo de inteligência a respeito de leads e clientes. Leve em conta que 70% dos clientes usam esses canais para resolver questões. Ao analisar quais as mais procuradas e menos resolvidas, o time de atendimento pode desenvolver soluções mais rápidas e acessíveis aos usuários.

4 – Interações personalizadas

O estudo atento das personas pode ajudar a compreender as nuances geracionais e os perfis dos clientes, possibilitando que uma série de tipos de interações sejam pré-concebidos.

A automação pode atuar diretamente nesse ponto, desde que as informações pessoais do usuário sejam cruzadas com o seu estágio na jornada do cliente. Assim, um atendente no SAC ou até mesmo um chatbot em redes sociais podem dirigir-se de forma adequada para a pessoa.

5 – Utilize a transformação digital ao seu favor

Se a sua empresa está caminhando rumo à transformação digital, é hora de incrementar o processo com uma integração mais intensa de áreas cruciais como marketing, vendas e CRM.

Você também pode gostar de:

 

Achou esse artigo útil? Então compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email