Você tem o perfil profissional para Transformação Digital em que vivemos?

A Transformação Digital é mais do que a adoção de tecnologia. O perfil dos profissionais também mudam, e é preciso se reinventar e buscar por novos conhecimentos. Nesse artigo você vai conhecer as 5 qualidades que compõem o perfil do novo profissional

Publicado em:  5/25/2020


Ainda que soluções técnicas sejam parte integral do processo, a transformação da cultura de trabalho é igualmente importante para que a mentalidade voltada a inovação seja incorporada na empresa. 


Qualidades empreendedoras compõem o perfil profissional da transformação digital, já que o processo envolve a tomada de decisões por todas as áreas da empresa e nunca por um único setor. 


Além disso, falta de proximidade com as novas tecnologias pode ser um motivo maior para a obsolescência profissional do que a simples substituição por máquinas. 


Confira algumas das qualidades que compõem o perfil profissional ideal para a transformação digital.


BLOG perfil do profissional.png


Qualificação tecnológica 

A Transformação Digital não acaba com os postos de trabalho mas altera significativamente as metodologias e as dinâmicas da empresa. Isso significa que funcionários - inclusive líderes ou gestores - podem ser substituídos por pessoas mais qualificadas antes de serem substituídos por robôs.


Na verdade, a Transformação Digital atua por uma relação de aliança entre as máquinas e os humanos. Essa tendência requer a atualização dos(as) profissionais, mesmo os(as) que não trabalharem diretamente com o setor tecnológico. 

Pensamento crítico

O pensamento crítico é essencial para que os profissionais possam tomar decisões e fazer parte da evolução contínua da empresa, resolvendo problemas a partir de suas funções. 


A tecnologia tem um papel decisivo nesse empoderamento de profissionais que vão de executivos até atendentes. Ela distribui as informações e facilita o compartilhamento de dados. 


Essas funções automatizadas, no entanto, contribuem para a tomada de decisões e exigem que os(as) profissionais valorizem cada vez mais as suas capacidades cognitivas. 

Criatividade 

Uma qualidade importante para a inovação e indispensável na hora de encontrar saídas inesperadas para problemas cotidianos. Essa qualidade essencialmente humana é um diferencial das pessoas em relação à inteligência artificial. 

Liderança e flexibilidade

No mundo da Transformação Digital não é apenas o(a) CEO da empresa que deve apresentar espírito de liderança e tomada de decisões. A metodologia digital requer que a hierarquia da empresa seja dinamizada, permitindo que cada membro da equipe possa contribuir ativamente para o projeto. 


Por isso, o perfil profissional para a transformação digital inclui a flexibilidade de realizar uma série de funções e observar um problema a partir de perspectivas que não sejam exclusivas de sua formação.

Inteligência relacional 

Enquanto as máquinas se encarregam de atividades mecânicas, os humanos são direcionados ao que fazem melhor: comunicação e pensamento. O profissional na era da Transformação Digital trabalha em conjunto com facilidade, aprofundando suas qualidades de comunicação e gestão de pessoas. 


Isso significa trabalhar na interação com clientes, criar estratégias de comunicação digital ou comunicar à equipe novas estratégias ou planos de ação. Em todos os campos, os dados e análises de comportamento devem ser utilizados para o melhoramento e dinamização de um relacionamento saudável dentro e fora da empresa.


Quer saber mais sobre o assunto? Descubra as habilidades essenciais para promover a Transformação Digital




Fale com nossos Consultores

Quer saber como sua empresa pode se transformar, aumentar as vendas, atender melhor a seus clientes e ainda reduzir custos operacionais?