Tecnologias emergentes relacionadas a sua empresa - Blog | atile.digital
  • Home
  • Blog
  • Tecnologias emergentes relacionadas a sua empresa
Tecnologias emergentes relacionadas a sua empresa - Blog | atile.digital

Tecnologias emergentes relacionadas a sua empresa

Estamos vivendo a chamada “4ª revolução industrial”, levada a cabo por inovações tecnológicas que evoluem mais rápido do que nunca.

Publicado em:28/04/2020

Para continuarem atuais, empresas devem acompanhar as tendências e considerar a adoção de tecnologias emergentes em suas operações. 


Compreender o efeito das tecnologias emergentes significa preparar seu negócio para que grandes oportunidades não passem despercebidas por seu radar. Elas podem transformar o mundo ao seu redor sem que você esteja preparado(a) para atender novas demandas.


Existem dois motivos principais pelos quais selecionamos as tecnologias emergentes a seguir como importantes para a sua empresa. O primeiro é o fato de que elas prometem alterar o modo como as empresas e os mercados atuam. O segundo é que elas são capazes de mudar drasticamente a maneira as pessoas consomem e interagem com as empresas, seja pela dinamização do consumo ou por permitirem que a exigência de clientes aumente.

Internet e redes de dados 5G


A quinta geração de internet mobile não apenas irá fazem com os downloads pessoais fiquem super rápidos e estáveis, mas permitirão que uma série de outras inovações tecnológicas tornem-se realmente viáveis.


As redes de dados 5G começaram a aparecer em 2019, mas o seu custo e aplicação em larga escala ainda não eram viáveis nesse período. Com o crescimento exponencial da importância da internet em 2020, a tendência aponta para o crescimento do 5G a partir das grandes cidades, com planos oferecidos por operadoras a preços mais baixos e uma cobertura cada vez maior. 


Para imaginar um pouco os efeitos dessa tecnologia em seu negócio, considere que a internet 5G irá permitir uma internet super rápida em qualquer lugar, superando ou igualando-se às redes wi-fi caseiras. Isso permite que máquinas, robôs e veículos possam coletar a transmitir uma quantidade de dados maior do que nunca, gerando uma nova onda de análise de dados de clientes.


Pequenas e médias empresas poderão beneficiar-se ainda mais dessa nova tecnologia ao conseguir alcançar a velocidade e agilidade das empresas gigantes com que concorrem. A alta velocidade permitirá inovações em áreas como marketing digital e design UX voltado a experiências inovadoras de clientes com a marca.


Atualizar-se rapidamente para o mundo 5G é dar um passo à frente na transformação digital, já que essa tecnologia abre portas para a aplicação de outras tendências que você encontra a seguir.


IOT - Internet of Things (Internet das coisas)


A chamada IoT está sendo desenvolvida a certo tempo, desde que a conexão mobile atingiu determinada estabilidade. Trata-se do uso de sensores em aparelhos, máquinas robôs e veículos, que permitem a transferência contínua de dados pela cloud, como distância, proximidade, temperatura, etc.


A IoT é uma tecnologia emergente essencial para que inovações futuristas, como carros autônomos e robôs, sejam desenvolvidas. É de se esperar que o avanço das redes 5G possibilitará uma expansão do uso de sensores IoT para pequenas e médias empresas que buscam inovar a experiência dos clientes. 


Incluir sensores IoT em produtos, por exemplo, é uma das transformações que irão alterar substancialmente a forma como o relacionamento com os clientes é feita. Empresas poderão estabelecer uma cultura de “manutenção preventiva” ao observar dados de produtos que podem estar funcionando de maneira defeituosa. As empresas podem passar a avisar aos clientes que seus produtos estão anômalos, ao invés de oposto. Uma forma garantida de manter altos os níveis de satisfação. 


Inteligência Artificial


A AI já é uma tecnologia que está em aplicação em diversos setores da sociedade. Uma das maneiras em que ela tem comumente alterado a operação das empresas é no melhoramento do setor de relacionamento com os clientes. 


Chatbots e assistentes virtuais participam desse processo e são capazes de ajudar os clientes a resolverem questões e problemas técnicos sem precisarem aguardar para serem atendidos por uma pessoa real.


Esses mecanismos de Inteligência Artificial são capazes de identificar os padrões de comportamento dos clientes, a tecnologia chamada de Machine Learning (aprendizado da máquina). 


Para melhorar ainda mais a experiência, esses padrões de comportamento não são utilizados apenas para melhorar o atendimento, mas para gerar produzir verdadeiros insights que podem ser aproveitados no planejamento de novas campanhas de marketing, no desenvolvimento de soluções para melhorar a experiência do usuário e para prever comportamentos.


O retorno do investimento em soluções amparadas pela IA podem ser rapidamente verificado na medida em que decisões são tomadas com maior precisão, gerando uma gestão de recursos mais eficiente. 


Blockchain


A tecnologia Blockchain é muito falada dentro de empresas do ramo de tecnologia, mas sua fama tende a se expandir para todas as áreas que buscam a transformação digital completa. Ela funciona como um registro digital seguro, capaz de gravar transações em uma linha criptografada. 


Em 2019 empresas gigantes do setor financeiro e tecnológico começaram a investir nessa tecnologia, o que pode levar a um aumento da adesão de empresas menores a curto prazo. 


Apesar da Blockchain ser citada normalmente quando o assunto são transações entre grandes empresas, os tipos de contratos e acordos digitais que ela promove irão chegar rapidamente no setor de CRM das empresas. Uma tecnologia de contrato digital, por exemplo, pode facilitar muito na hora de receber o consentimento dos usuários para situações variadas, desde autenticar um pedido de suporte técnico até garantir que retornos de pagamentos sejam realizados. 


Por meio da agilidade e confiança dessa tecnologia emergente, os níveis de satisfação e confiança dos clientes irão crescer rapidamente. 


Soluções de alta tecnologia para o relacionamento com o cliente


O mundo digital gerou uma presença gigantesca de consumo digital. Trazer tecnologia de ponta para melhor os processos é um imperativo para empresas que desejam manter-se firmes no caminho da eficiência e inovação. 


O Salesforce é um sistema de soluções para CRM que usa tecnologias de ponta capazes de melhor o jeito que as empresas trabalham, operacionalizam e pensam a sua presença no mercado. Ou seja: transformação digital de alto nível!


A Atile trabalha com a implantação do Salesforce CRM personalizado para a sua empresa e ainda treinamos o seu pessoal para lidar com a transformação digital. Conheça nossos serviços!