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Inteligência artificial no varejo: conheça benefícios da tecnologia para a área!

A Inteligência Artificial está ajudando o varejo a operar de forma mais eficiente, tanto nas lojas físicas como no e-commerce. Nesse artigo você conhece alguns benefícios diretos da tecnologia para o setor.

Publicado em:10/11/2020

Inteligência Artificial é um termo amplo, que abarca ferramentas baseadas em processamento de dados e reconhecimento de padrões. Ela usa o “machine learning” que é, um mecanismo de análise de Big Data capaz de reconhecer, padronizar e compilar conjuntos de dados sem requerer a ação humana. 


Diversas empresas do varejo têm adotado a IA para conhecer melhor o público, identificando demandas, automatizado processos e  ajustando a logística às mudanças no padrão de consumo. 


Listamos os principais benefícios abaixo. Confira!

A inteligência artificial aprimora a experiência do cliente

Graças ao reconhecimento de padrões e histórico de interação de milhares de clientes, ferramentas amparadas por IA podem ser utilizadas para gerar comunicações personalizadas e automáticas, acelerando o atendimento e dinamizando o trabalho de atendentes humanos. 


Os chatbots são um ótimo exemplo desse procedimento, sendo utilizados em diversos setores como vendas, SAC e suporte. Eles costumam ser amplamente utilizados em estratégias de comunicação omnichannel, que priorizam a integração e a coerência entre todos os canais da empresa. 


O resultado é uma maior sincronia entre os canais e atendimento personalizado, fatores responsáveis por fidelizar e ampliar a satisfação dos usuários. 

Previsão de tendências e reconhecimento de demandas do público

Em uma plataforma integrada, os dados dos atendimentos, vendas e resultados de campanhas de marketing podem ser compilados em gráficos e relatórios. Esse procedimento automatizado permite a tomada de decisões mais conscientes, prevendo mudanças nas demandas e no padrão de compras de clientes. 


Graças a visão inteligente do histórico de compras da pessoa, é possível priorizar arranjos comerciais, otimizar a gestão de fornecedores e o controle de estoque em lojas físicas. 

Recomendação de produtos personalizados

Priorizando a personalização do atendimento, ferramentas baseadas em Inteligência Artificial ajudam a melhorar as recomendações de produtos selecionados de acordo com o histórico de compras do cliente. 


Soluções de Cross-Selling e Up-Selling são especialmente beneficiadas por essa inovação, já que a recomendação de produtos pode ser feita na hora certa, adicionando engajamento e aumentando o índice de conversões da empresa. 

A Inteligência artificial ajuda a reduzir custos

Menos erros, mais agilidade, processos burocráticos automatizados e monitoramento de atividades. Esses são apenas alguns dos itens que contribuem para a diminuição de custos desnecessários em empresas no varejo. 


Com ferramentas de automação e análise de dados é possível fazer um controle de gastos que mitigue amplamente desperdícios, má gestão de estoque e a insatisfação do público com os serviços prestados. 

Inovação e destaque no mercado

Com a eficácia operacional aprimorada, empresas que adotam a IA acabam se destacando e tornando-se ícones de uma nova era do varejo. 


Insights advindos do constante fluxo de informação de clientes podem ajudar a identificar novas oportunidades de expansão e até mesmo a criação de novos produtos. Entenda mais sobre o assunto descobrindo as como utilizar a inteligência artificial para vender mais.