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Inteligência artificial no marketing digital: Como resolver os desafios da área?

Com a amplitude das formas de comunicação atuais, existem desafios de marketing que exigem soluções modernas e tecnológicas. Confira como resolver os principais problemas dessa área usando Inteligência Artificial.

Publicado em:29/10/2020

Toda empresa precisa definir muito bem seu marketing digital a partir de seus desafios e das especificidades de seu nicho de atuação. Os desafios do marketing na atualidade giram ao redor desses pilares: 


➡ Conhecer tudo o que for possível sobre os clientes;

➡ Personalizar cada interação;

➡ Aumentar o engajamento em toda a jornada do cliente;

➡ Analisar os resultados e criar estratégias.


Esses são alguns dos desafios que acontecem tanto em mercados B2B ou B2C, que podem ser enfrentados com a ajuda da Inteligência Artificial, privilegiada como uma solução central e benéfica em cada uma dessas áreas de foco. Abaixo, exploramos um pouco dos usos da Inteligência Artificial no marketing. 

Conhecendo melhor seu público

Graças às tecnologias avançadas de machine learning e deep learning, a Inteligência Artificial é capaz de identificar padrões de comportamento que ajudam a identificar como diferentes pessoas se engajam com a marca. Isso possibilita a criação de uma visão unificada de cada ponto no qual o consumidor interage com as campanhas de marketing. 


A IA é capaz de cruzar as ações da pessoa com os seus dados identitários. Em larga escala, são criados modelos de probabilidade capazes de resolver questões relacionadas a identidade de usuários em diversos canais e dispositivos. Graças a IA também é possível encontrar nichos de mercado ainda não alcançados, em conjuntos de dados que não são levados em consideração por ferramentas menos modernas de inteligência empresarial. 


Outra função da IA é o reconhecimento inteligente dos atributos dos clientes por meio do processamento da linguagem natural e do reconhecimento de imagens. Com ajuda dessas funcionalidades, é possível coletar novos conjuntos de dados a partir de interações, conversas e criação de conteúdo pelos clientes.


Todo o saber a respeito do público desemboca em táticas de scoring preditivo, que qualificam os leads antes de direcioná-los ao setor de vendas da empresa. 


Graças a essas funcionalidades, as empresas começam a conhecer muito mais as dores de seu público, criando linguagens específicas de acordo com suas personas e até mesmo planejando novos produtos direcionados.

Interações personalizadas com clientes

Um dos grandes desafios do marketing digital é criar uma imagem receptiva, acessível e que se comunique diretamente com os clientes. Muito desse laço se faz através da personalização, um dos pontos fortes da presença da IA nesse ramo. 


A criação de conteúdo personalizado pode se dar de várias formas. Uma delas é o uso do reconhecimento de padrões de comportamento para melhorar as recomendações de produto e ofertas direcionadas. A precisão dessas indicações é feita por meio de uma análise persistente do perfil de navegação e de compras dos usuários em interações online e offline. 


O resultado dessa estratégia é o aumento do engajamento e das interações em um escopo omnichannel. É possível ainda destacar o papel da IA no aumento das conversões online, dos registros para recebimento de emails ou da criação de logins no site da empresa.


A Inteligência Artificial também ajuda na recomendação de mecanismos relacionados às comunidades, apresentando artigos, opiniões de experts e tópicos relacionados a determinada questão. Isso ajuda na criação de mais lealdade e engajamento dos clientes, sem aumentar os custos com pessoal e ofertando respostas imediatas para problemas.


Com tecnologias preditivas a IA consegue encorajar a descoberta de novos produtos em oportunidades cross-sell e up-sell, apresentado opções direcionadas para cada cliente.

Engajamento mais inteligente

A Inteligência Artificial ajuda a maximizar o engajamento com as campanhas de marketing através do scoring preditivo e da segmentação de listas de contatos. 


Em certo sentido, a ideia é a falar com quem está disposto a ouvir e realmente interessado na atuação da empresa, evitando, por exemplo, que campanhas de e-mail marketing sejam classificadas como spam ou ainda que um alto número de engajamentos resulte em um número baixo de conversões. 


A ideia é identificar quando, como e com quem conversar, para obter melhores resultados e expandir a presença da empresa com inteligência.


O cuidado com as campanhas de engajamento envolve cálculos de timing e análise contínua das interações dos usuários em todos os canais. Assim, empresas podem ganhar a atenção do público em relação aos competidores.


Respostas a questões de clientes e  canais de suporte também são dinamizados pela inteligência artificial. Atendimentos automáticos por Bots Inteligentes ajudam a filtrar as demandas de agentes e oferecem resposta imediata para um público cada vez mais exigente.

Análise eficiente 

O Marketing Digital depende tanto do cultivo de engajamento quanto da análise dos resultados das campanhas de marketing. Esses resultados são indispensáveis para que novas ações sejam feitas estrategicamente.


Tecnologias de análise probabilística, normalização e harmonização de dados criam uma visão unificada da campanha de marketing, com relatórios detalhados. Além disso, ferramentas de predição e sequenciamento ajudam a conciliar o engajamento na jornada do cliente com os objetivos do negócio.


A relação de custos e resultados das campanhas também podem ser visualizadas com mais clareza, acompanhadas de insights, previsões e recomendações para próximos passos. 


Em última instância, ferramentas de detecção de anomalias e análise preditiva de campanha são ideais para que as equipes de marketing possam identificar possíveis melhorias em custos e na performance das campanhas. 

Todo o poder da Inteligência Artificial para Marketing Digital

O Salesforce Einstein é uma ferramenta ideal para transformar o marketing digital de qualquer empresa em uma verdadeira operação estratégica. Com uma implementação adequada, todas as funcionalidades apresentadas anteriormente podem ser postas em prática em uma mesma base de dados integrada: o Salesforce CRM.


Esse produto de Inteligencia Artificial analítca está presente em todos os aplicativos vinculados ao Salesforce, facilitando a coleta e o processamento de dados que são compilados para uso cotidiano. 


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