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Home Office: o segredo da transformação digital em tempos de coronavírus

A escalada do coronavírus está sendo um divisor de águas para demonstrar quais empresas estavam realmente preparadas para lidar com o trabalho na era digital. Entenda como é possível gerir trabalho remoto, colaboração e coleta de dados pela nuvem.

Publicado em:08/04/2020

A expressão “transformação digital” está em alta no mundo corporativo e existe um bom motivo para isso. O futuro dos negócios será cada vez mais digital, haja vista o crescimento das empresas que lideram o desenvolvimento tecnológico. 


Empresas de todos os nichos estão implementando, em tempo recorde, soluções para facilitar a colaboração e diminuir distâncias, além de facilitar a comunicação com clientes por meio de dispositivos móveis.


Essas companhias certamente estão conseguindo levar tranquilamente suas operações, mesmo em uma época em que os funcionários são levados a ficarem em suas casas, trabalhando em regime home-office.


Por outro lado, as empresas que estavam dando passos lentos ou disfuncionais rumo a transformação digital estão encontrando grandes empecilhos para lidar com as dificuldades da quarentena e a organização do trabalho remoto. 


Mesmo grandes empresas, que já trabalhavam com algum tipo de sistema de reuniões online ou compartilhamento do documentos, veem-se diante o desafio de lidar com contratos, documentos físicos e outras formas de trabalho tradicionais. 


Mas afinal, como é possível fazer uma gestão remota que tenha o mesmo nível de qualidade do trabalho presencial? A seguir, apresentamos alguns fatores que fazem da Salesforce a solução ideal para o momento da gestão empresarial. 

Um sistema CRM integrado à gestão de trabalho remoto

Existem muitos sistemas de relacionamento com o cliente no mercado. No entanto, nem todos contam com integração com outros setores da empresa, gerando uma base resiliente e capaz de ajudar a gestão do trabalho remoto na crise do coronavírus. 

O Salesforce é uma solução que conta vantagem essencial para uma verdadeira transformação digital.

Como isso ocorre?

O sistema Salesforce é baseado na tecnologia de armazenamento na nuvem. Isso significa que os dados e documentos podem ser acessados via web de qualquer dispositivo com acesso à internet. 


Tudo isso é formidável para um sistema de relacionamento com o cliente, já que o histórico de contatos e transações, além de uma série de outros dados, são armazenados em apenas um lugar que é facilmente acessível. Isso facilita a conversa de atendentes ou vendedores, diminui o tempo de espera e ainda permite uma coleta de dados contínua para alimentar insights que melhorem a comunicação. 


No entanto, o destaque que faz a diferença nesse momento é a premissa da colaboração em tempo real, nativa do Salesforce. A dinâmica funciona como uma rede social privada, interna da empresa. Em todos os sistemas, independentemente da personalização, existem recursos para o trabalho remoto que são simples, dinâmicos e facilmente incorporáveis no cotidiano da empresa.

Solução personalizada para o caso da sua empresa

A aplicação personalizada do produto à sua empresa permitirá que o sistema transforma-se em uma espécie de sede digital para que a operação possa prosseguir de maneira eficaz. Com essa solução você acessa muito mais do que uma ferramenta parcial para suprir as necessidades do home-office. 

Nós da Atile, asseguramos que todo o sistema será dedicado exclusivamente ao nicho e tamanho de sua empresa. 

O sistema Salesforce permite que aplicativos específicos sejam utilizados para cada setor da empresa. O acesso às tarefas pode ser previamente definido, para limitar quem pode ou não pode acessar conteúdos. Essa tecnologia é essencial para garantir que exista privacidade e segurança no desenvolvimento de projetos e que conversas sigilosas possam ser feitas com tranquilidade.


Isso significa que setores como comercial, Financeiro ou Marketing acessam diferentes dados e tarefas por meio da tecnologia móvel. O gestor pode controlar quem vê tal ou qual informação, ajustando a colaboração e a ordenação das tarefas de uma maneira similar, ou até mesmo mais eficaz, do que ocorreria no escritório físico. 


A segurança desse procedimento pode parecer complexa, mas o uso da ferramenta é intuitivo e dados importantes - como quais pessoas visualizaram a informação ou compõem o quadro da tarefa - podem ser visualizadas em tempo real pelo gestor. 


A dinâmica do Salesforce utiliza linguagens já estabelecidas no padrão de interação digital, em que você pode marcar funcionários, dar “like” em comentários e compor profiles com informações vitais para a sua posição na empresa.


Todas essas funções são nativas do sistema, elas não foram incorporadas para lidar com o momento de crise do coronavírus. Isso significa que o sistema já é amplamente testado em grandes empresas mundiais. Um usuário precisará de apenas alguns minutos para entender como usar o sistema e voilá! O trabalho em home-office pode continuar exatamente do estágio em que foi interrompido no escritório. 


Senhoras e senhores, esse é o poder da verdadeira transformação digital. O sistema não é um mero apoio ou facilitador da operação na empresa, mas um verdadeiro aglomerado das atividades capaz de facilitar, ou mesmo acelerar, o trabalho até mesmo em épocas de funcionamento normal do negócio. 


A transformação digital é abordada como um processo inevitável para o empreendedorismo contemporâneo e é por meio do Salesforce que ela atinge os níveis mais altos de aplicação. 

Você consegue imaginar todas as facilidades de um sistema Salesforce em relação à típica solução de CRM? Nós resumimos abaixo:

Sistema integrado

Uma empresa é um todo completo. Um sistema de relacionamento com o cliente é uma fonte de dados importantíssima para ações direcionadas de gestão. Imagine trabalhar automaticamente com os dados dessas comunicações em uma tarefa, sem necessidade compilação ou transferência de arquivos? Com o Salesforce todas as áreas da empresa podem ser acessadas em uma mesma plataforma, acelerando a inteligência da empresa.

Aplicativos mobile

Em uma situação de emergência como a que vivemos, ter que instalar programas de home-office em computadores é um grande atraso. O sistema Salesforce é criado para ser acessível de qualquer tablet ou celular. É só logar!

Adaptável para qualquer tipo ou tamanho de empresa

Independentemente do nicho de sua empresa, o Salesforce pode ser padronizado e rapidamente configurado para proporcionar uma maior adesão ao processo de negócio. A ferramenta pode ser usada tanto para organizações globais quanto por micro empresas. As licenças são oferecidas com valores proporcionais ao número total de usuários, permitindo a flexibilidade do sistema de acordo com o crescimento do negócio. 

Facilidades para gerir o funcionamento digital

Comunicação em tempo real, acesso a documentos digitalizados na nuvem e boa organização são alguns dos pontos fortes da gestão digital Salesforce. 


Toda essa conversa é incrível, porém isso não é tudo. A transformação digital não pode ocorrer sem que um sistema de análise de dados seja aplicado tanto às conversões quanto aos avanços da produtividade da equipe em tarefas coletivas. 

Separamos um tópico para falar desse nível mais profundo da gestão empresarial. Confira abaixo. 

Informação para a gestão empresarial em tempo real 

Um dos maiores esforços do empreendedorismo contemporâneo é conseguir qualificar e quantificar a eficiência da equipe ao enfrentar uma tarefa importante. Existem diversas tecnologias de gestão voltadas especialmente para esse intuito, já que as chamadas métricas são indispensáveis para que ações inteligentes sejam tomadas. 

Porém, como realizar essa importante gestão dos fluxos comerciais em um regime de home-office?

Essa pode ser uma questão grande para empresas que estão tendo que correr contra o tempo para organizar o trabalho remoto por conta do coronavírus, utilizando ferramentas dispersas e precisando formular estratégias até mesmo para a simples troca de documentos digitais. 


No sistema de colaboração em tempo real, todos os registros podem ser transformados em gráficos e quantificações inteligentes, que permitem ao gestor adquirir insights e planejar ações coordenadas com o desenvolvimento das equipes e com o padrão de resposta da clientela. 


Em uma situação em que o trabalho remoto é essencial, como a que vivemos agora, todas as equipes (especialmente a comercial) têm a capacidade de trabalharem colaborativamente de suas casas. O gestor, do mesmo modo, poderá acompanhar os dados resultantes da ação do seu grupo por meio de relatórios e painéis. 


Por meio desse sistema a empresa pode continuar a operação de vendas normalmente. Atendentes podem oferece aos clientes orçamentos, cotações, realizar vendas, finalizar pedidos e encaminhar pacotes para entregas. Na gestão interna da empresa, é possível criar tarefas particulares e escolher os participantes que podem contribuir ou opinar, estabelecer prazos de entrega e padrões de controle de métricas. Para análise, o gestor poderá acessar os dados de seu celular e coordenar as atividades para que a empresa continue evoluindo no trabalho em home-office. 


Se uma comunicação oficial com a clientela, por exemplo, demonstrar efeitos adversos, o gestor poderá atuar diretamente pelo sistema Salesforce, alertando as equipes responsáveis pelo setor de comunicação que uma ação emergencial deve ser tomada. 


Sabe-se que a comunicação com os clientes depende de uma contínua compreensão das vontades e desejos coletivos, o que só pode ser absorvido pela empresa a partir da observação atenta dos padrões e respostas dos consumidores. 


Em tempos de crise, como o contexto do coronavírus, esses movimentos podem tornar-se ainda mais delicados, já que as ações da empresa podem envolver cancelamento de eventos e estornos financeiros. Com o sistema Salesforce fica mais fácil coordenar respostas automáticas e gerenciar nichos de clientes específicos para que a comunicação seja personalizada. 


Além disso, o sistema do Salesforce permite que as relações da empresa com os clientes prossigam ocorrendo. É importante salientar que em tempos de quarentena, as pessoas estão mais conectadas no universo online do que nunca. O sistema permite atendimento de clientes com ferramentas como Bot, Chat Online e comunicar ações da empresa por meio de emails coordenados e posts nos canais sociais. 

A Atile pode te ajudar nesse momento delicado!

Ainda que os funcionários estejam trabalhando em regime home-office, esse é um momento que pode ser muito produtivo nas atividades da empresa. Projetos importantes podem ser acelerados e apresentados com êxito ao final da pandemia. 


Se parte da equipe estiver ociosa, o tempo extra poderá ser dedicado à projetos específicos, coordenados à distância com novos fluxos de trabalho. Essas ações irão demonstrar a maturidade da empresa e os frutos da implantação de uma matriz tecnológica serão mantidos mesmo depois da crise.


Nós da Atile estamos trabalhando em regime home-office para atender empresas em busca de uma transformação digital adequada nesse período complicado para todos nós. 


Entre em contato com nossos(as) consultores(as) para saber mais das possibilidades de adaptação e benefícios de nosso sistema para a sua empresa!