Descubra os 5 principais benefícios de um sistema de CRM!

Descubra nesse post os motivos por trás das empresas que possuem uma estratégia de relacionamento com o cliente adotarem um software de CRM.

Publicado em:  3/13/2020


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O Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente) é um assunto que tem ganhado mais importância dentro das empresas. Ele se refere a uma série de práticas, processos e estratégias que alavancam um negócio para melhorar o relacionamento da empresa com o cliente.


Muitas empresas estão aderindo a essa estratégia e formando um time focado em melhorar o relacionamento para poder sempre entregar o melhor para o cliente . Mas para fazer isso é necessário ter uma solução de CRM.


Por isso neste post você vai conhecer mais sobre o que é um CRM e os principais benefícios de ter um na sua empresa, confira!


O que é uma solução de CRM?

Como nós vivemos na era digital, gerenciar o relacionamento com o cliente fica mais fácil e funcional utilizando um software, que é a solução de CRM utilizada atualmente.


Com um software de CRM é possível otimizar e automatizar as práticas do Customer Relationship Management. Um exemplo de CRM é o Salesforce, que consegue fornecer uma visão 360​° de clientes e prospects, além de uma visão panorâmica do ciclo de vida de Leads Qualificados de Vendas (SQL).


Quais são os principais benefícios de um CRM?

Agora que você já sabe o que é uma solução de CRM vamos mostrar os 5 benefícios que a sua empresa ganha ao utilizar um software no seu gerenciamento de relacionamento com o cliente. Confira mais abaixo!

Otimiza a eficiência operacional 

Os CRMs são criados para melhorar a conversão e a retenção, e ambos exigem maior produtividade dos representantes de vendas. Portanto, não é surpresa que as plataformas de CRM venham com recursos básicos de gerenciamento de projetos e gerenciamento de fluxo de trabalho. 


A capacidade de configurar lembretes e alertas para acompanhamento e anomalias, como cancelamentos em massa após uma campanha por email, é intrínseca ao aumento do controle sobre as operações e a eficiência operacional. De acordo com o Guia do comprador de 2016, as empresas tiveram cerca de 21% de aumento na retenção de clientes 24% de produtividade na rotina.

Melhora os números de conversão

A automação da força de vendas é o segredo para taxas de conversão mais altas. Uma campanha promocional eficaz pode gerar muitos leads, mas se o acompanhamento não for completo ou pontual, as perspectivas serão gradualmente frias. 


No centro de uma plataforma de CRM está a capacidade de gerenciar leads, pontuá-los adequadamente, agendar acompanhamentos, configurar lembretes para o mesmo, personalizar demonstrações com base em padrões de interação anteriores e criar previsões. A automação dentro do software é usada para realizar a maior parte do trabalho sem falhas.

Aumenta os números de retenção 

Conversão e retenção são dois jogos diferentes, e um sistema de CRM deve poder jogar ambos igualmente bem. Onde a automação da força de vendas impulsiona a conversão, o suporte ao cliente de alta qualidade e a nutrição pós-vendas ajudam na retenção. 


Algumas soluções de software de gerenciamento do relacionamento com cliente podem gerenciar tickets e oferecer bases de conhecimento de autoatendimento, bate-papos ao vivo e ferramentas de gerenciamento de call center. 


Eles também têm a capacidade de aplicar inteligência artificial para criar ofertas irresistíveis que se concentram no que os compradores já mostraram preferência.

Aproveita melhor o Big Data

Uma parte muito importante da saga do Big Data são os dados transacionais e de interação. O que os clientes compram, por que o compram e quão satisfeitos estão com os produtos e serviços podem ser usados ​​para prever as tendências de mercado em mudança e seu impacto na empresa. 


Um sistema de CRM coleta essas informações críticas porque o gerenciamento de dados é uma de suas principais tarefas. Ele organiza detalhes por nome e segmento do cliente, limpa conjuntos de dados, elimina duplicatas e mescla dados sempre que necessário.


Os CRMs também vêm com módulos de análise integrados e, graças aos recursos de Business Intelligence, a plataforma pode realmente trabalhar com o repositório de dados para obter insights acionáveis ​​para os negócios.

Incentiva a colaboração 

As plataformas de CRM também incentivam uma melhor colaboração por meio de bate-papos, fóruns e pesquisas que permitem aos gerentes alinhar todos os representantes de vendas à missão e aos objetivos da empresa. 

De fato, o conceito de xRM ou Extended Relationship Management gira em torno de um hub central que conecta funcionários da empresa, partes interessadas, fornecedores e clientes de maneira integrada.



Ter uma estratégia de relacionamento com o seu cliente é muito importante para poder melhorar seus serviços e/ou produtos entregando sempre o melhor. E aliar a sua estratégia com um software de CRM potente pode trazer muitos benefícios para o seu negócio.


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