Conheça os 5 estágios da transformação digital nas empresas!

Uma das características da evolução é o crescimento por estágios. Entenda como a transformação digital pode participar do crescimento de sua empresa.

Publicado em:  5/12/2020


Os estágios a seguir consolidaram-se como um padrão quando o assunto é transformação digital. Eles indicam uma evolução, mas lembre-se que é possível avançar com mais agilidade para a transformação completa combinando a iniciativa e a ferramenta correta!


Conheça abaixo os 6 estágios da transformação digital. 


BLOG - estagios da td.png


1 - Forma tradicional de fazer negócios (Business as usual)

Nesse estágio, a empresa está plenamente satisfeita com o jeito antigo de fazer negócios. Isso significa que a tecnologia é vista simplesmente como uma ferramenta ou acessório capaz de fazer algumas tarefas mais simples. 


Um dos efeitos comuns dessa mentalidade é que a tecnologia é aplicada de modo descentralizado. Ou seja, não existe integração digital entre os departamentos da empresa. 


O maior problema desse estágio é a resistência com a mudança e a impressão de que não há urgência na transformação digital, já que o negócio está vingando. 

2 - Testes e aprendizados (Test & Learn)

O período de aceitação da mudança envolve testes, treinamentos e a necessidade de que novos ritmos de trabalho sejam sentidos na dinâmica da empresa. 


Nesse período, novas tecnologias começam a ser aplicadas, mas ainda em setores isolados, especialmente os que são obviamente ligados à tecnologia. 


Esse estágio exige coragem, pesquisa e investimento para que a zona de conforto seja deixada para trás e para que os erros do caminho sejam incorporados enquanto aprendizados e não como fracassos. 

3 - Sistematizando e criando estratégias (Systemize & strategize)

É o momento em que a maturidade da transformação digital começa a ser vista. As equipes estão se familiarizando com o fato de que a tecnologia não é uma mera ferramenta mas uma forma de pensar os processos de trabalho. 


Assim, a necessidade de criar estratégias impulsiona um crescimento escalável da transformação digital que resulta em uma integração maior entre as equipes.


Algumas ações começam a ter efeito: métricas permitem novos insights, análises de dados demonstram padrões de ação dos consumidores e a inteligência empresarial começa a ser aplicada. Inovação começa a fazer parte do dia a dia da empresa. 

4 - Adapte ou morra (Adapt or die)

Toda a empresa está começando a sentir os efeitos que as tecnologias estão trazendo para ela. Isso pode significar que novos mercados estão sendo atingidos e uma resiliência maior pode ser sentida na integração entre áreas distintas. Setores como marketing, vendas e atendimento estão em um  processo mais colaborativo para criação de uma experiência do cliente avançada. 

5 - Transformação contínua (Transformed & Transforming)

Ainda que a empresa tenha incorporado novas tecnologias com sucesso, chega o momento em que fica claro que a transformação digital é um processo contínuo. Isso significa que uma nova cultura empresarial foi instalada. Nesse momento, todos os setores da empresa estão interligados digitalmente, compartilhando a responsabilidade de inovar. Estratégias são aplicadas considerando a empresa como um todo e não existem pontos cegos na digitalização dos processos.

6 - Inove ou morra (Innovate or die)

O que antes era focado em transformação digital, agora pode concentrar-se em um inovar e guiar a empresa para novos modelos, metodologias e investimentos que irão garantir sua permanência no futuro. Isso inclui procurar novos talentos, identificar novas tecnologia e oportunidades para produtos e nichos. 


Quer entender mais sobre transformação digital? Descubra os impactos dessa tendência no trabalho em home office


Fale com nossos Consultores

Quer saber como sua empresa pode se transformar, aumentar as vendas, atender melhor a seus clientes e ainda reduzir custos operacionais?