Prospectar, reter e converter leads. Todos os setores de atendimento da empresa passam por essas funções. O objetivo: gerar a melhor experiência possível para os usuários, facilitando a vida dos agentes de vendas no processo. Com a ajuda da automação fica mais fácil criar um engajamento rápido e informado em qualquer um dos canais disponíveis. Confira abaixo como isso é. 1 - Melhorar os atendimentos com macrosMacros são, basicamente, instruções programadas de atividades repetitivas, que podem ser aplicadas em uma plataforma CRM para automatizar ações comuns. O interessante é que os macros podem ser moldados de maneira personalizada pelo(a) agente de atendimento, priorizando processos requisitados com maior frequência por consumidores. A partir do reconhecimento da automação dessas ações, os(as) agentes podem adicionar novos macros à plataforma, acelerando a gestão do tempo utilizado para os atendimentos 2 - Qualificação automatizada de leads de acordo com produtos ou setoresEspecialmente empresas que oferecem atendimento em diversos territórios ou as que disponibilizam produtos variados, precisam criar um atendimento especializado para cada área de atuação e ainda guiar os leads de acordo com seus interesses e estágios no funil de vendas. O uso de algoritmos que analisam o histórico de interação com o usuário permite recomendações automatizadas que guiam a ação dos agentes e garantem que cada caso seja direcionado para o setor ideal. Uma ferramenta de como o Pardot, utiliza um sistema de previsão baseada em inteligência artificial, o Einstein, justamente para classificar leads e direcionar para times preparados para atendê-los. 3 - Funil de vendas aplicado em todos os canaisO dinamismo necessário no atendimento de leads só é alcançável através de um planejamento respeitável de automação de marketing, que envolve a nutrição do lead com conteúdos, comunicações e anúncios baseados em reconhecimento de padrões de comportamento. Uma estratégia aparentemente tangencial, como implementar inteligência artificial nos canais de autoatendimento significa um acréscimo de inteligência a respeito de leads e clientes. Leve em conta que 70% dos clientes usam esses canais para resolver questões. Ao analisar quais as mais procuradas e menos resolvidas, o time de atendimento pode desenvolver soluções mais rápidas e acessíveis aos usuários. 4 - Interações personalizadasO estudo atento das personas pode ajudar a compreender as nuances geracionais e os perfis dos clientes, possibilitando que uma série de tipos de interações sejam pré-concebidos. A automação pode atuar diretamente nesse ponto, desde que as informações pessoais do usuário sejam cruzadas com o seu estágio na jornada do cliente. Assim, um atendente no SAC ou até mesmo um chatbot em redes sociais podem dirigir-se de forma adequada para a pessoa. 5 - Utilize a transformação digital ao seu favorSe a sua empresa está caminhando rumo à transformação digital, é hora de incrementar o processo com uma integração mais intensa de áreas cruciais como marketing, vendas e CRM. Quer saber mais do assunto? Entenda como usar ferramentas de automação para engajar seu lead. |