Como organizar o trabalho home-office em tempos de coronavírus? - Blog | atile.digital
  • Home
  • Blog
  • Como organizar o trabalho home-office em tempos de coronavírus?
Como organizar o trabalho home-office em tempos de coronavírus? - Blog | atile.digital

Como organizar o trabalho home-office em tempos de coronavírus?

Com a ascensão do coronavírus (Covid-19) nas maiores economias do mundo, as orientações a respeito do home-office tornaram-se via de regra para muitas empresas que precisam continuar suas operações. Entenda como adaptar a operação para esse momento!

Publicado em:27/03/2020

Em tempos de pandemia mundial, organizar o trabalho remoto e manter a produtividade pode se tornar um desafio para empresas que ainda não trabalham com a gestão de projetos digitais. 


A despeito dos últimos acontecimentos, o trabalho em home-office já é uma realidade para empresas modernas há certo tempo. Sabemos que a ascensão da internet de maneira ampla acabou por mudar a maneira como os negócios são feitos. 


No entanto, um evento como a pandemia que estamos enfrentando pode fazer com que esse tipo de trabalho seja ainda mais estruturado e presente em empresas do mundo todo. É justamente no compasso de situações que afetam a sociedade de modo geral, que inovações acabam firmando-se como parte da maneira como vivemos.


Podemos dizer que apenas as empresas que mantinham um sistema coordenado de trabalho online puderam transicionar para o “modo quarentena” de trabalho sem grandes complicações. Certamente esse é o caso de empresas que adotaram sistemas robustos de CRM, como o da Salesforce


Entenda melhor abaixo!

A computação na nuvem é a tecnologia da vez

O impacto da internet no mundo corporativo começou com a abertura de possibilidades como a videoconferência para reuniões e a troca de documentos digitalizados. A ascensão da internet viu esses serviços diminuírem as distâncias e acelerarem o ritmo dos negócios. 


Hoje em dia, as tecnologias avançaram muito e sistemas de gestão empresarial na nuvem estão se transformando em um padrão a ser seguido por qualquer empresa de renome. 


O sistema de computação na nuvem é o que permite que uma plataforma de CRM, como a Salesforce, seja totalmente acessível em qualquer ponto do planeta em que uma conexão com a internet seja disponível.


A computação na nuvem permite que softwares, bancos de dados e sistemas complexos sejam armazenados em servidores distantes e, por isso mesmo, seguros e econômicos. 


Em um caso como a pandemia que estamos vivendo, os serviços na nuvem são alçados à uma importância ainda maior e que promete se tornar perene. Afinal, todos os serviços que estão ajudando a interação humana em tempos de isolamento estão na nuvem. 


Para os negócios, plataformas digitais são essenciais por diversos motivos, que ficam mais claros quando o regime home-office torna-se uma necessidade. Veja abaixo.

Como um sistema na nuvem ajuda a organizar o trabalho home-office


Mãos à obra! O uso de plataformas como a Salesforce - com um sistema online completo para gestão de tarefas e comunicação empresarial - está facilitando a vida de várias empresas que precisam continuar procedimentos vitais com seus funcionários em home-office. 


Veja alguns motivos pelos quais essa plataforma ajuda a organizar o home-office na quarentena: 

Acesso remoto e universal

A criação de softwares de gestão empresarial permite que funcionários de todas as áreas acessem áreas específicas da empresa. Tudo pode ser feito de qualquer localidade a partir do momento em que há uma senha e um cadastro previamente feito.


Imagine a bagunça se tudo fosse feito por plataformas isoladas, como email ou canais de chat independentes?


Com uma plataforma Salesforce você tem um sistema integrado que faz os funcionários sentirem que estão dentro do espaço da empresa.

Priorizando e agilizando

Os projetos executados pela Atile são baseados na metodologia ágil para manejo de projetos. Na hora de uma situação de emergência como a pandemia de coronavírus, é preciso encontrar operações essenciais e garantir que elas recebam atenção necessária de cada área da empresa. 


Com uma plataforma colaborativa, cada tarefa poderá ser organizada com prazos de entrega pré-definidos e suporte para estratégias de colaboração.

Não impactar os entregáveis

Com o auxílio de uma ferramenta de gestão de projetos, o pessoal que trabalha com consultoria e desenvolvimento, por exemplo, pode trabalhar e acompanhar a produção em tempo real. Esse sistema de compartilhamento é essencial para que tudo que possa ser produzido nesse período seja devidamente colocado em prática. 


Não há razão para retardar a produção de um software, por exemplo, que pode ser produzido em home-office em um ritmo colaborativo e disponível em qualquer gadget. 

Manter o ritmo do escritório em home-office

Podemos considerar que o software de serviço na nuvem - como o que estamos descrevendo - funciona como uma espécie de sede digital para que toda a operação seja organizada e bem definida mesmo à distância. 


Esse tipo de gestão ajuda a desenvolver um trabalho mais concentrado e menos disperso pelas distrações do ambiente caseiro. É por isso que as funcionalidades do sistema devem ser usadas para gerar um clima de sincronia e trabalho em equipe. 


Não é uma má ideia que reuniões por videoconferência sejam organizadas ao menos uma vez ao dia. Além disso, o ritmo de tecnologias de produtividade, como o Scrum, pode ser mantido via home-office, desde que as demandas sejam organizadas adequadamente.

Coordenar os empecilhos da pandemia

Os(as) gestores(as) empresariais não podem esquecer que esse é um período delicado e que os(as) funcionários(as) poderão estar em um momento de preocupação com a família ou até mesmo demonstrando sintomas do coronavírus. 


Esse é um momento em que os meios de comunicação empresarial devem servir também para que a equipe demonstre suporte e mantenha a conexão com colegas de trabalho! Afinal, é um momento de união e ajuda ao próximo. 

Precisa de uma consultoria? Também estamos trabalhando em home-office!


A maior parte das dicas que apresentamos neste artigo são relacionadas ao uso de uma plataforma de gestão Salesforce. 


Aqui na Atile, oferecemos serviços de CRM e gestão empresarial na nuvem e percebemos como essas ferramentas podem fazer a diferença tanto na transformação digital, quanto na gestão cotidiana de projetos e produtividade empresarial.


Empresas que já trabalham com soluções na nuvem estão lidando com os desafios dos trabalhos em home-office com organização e eficácia, entregando projetos e desenvolvendo novas formas de inovar. 


Consideramos que ferramentas de gestão na nuvem são essenciais para que a as empresas se tornem mais resilientes e preparadas para os desafios do séc. XXI. Se você precisa ajuda para gerir a operação de sua empresa neste momento, não hesite! Entre com contato com nossos(as) consultores(as).